Espiritualidade

O que é maturidade espiritual e como desenvolvê-la

Duas mãos cruzadas. Ambas seguram um terço.
thaiprayboi / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito se fala hoje em dia a respeito da maturidade emocional, aquela ligada aos nossos sentimentos e também à nossa razão e modo de nos relacionarmos com os outros, geralmente associada a nossa idade. Há um assunto sendo deixado de lado, porém, que é de suma importância e não deve ser esquecido: a maturidade espiritual.

A maturidade espiritual é, na verdade, um assunto complexo e que não dá para ser entendido de primeira, pois se trata de uma matéria densa e que exige tempo para ser assimilada. De qualquer modo, sempre é hora de tomar ciência dessa virtude, conscientizando-se a respeito dela para que um dia o despertar aconteça e possamos ir em busca da tão importante maturidade de espírito. Entenda!

Maturidade espiritual para os cristãos

Todo cristão que entra em contato com a religião inicia o seu processo de crescimento espiritual, com a intenção de se tornar espiritualmente maduro, o que significa tornar-se como Jesus Cristo.

Na Bíblia, há um trecho em Filipenses 3:12-14, no qual o apóstolo Paulo discorre sobre essa busca: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Um homem ajoelhado realizando uma oração. Ao fundo, bancos de igreja.
Pexels-2286921 de pixabay / Canva

Essa maturidade do espírito cristão requer uma reordenação total das prioridades da vida, ou seja, o cristão há de deixar de viver para se agradar e deve passar a viver para agradar e obedecer a Deus. A chave para essa meta, então, é a consistência em se fazer tudo aquilo que se aproxima de Deus, como realizar orações e ler regularmente a Bíblia Sagrada.

5 sinais de maturidade espiritual

1 – Você não finge ser o que não é

Quando você para de tentar se encaixar em locais e ambientes que não te pertencem; quando você não mente mais sobre si mesmo nem tenta fingir gostar de coisas das quais não gosta para agradar os outros, você está atingindo a maturidade espiritual. Um dos maiores sinais dessa virtude é aceitar-se como é e sentir orgulho disso, a ponto de apresentar-se por inteiro para os outros e sentir plenitude diante dessa situação.

2 – O silêncio começa a te habitar

Em vez de sempre vociferar diante de brigas ou discussões, você prefere a escuta e o silêncio. Em vez de emitir sua opinião e se posicionar diante de qualquer assunto que aparece na frente, você se abstém e absorve aquilo que está sendo conversado dentro de sua própria mente. Isso é um grande indicativo da maturidade espiritual, porque significa que você aprendeu que o mais valioso da convivência com os outros é saber receber e assimilar tudo aquilo que eles propagam para o mundo.

3 – Você se sente sossegado internamente

Uma mulher de cabeça erguida e de olhos fechados.
digitalskillet de Getty Images Signature / Canva

Um dos maiores males da sociedade atual é a ansiedade. Hoje em dia, as pessoas vivem sob estímulos de muitas informações e passam suas vidas inteiras fadadas ao estresse e à ansiedade, sem nunca alcançarem a tão estimada paz interior. Quando você se sente pleno e sossegado consigo mesmo, internamente, é sinal de que você atingiu um importantíssimo estágio espiritual e está próximo de alcançar a difícil maturidade astral.

4 – Você vira mais compreensível consigo e com os outros

Empatia” não é a palavra certa para definir esse sinal, pois a empatia fala apenas sobre você se colocar no lugar dos outros a ponto de entender as dores alheias. A maturidade espiritual, porém, faz com que você não apenas seja compreensível com os calos das outras pessoas, mas também faz com que você tenha um olhar mais carinhoso e cuidadoso consigo mesmo, entendendo seus limites e respeitando-se cada vez mais.

5 – A força de vontade toma conta de você

Um dos sinais mais evidentes de que uma pessoa atingiu ou está próxima de atingir a maturidade espiritual é a paixão por viver que ela sente constantemente, não importa qual seja a situação pela qual ela esteja passando. Essa é aquela pessoa positiva, que vê sempre o copo cheio e não desiste de nada que almeja por mais desafiadores que sejam os obstáculos que aparecem em sua frente.

Você também pode gostar

Como já dissemos, a maturidade espiritual não é fácil de se alcançar, pois é uma busca de uma vida inteira, que demanda tempo, vivências, esforços e percepções. Se você é cristão, orar constantemente, ler a Bíblia e manter-se em contato com Deus é o caminho certo a se seguir rumo à tão estimada maturidade espiritual. Jogue-se nessa jornada!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br