Hoje trago um compilado de insights sobre os quais você precisa tomar nota para viver cada dia mais leve. Venha comigo!
- Não tem coisa mais desgastante do que tentar sustentar uma coisa que não se é, seja pelas imposições da sociedade, do ambiente familiar ou para pertencer a um círculo de amizades.
Quando assumimos nosso eu essencial, as máscaras caem… Dessa forma conseguimos viver melhor.
Infelizmente a maioria das pessoas se prendem a padrões que sabem que não são, pois apenas assim conseguem algum tipo de benefício.
Se algo que você faz apenas para estar em algum grupo dói internamente, reflita se não faz mais sentido você largar as armaduras que te prendem a algo.
Ser você em essência é encontrar si mesmo e também aqueles que fazem parte dessa verdade. Você não está só.
Esse também é o caminho do autoconhecimento.
- Quanto mais depositamos expectativas em nós, mais confiantes nos tornamos.
Esqueça da ideia em colocar a expectativa no outro, pois, diante de qualquer coisa diferente daquilo que imaginamos, a chance de se frustrar será sempre maior. Em vez disso, aperfeiçoe você. Trabalhe aquilo que espera do outro em si mesmo. Esse exercício é diário. Também estou aprendendo… e é um desafio que vale a pena!
- Coisas que você precisa saber:
— Você não precisa dar conta de tudo;
— Você não precisa ser forte o tempo todo;
— Pois você é um ser humano!
- Alguma vez você já se sentiu assim?
Ao entrar em um local, sentiu a energia tão pesada que precisou sair de lá?
Ou saber quando alguém está mentindo para você, mesmo que a pessoa esteja acreditando que a sua atuação é boa?
Evita notícias e filmes violentos para evitar picos de ansiedade?
Após conversar com alguém, se sentiu mal, pesad@ e sem energia?
Tem uma enorme empatia pelos animais?
Sente a natureza de um jeito que a maioria não sente?
Às vezes tem vontade de “voltar para casa” mesmo que nem saiba que isso significa, uma vez que não estamos falando exatamente de onde você mora?
Se você já sentiu alguma dessas coisas, ou todas, você pode ser uma pessoa empática!
Digo pessoa empática, em vez de empata, mas dá no mesmo!
Eu também sou assim e por muito tempo eu não soube lidar com essas situações e sentimentos. Muitas vezes pensei haver algo de errado comigo, até compreender que eu era uma pessoa empática.
Por isso decidi reunir e compilar várias técnicas e coisas que eu aprendi ao longo do caminho, para lidar melhor comigo e acolher esse meu lado sensitivo.
Se você também é assim e quer aprender mecanismos para viver melhor, aceitando-se e acolhendo essa pessoa maravilhosa que você é, entenda que não há nada de errado com você. Apenas faça diferente a partir de hoje.
Te convido a fazer o meu curso disponível no app do Insight Timer, chamado “O Guia de Sobrevivência da Pessoa Empática”. O link está no perfil: https://insighttimer.com/br/cursos/course_guia-de-sobrevivencia-da-pessoa-empatica
- Quantas vezes você já trabalhou até chegar à exaustão?
Infelizmente trabalhar até não conseguir mais já se tornou algo bem comum entre as pessoas, principalmente para aquelas que atuam no mundo corporativo.
Trabalhar incansavelmente até virar uma síndrome de burnout em alguns lugares é até algo bem romantizado.
Eu já sofri dessa síndrome duas vezes e foram bem sérias. Não recomendo a ninguém. O que recomendo é que se cuidem, pois a saúde é uma só!
Você também pode gostar:
Todos precisam trabalhar, entregar nos prazos e fazer o dia render, tendo produtividade e tudo o mais, mas é preciso administrar a saúde mental para evitar ciladas.
Senti algo tão ruim nessas crises que acabei levando esse assunto adiante para que as pessoas pudessem se conscientizar melhor sobre isso. O TCC do meu MBA foi sobre isso, depois levei esse assunto em forma de ebook para você ler na Amazon (disponível para Kindle).
✔Além disso, desde junho de 2021, o App Inght Timer disponibiliza o meu curso, chamado “Nutrindo a Saúde Mental no Trabalho”, para você conhecer mecanismos e práticas para te ajudar a evitar excessos.
✔✔Clique aqui para se inscrever no curso