Relacionamentos

10 sinais de que o seu relacionamento não é saudável

Um casal heterossexual discutindo.
fizkes / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando pensamos em um relacionamento saudável, o que vem à cabeça é parceria, cumplicidade e uma relação em que haja amor e carinho, certo? Porém nem sempre é isso que acontece. Aí nos vemos metidos em relacionamentos tóxicos e abusivos, nos quais aceitamos um monte de coisas pelo “bem” da relação.

Mas não se engane! Nenhuma relação é saudável se houver abusos. Erros, todos cometemos. Mas um casal saudável conversa e resolve, ao contrário dos relacionamentos tóxicos, em que os erros se repetem num ciclo sem fim…

Você conhece alguém que está em um relacionamento tóxico e quer mostrar isso a essa pessoa ou suspeita de que está envolvido em uma relação não saudável e quer tirar essa dúvida? Confira esta lista de sinais de que o relacionamento é abusivo!

1 – Existem tentativas de controle

Boa parte dos relacionamentos abusivos envolve uma pessoa manipuladora e controladora. Ela quer saber onde você está o tempo todo, com quem está, a que horas volta, quanto dinheiro gastou, quer mandar no seu tempo livre… Enfim, se você se sente controlado, esse é um sinal de que o relacionamento não vai bem, porque amar tem a ver com liberdade, não com o cerceamento dela.

2 – Há ciúme excessivo

Um casal composto por um homem e uma mulher numa cama. Ambos manuseiam celulares, mas a mulher observa atentamente o celular pertencente ao homem.
cottonbro de Pexels / Canva

É provável que a maioria de nós sinta ciúme pelo menos uma vez na vida. Mais ou menos inseguros, quase todo mundo já imaginou que poderia ser deixado pelo parceiro ou parceira. Mas normalmente conseguimos lidar com isso, ou uma conversa franca e honesta resolve a questão. Porém, se as crises de ciúme são mais do que frequentes ou causam incidentes, como brigas, invasão de privacidade e outros tipos de constrangimento, é melhor rever essa relação.

3 – Você sente culpa com muita frequência

Pessoas manipuladoras são mestres em cometer erros conosco, mas fazem com que nós nos sintamos culpados por elas. Elas podem, por exemplo, sentir um ciúme que não faz sentido, então fazer com que nos sintamos culpados por ter causado esse ciúme… Relacionamento é para trazem bem-estar e felicidade, não culpa e medo. Então repense a relação se esses sentimentos são frequentes no seu dia a dia.

4 – Mentiras são contadas

Mentiras são um forte sinal de uma relação não saudável. Se você percebe que o seu parceiro ou parceira conta mentiras com frequência, ou mesmo se já mentiu uma vez, isso é um sinal de alerta, porque honestidade e sinceridade são pilares de qualquer relacionamento saudável. E se você sente que precisa mentir para evitar brigas e desentendimentos, sinal de alerta também!

5 – A comunicação é agressiva

Uma comunicação com carinho e disposição é fundamental para um relacionamento saudável. Isso não significa que você precisa falar de maneira melosa, cheia de “meu amor” o tempo todo, mas os diálogos entre o casal precisam ter carinho e acolhimento, não ignorância, falta de educação e dedicação para escutar. Se há ofensas, xingamentos e elevação da voz, então, isso é mais do que um sinal de alerta!

6 – Suas relações são controladas

Um homem gritando com uma mulher. Esta, por sua vez, tapa seus ouvidos com as mãos.
Juanmonino de Getty Images Signature / Canva

Nenhum parceiro ou parceira tem o direito de escolher quem são os seus amigos, de “vetar” amizades, afastar você da sua família ou dizer se você deve ou não sair para encontrar as pessoas que são importantes para você. Se isso está acontecendo, pare para pensar… Se os seus amigos ou familiares te fazem bem, e o seu parceiro quer te afastar deles, ele não quer o seu bem, certo?

7 – Existem imposições e controles financeiros

Uma grande questão entre casais que moram juntos e dividem a vida envolve a saúde financeira. Cada casal escolhe como quer lidar com essa questão, se com uma conta conjunta ou cada um com sua individualidade. O que não pode acontecer é o parceiro ou a parceira querer controlar os seus gastos ou censurar você pode comprar aquilo de que gosta. Imponha limites e mantenha sua individualidade.

8 – Falta apoio e sobram críticas

Relacionamento se trata de acolhimento, de cometer erros e ser abraçado e perdoado. Contudo, se você é afogado em críticas e é recebido com palavras rudes e de pouco carinho nos momentos em que, em vez disso, precisava de palavras de afeto e amor, rever essa relação é necessário, porque parceria é estar junto e acolher com carinho quando é necessário, e não cutucar feridas abertas e ferir ainda mais.

9 – Você sente medo

Amor, acolhimento, afeto, amizade, cumplicidade… Todos esses são sentimentos que devemos sentir num relacionamento, seja amoroso, familiar ou de amizade. Se, em vez disso, você sente receio, medo e apreensão, por exemplo, essa relação não é saudável. Em nosso dia a dia, já sentimos demais emoções como essas, então um relacionamento precisa ser escape para tudo isso, não um depósito de ainda mais sentimentos negativos.

10 – Não existe respeito à sua individualidade

Um homem demonstrando feitio de dúvida a uma mulher que o ignora.
StockLite / Canva

Uma das ideias do romantismo idealizado que mais devemos combater é a de que um casal precisa estar junto e fazer tudo junto o tempo todo. Então é normal sair sozinho ou com os amigos, ter hobbies e atividades para aproveitar o tempo consigo mesmo, e por aí vai. Parceiros e parceiras realmente saudáveis não só “aceitam” como incentivam a sua individualidade.

Você também pode gostar

Esses são apenas alguns dos principais sinais de uma relação que não é saudável, mas relacionamentos abusivos têm muitas “caras” diferentes. Então é muito bom conversar com um terapeuta, por exemplo, para identificar os abusos da sua relação e lidar com eles de maneira saudável, escapando de um relacionamento abusivo antes que seja tarde. Cuide de si!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br