Autoconhecimento Convivendo Sagrado Masculino

Sagrado Masculino

Um homem meditando no pico de um cume.
everst / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Homem não chora. Homem é o provedor. Homem não pode ser afeminado. Homem não demonstra amor. Homem é firme. Homem é líder. Homem não tem frescura.

Quantas frases como essa você já ouviu durante a vida? A libertação feminina das últimas décadas expôs não apenas as opressões sobre as mulheres, mas também aquelas sobre os homens. Nunca se falou tanto sobre os estereótipos que os limitam e os fazem acreditar que são menos do que podem ser.

Mas enquanto as mulheres se conectam com sua ancestralidade por meio do sagrado feminino, os homens ainda engatinham em falar sobre os próprios sentimentos. Então por que não estimular também o sagrado masculino? Aliás, o que são e para que servem esses tais “sagrados”? Continue a leitura e descubra!

O que é o sagrado masculino?

Antes de falar do sagrado masculino, vamos entender melhor o feminino. Você já deve ter ouvido uma amiga “good vibes” falar sobre esse estilo de vida. Basicamente, a filosofia é aproximar a figura feminina de suas raízes, ou seja, compreender sua força, seus ciclos e sua conexão com a natureza em um movimento de expansão da consciência.

Um homem de braços abertos e erguidos em direção a uma forte luz solar.
Everste de Getty Images Pro / Canva

No caso do sagrado masculino, a ideia é a mesma: fazer com que os homens acessem as próprias energias ancestrais de uma forma mais saudável e completa, usando todo o corpo e toda a alma para uma vida de plenitude. É uma forma de se conhecer melhor e usar toda a sua potência, sem reprimir o que sente.

Mas se engana quem pensa que só as mulheres podem se beneficiar do sagrado feminino e só os homens do sagrado masculino. Essas energias vão muito além de sexo, gênero ou até mesmo orientação sexual. Entenda:

Yin Yang: como equilibrar a energia masculina e a feminina?

Segundo o taoísmo e a medicina tradicional chinesa, todo indivíduo tem em si duas energias opostas que se complementam. São os famosos Yin e Yang. O Yin tem a ver com a Lua, a escuridão, a noite, o frio e o úmido; o Yang representa o masculino, o Sol, a claridade, o dia, o quente e o seco.

O mesmo acontece com as emoções — felicidade e tristeza, amor e ódio, verdade ou mentira — e com os sagrados.

Tanto o sagrado feminino quanto o sagrado masculino podem ser aproveitados por homens e mulheres para que vivam da forma mais íntegra possível. Do primeiro, podemos tirar o acolhimento, a beleza, a delicadeza, a criação. Do segundo, a proatividade, a impetuosidade, a ação e a força. Somados, eles nos ajudam a nos relacionar conosco e com os outros da melhor maneira possível.

Utilizando apenas uma dessas energias, a chance de se tornar uma pessoa incompleta, perdida e rendida a vícios, como o uso de drogas e alcoolismo para fugir da realidade, é ainda maior. Principalmente no caso dos homens, socializados para serem violentos e agressivos, é preciso encontrar uma forma de extravasar os próprios sentimentos. Mas como fazer isso? Vamos aprender juntos:

Como curar o sagrado masculino?

Para manter essas duas energias em equilíbrio e retomar o sagrado masculino que há dentro de você, existem alguns passos que podem ser adotados no seu dia a dia. Já aviso que não será fácil, mas uma vez que conseguir, o resultado é praticamente imediato!

  • Encontre o seu sagrado masculino: Família, relacionamento, trabalho, hobbies… Descubra o que traz vitalidade para a sua rotina.
  • Escute com atenção: Não basta ouvir, é preciso escutar o que as outras pessoas dizem e refletir sobre isso.
  • Não reprima o que sente: Está tudo bem em ter um dia ruim. Desabafe e procure formas de colocar os sentimentos ruins para fora.
  • Busque ajuda: Se achar que é o caso, não dê ouvidos aos preconceitos ligados à terapia. Ela pode ser muito útil na cura do sagrado masculino.
  • Demonstre o que der vontade: Permita-se expressar o que vier à cabeça — sempre com respeito e empatia, é claro.
  • Faça o que quiser fazer, não o que os outros querem que você faça: Não vá pelo senso comum. Não existe essa de “coisa de mulher” ou “coisa de homem”. Siga o seu coração.
  • Respeite o seu ritmo: Não se culpe nem se compare. Cada um tem o próprio tempo e ele precisa ser compreendido.
  • Tente ser uma referência: Se você não teve alguém em sua vida que considera um bom exemplo, seja você mesmo o seu maior exemplo.
  • Aproxime-se de outros homens com o mesmo objetivo: Converse e entenda o que é ser homem para cada um deles. Esse apoio mútuo fará com que repensem suas atitudes e cheguem cada vez mais perto da masculinidade saudável.
Homens conversando.
MStudioImages de Getty Images Signature / Canva

Por último, mas talvez uma das dicas mais importantes: conheça seus ciclos e conecte-se a eles. Para as mulheres, talvez essa etapa seja mais fácil, tendo em vista que praticamente toda a vida delas é regida pelos ciclos menstruais, por exemplo. Já os homens estão intimamente conectados com o Sol e as estações do ano. Acompanhe:

  • Inverno: Arquétipo da Morte e do Renascimento. É um momento de introspecção, com grande influência do feminino, em que a natureza tem efeito renovador.
  • Primavera: Arquétipo da Criança Interior. É a melhor fase para propor mudanças e apostar no crescimento.
  • Verão: Arquétipo do grande pai, guerreiro. É o ponto de maior energia e poder para o homem.
  • Outono: Arquétipo do ancião, mago, sábio. É uma fase de recolhimento para se ligar à intuição e revitalizar.

Para controlar melhor essas oscilações energéticas, Diário Solar ou Mapa Solar são muito úteis, já que funcionam como uma espécie de registro dos sentimentos em cada etapa. Fazendo isso, você perceberá muitos benefícios em todas as áreas da sua vida, como veremos a seguir.

O sagrado masculino curado

Quando o indivíduo consegue não apenas se conectar com a essência masculina, mas também equilibrá-la com a energia feminina dentro de si, ele é capaz de:

  • Honrar a figura da mulher;
  • Priorizar a irmandade e cooperação acima da competitividade;
  • Escolher companheiras de vida pela conexão, não pela aparência;
  • Agir de forma saudável em suas relações sexuais;
  • Aceitar a própria vulnerabilidade;
  • Responsabilizar-se por seus relacionamentos;
  • Aderir ao consumo consciente e à sustentabilidade;
  • Compreender os ciclos da vida com maior consciência e estabilidade;
  • Envelhecer com respeito a si mesmo e aos outros;
  • Romper com padrões e estereótipos.

Beleza, mas durante todo esse processo, por onde se informar? Como saber quais são os próximos passos? Continue a leitura:

Onde aprender sobre o sagrado masculino?

A seguir, você confere algumas dicas de conteúdos que falam exatamente sobre o resgate do sagrado masculino. Aproveite:

Livros sobre sagrado masculino

Para quem gosta de uma boa leitura, confira algumas obras importantes sobre o assunto:

“O livro dos homens”

Escrito por Osho, a obra define o homem a partir de vários tipos (pai, filho, namorado, marido etc.) e reflete como as energias masculinas voltadas para a destruição podem ser transformadas em evolução pessoal com técnicas de meditação e outras dicas práticas.

“Além do Herói”

Para desmistificar a ideia de que o homem é sempre o herói, Alan B. Chinen desvenda outros papéis masculinos e discute as novas personalidades masculinas que vêm sendo debatidas nas últimas décadas.

Canais no YouTube sobre sagrado masculino

Se você é mais do audiovisual, também pode aprender assistindo a vídeos:

Carlos Cassau

Com vários vídeos ligados ao autoconhecimento e expansão da consciência, Carlos Cassau aborda as pressões impostas a homens e mulheres e como superá-las com exercícios de transformação da mente.

Acesse o canal de Carlos Cassau

“Manual do Homem Moderno”

Com uma linguagem jovem e descontraída, o “Manual do Homem Moderno” conversa com leveza sobre as limitações a que as figuras masculinas se submetem no dia a dia, seja no trabalho, seja nos relacionamentos ou na família — e o que fazer para mudar.

Acesse o canal do Manual do Homem Moderno

Podcasts sobre sagrado masculino

Agora, se você é mais do time que prefere aprender ouvindo um podcast enquanto lava a louça, escute:

MEMOH

Pensado para todo tipo de homem, independentemente de sua identificação ou orientação sexual, o MEMOH estimula-os a repensar as próprias atitudes e construir juntos uma nova masculinidade, sem depender que as mulheres os ensinem tudo.

Seja Homem!

Na mesma linha do MEMOH, o podcast Seja Homem! é realizado por homens em processo de desconstrução. Durante os episódios, eles discutem vários temas que tiram o sono daqueles que tentam se livrar da masculinidade tóxica.

Influenciadores que falam sobre sagrado masculino

E se gosta de se espelhar e ter exemplos em suas redes sociais, siga este influenciador:

Gustavo Tanaka

Escritor e fundador da Brotherhood, grupo de partilha e discussão sobre masculinidade, Gustavo Tanaka é um grande estudioso do sagrado masculino, da masculinidade não violenta e da escrita intuitiva. Em seu perfil no Instagram, compartilha suas descobertas sobre o assunto.

Acesse o Instagram de Gustavo Tanaka

Você também pode gostar

Gostou dessas dicas? Então este é o momento de parar de procrastinar e começar a colocar em prática tudo o que aprendeu sobre a cura do sagrado masculino. Não dá mais para ficar preso a um ideal arcaico de masculinidade. Transforme-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br