Convivendo

5 dicas para viver uma vida única

De pé, um homem erguendo seus braços.
Julian Jagtenberg de Pexels / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cada vez mais, as pessoas vivem vidas mais padronizadas. Todo mundo passa horas e horas nas redes sociais, assiste aos mesmos filmes e às mesmas séries, ouve a mesma música e acompanha as mesmas celebridades… Em meio a isso, como ser um ponto fora da curva? Como viver uma vida única, não uma reprodução dos outros?

Se você realmente deseja viver uma vida que seja única e diferente de todos os padrões impostos pela sociedade, podemos te ajudar com 5 dicas que serão muito úteis. Confira cada uma delas!

1 – Seja estranho

Uma mulher utilizando óculos, nariz e bigode falso.
Gratisography de Pexels / Canva

Como seres sociais, é comum que passemos boa parte da vida tentando agir como as outras pessoas agem, porque isso vai fazer com que nos sintamos inclusos no grupo, seja esse grupo dos seus amigos, do seu trabalho, da sala de aula ou mesmo na rua, no transporte público e na sociedade em geral.

Se você quer viver uma vida realmente única, precisa entender que ser estranho é necessário. Isso significa que você vai viver como deseja, sem fazer e ser o que as pessoas esperam que você seja e faça. Estranho não significa ruim, apenas indica que talvez você vá ser julgado e observado enquanto age como deseja.

Quer ir ao cinema ou a um restaurante sozinho? Quer viajar para um lugar estranho e não publicar foto nenhuma? Ou “pior”: quer passar meses sem perfil nas redes sociais? Apenas faça. Entenda o que você quer e apenas faça isso. Seja estranho mesmo!

2 – Dane-se o medo

O tempo todo, o medo nos assombra e nos lembra das coisas que deram errado no passado e por que elas podem dar errado no futuro novamente. Quando agimos com base no medo, vivemos uma vida que parece segura e confortável, então não deixamos espaço para surpresa nenhuma.

Se você quer ter uma experiência genuína e quer viver uma vida realmente única, considerar o medo, mas não deixar que ele controle a sua vida é essencial, porque isso o libertará das amarras que te prendem ao receio de ser quem você realmente é e de fazer aquilo que deseja fazer.

Mas lembre-se: não ignore o medo completamente, porque ele existe para trazer para nós algum senso de responsabilidade e para nos dar consciência das consequências daquilo que fazemos. Ouça-o; apenas não deixe que ele assuma o controle da sua vida.

3 – Ouça seu coração

A vida vai passando e, infelizmente, acabamos nos acostumando com essa existência que se resume a dormir, acordar, trabalhar e voltar a dormir. Os boletos se acumulam e não vão se pagar sozinhos, então precisamos ir à luta e, por causa disso, acabamos “sucumbindo” a uma vivência que vira sobrevivência.

Quantas vezes você para e pensa: o que eu quero de verdade? Sempre que você para um pouquinho e investiga o seu coração, os seus desejos e os seus sonhos, isso te ajuda a seguir um caminho que seja seu, que não seja somente essa existência padronizada que todos vivem e que tendemos a reproduzir.

Então, se quiser viver uma vida que seja realmente única, ouça o seu coração e dê espaço em sua vida para tudo o que fará com que você se sinta realizado.

4 – Viva o momento

Uma mulher estendendo seu corpo para o lado de fora de um carro.
The Lazy Artist Gallery de Pexels / Canva

Pode parecer clichê, mas é necessário. Numa sociedade em que os estímulos e as informações se acumulam, viver o momento presente tem sido cada vez mais raro. Comum mesmo é conversar com alguém com a cara enfiada no celular ou almoçar correndo enquanto assiste ao seriado da moda.

Se você quer viver uma experiência única e genuína em sua vida, viver o momento é realmente necessário. Sentir o sabor da comida, explorar as cores do pôr do sol, sentir os cheiros, ouvir os sons, dar risada, olhar no olho das pessoas e se conectar a elas e à vida mesmo de maneira profunda…

Permitir-se operar numa frequência que não é essa da rapidez e da urgência dos tempos modernos vai te permitir viver uma vida que é realmente única, visto que estamos todos quase que presos na tal correria que afeta todo mundo.

5 – Faça (com) amor

Fazer amor é sinônimo de fazer sexo, mas não é (só) sobre isso que estamos falando. Dando sequência ao conselho anterior a esse, sempre que for fazer alguma coisa, independentemente do que seja, faça com amor, faça com o coração naquilo, colocando seu esforço, sua dedicação e sua atenção.

Esteja com as pessoas de verdade, escute com o coração, abrace apertado, beije como se não houvesse amanhã, faça amor com o corpo, o coração e a mente. Vivemos tempos em que todo mundo vive no tal piloto automático, fazendo tudo meio que por fazer, sem aproveitar as experiências verdadeiramente.

Fazer as coisas com dedicação e com o coração, portanto, fará com que você viva uma experiência realmente única, em comparação à vida “automática” que somos levados a viver atualmente. Mas esteja preparado para encontros raros, porque são poucos aqueles que decidem fazer tudo com amor também.

Você também pode gostar

Essas foram nossas 5 dicas para que você comece a viver uma vida que seja realmente única e completamente diferente dos padrões que temos visto e vivido em nossa sociedade atualmente. Você está preparado para viver algo que seja singular?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br