Dentre todas as pessoas que participam e estão presentes em nossas vidas, em sua maioria, nossas mães são as fundamentais para a nossa criação e formação de caráter. Dizem que ser mãe é uma das melhores coisas que podem acontecer na vida, porém ser filho de mães amorosas, cuidadosas e especiais do seu próprio jeito é muito maravilhoso.
A palavra “mãe” é uma das mais especiais da língua portuguesa, cheia de significados históricos, culturais, mas principalmente pessoais. Muito provavelmente você já deve ter reparado que a esta palavra é muito semelhante em diversas línguas do mundo. Isso porque a palavra possui uma origem comum.
A origem é indo-européia, uma linguagem antiga que deu origem a quase todos os idiomas falados na Europa e na Ásia. Composta por duas sílabas, a palavra “mãe” pode ser logo compreendida em qualquer idioma.
Já é sabido que a língua portuguesa é derivada do latim, então a palavra “mãe” é originária da palavra “mater”, entretanto nos primeiros séculos da língua portuguesa, “mãe” era considerada “matre” e mais tarde evoluiu para a palavra que conhecemos atualmente.
A palavra “mãe” tem a mesma origem da palavra comadre, madrasta e madrinha e sua forma em latim “mater” também está associada a outras duas: “mamma” que significa “seio” e “mammare” que significa “mamar”. Essas duas últimas palavras estão intimamente ligadas ao ato de ser mãe, porém não são as únicas formas que definem o que é ser mãe.
O som “MA”, muito comum na palavra “mãe” em diversos idiomas, pode ser explicado pelo usual som que os bebês emitem nos primeiros anos de vida. Os sons do “P”, “B” e “M” são as primeiras consoantes que os bebês podem produzir, pois eles só precisam abrir e fechar os lábios para fazer esses sons, que não precisam de dentes ou língua para serem pronunciados. Durante a amamentação, os bebês fazem um ligeiro sopro nasal que se assemelha a esse som “MA”, sendo mais fácil do que os sons “PA” e “BA”.
Ou seja, a palavra mãe teve origem do som “MA” que os bebês fazem enquanto mamam pela facilidade com que pronunciam essas três letras.
Você também pode gostar
Todavia, além das ligações biológicas, ser mãe pode ser muito mais do que gerar dentro de si e dar à luz uma criança. Existem mães de consideração, adotivas e famílias compostas por duas mães. O que destacamos aqui é o fato de que ser mãe é abrir o coração e estar disposta a receber o maior amor do mundo. É apoiar e adorar incondicionalmente seus filhos, estando perto ou distante.
Essa palavra nos mostra quão rica e incrível é a viagem que a língua portuguesa fez e ainda faz para formar o idioma que conhecemos e estamos habituados atualmente. A palavra mãe é a exemplificação de quão gigantesco e relevante pode ser o significado de uma palavra tão pequena.