Culpa. Arrependimento. Esses são dois sentimentos que simplesmente podem destruir o bem-estar e a paz de alguém… Eles surgem depois de cometermos erros, e ninguém gosta de cometer erros: faz mal e nos deixa completamente perdidos na vida. Portanto o que devemos fazer depois que cometemos um erro? Como nos sentirmos melhor?
Preparamos uma lista que apresenta um passo a passo do que você deveria fazer depois de cometer um erro. Mas saiba que não é um manual de regras e que você é a única pessoa que pode decidir o que funciona no seu caso e o que vai fazer você se sentir melhor e menos angustiado com o que aconteceu.
Direto ao ponto
1. Reconheça o erro
Antes de mais nada, reconheça que errou. Não mantenha uma postura arrogante, não transfira o erro para outra pessoa e não tenha vergonha de reconhecer o seu erro. Inclusive para outra pessoa. Fale sobre ele, não finja que não aconteceu nada e foque menos em justificar e mais em assumir que errou.
Reconhecer o erro é o primeiro passo para sair dessa situação com mais humildade, com os pés no chão e mais consciência de que tomou más decisões. Então é preciso repensar sua mentalidade ou ficar mais atento quando uma situação semelhante acontecer novamente.
2. Peça desculpas
Pedir desculpas a quem foi ofendido, atingido e/ou machucado pelo erro que você cometeu é o próximo passo. Não importa se foi com o seu parceiro, na família ou no ambiente de trabalho, por exemplo: peça desculpas a quem foi atingido. Isso ajudará a recuperar um pouco do respeito e da confiança que perderam em relação a você.
Porém é preciso que você faça isso de coração! Ou seja, se você ainda não conseguiu reconhecer o seu erro e a sua parcela de culpa, é difícil que as suas desculpas sejam e soem sinceras. Portanto só peça desculpas quando realmente tiver assumido sua culpa e se colocado no lugar da pessoa que foi atingida pela sua atitude.
3. Analise se é possível reparar
Tem algo que você possa fazer para reparar o erro que cometeu? E isso excede o pedido de desculpas. Um exemplo bobo: você jogou no lixo, por desatenção, alguma coisa que era muito importante para alguém. Ainda é possível encontrar no lixo esse objeto? Se sim, vá em frente!
Quando mostramos disposição para nos redimirmos pelos vacilos que cometemos, as pessoas que foram atingidas por eles começam a perceber que estamos realmente dispostos a reverter a situação e a mostrar uma atitude diferente. Ou seja, mostrar que erramos, sim, mas que queremos mudar e seguir em frente!
4. Permita-se se sentir mal
Muitas vezes, quando sentimentos como culpa e arrependimento se abatem sobre nós, o primeiro reflexo é tentar fingir que eles não estão ali e lutar contra a existência deles, mantendo uma positividade tóxica que nos fazem ainda mais mal. Não é “vida que segue” se ainda dói em você.
Então, se está doendo, permita-se sentir essa dor. Deixe doer. O que você não pode fazer é permitir que essa dor doa muito mais do que é saudável emocionalmente. Então depois de “curtir” a fossa, levante a cabeça e se prepare para seguir em frente, porque é necessário – mas só será possível se você de fato sentir sua dor.
5. Coloque tudo em perspectiva
Quando cometemos um erro, parece que passamos a nos reduzir a esse erro, como se tudo mais que fizemos na nossa vida não importasse – as coisas boas que fizemos pelas pessoas atingidas pelo erro, as qualidades positivas que fazem parte da nossa personalidade, e por aí vai.
Por isso, quando cometer um erro, coloque tudo em perspectiva: os erros, os acertos, a dedicação, as suas qualidades… Você provavelmente vai perceber que é muito, mas muito, maior do que esses erros que você cometeu. Portanto eles não têm o direito de definir quem você é ou de reescrever a sua história.
6. Foque as ações, não as palavras
É normal que cometamos um erro, sintamos aquele arrependimento absurdo, peçamos desculpas e desejemos que, no minuto seguinte, as coisas voltem a ser como eram antes desse erro que cometemos. Mas nem todo mundo está dentro de você para andar rapidamente assim…
Portanto, mais do que palavras e pedidos de desculpa, concentre-se em ações para demonstrar o seu arrependimento e que você quer melhorar e seguir em frente. Ok, a pessoa já entendeu que você se arrepende, mas o que você vai fazer para demonstrar que quer evoluir e que merece a confiança dela de volta?
7. Enfrente as consequências
Uma traição é um erro. Tem pessoas que conseguirão perdoar esse erro e seguir em frente com a relação, mas muitas não vão conseguir – e isso é direito delas! Nem sempre o seu pedido de desculpas e a sua disposição de fazer diferente e de reparar as suas falhas vão fazer a outra pessoa ter vontade de te perdoar.
Então é preciso enfrentar as consequências. Assumir que cometeu um erro inclui dizer: “Me perdoe, estou disposto a mudar, mas entendo que está machucado”. Portanto entender que o outro está machucado também significa que você compreende o direito de ele não conseguir fazer com que as coisas voltem a ser como antes.
8. Perdoe-se
Não importa se a outra pessoa aceitou o seu pedido de desculpas: você precisa se perdoar no fim desse processo! Se você não entender que é um ser humano e que, portanto, tem o direito a cometer erros, vai acabar permitindo que esses erros definam quem você é e vai se afogar em culpa e arrependimento.
Portanto mais importante do que reparar a relação que ficou abalada por causa do seu erro é reparar a sua própria relação consigo, aceitando que vacilou, mas que isso faz parte da vida. Não é possível seguir em frente enquanto carrega toneladas de peso por causa dos erros do passado.
Você também pode gostar:
Enfim, essas são atitudes que você precisa tomar depois de cometer um erro, para poder reparar a situação, aprender com ele e se perdoar para seguir mais leve. Não permita que os seus erros definam quem você é, porque você é muito mais do que eles representam.