Convivendo

Lenda do Pai do Mato

Mata.
Teo Tarras / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Defender a natureza é o que a maioria das pessoas conscientes quer. Às vezes, até desejamos estar em todas as florestas ao mesmo tempo, com poderes sobrenaturais, para impedir o desmatamento, as queimadas e todo tipo de exploração da flora e da fauna brasileiras.

Entretanto somente uma figura consegue realizar esse trabalho com eficiência, de acordo com o folclore brasileiro. O Pai do Mato, ou Pai da Mata, é o responsável por garantir que as florestas não sejam destruídas por pessoas mal-intencionadas. Para entender como ele faz isso, continue lendo o artigo!

Origem do Pai do Mato

O Pai do Mato é um personagem folclórico brasileiro que surgiu em Alagoas, no Nordeste do Brasil. Entretanto a lenda também é popular no Centro-Oeste do país, sobretudo em Goiás e no Mato Grosso.

Nessas regiões, o Pai do Mato é descrito como uma criatura alta e peluda, maior do que todas as árvores. Além da gigante estatura, o personagem tem as unhas e os cabelos compridos, além de orelhas de cavaco. As mãos são como as dos macacos e ele tem o nariz azul.

Outra característica do Pai do Mato é que ele produz um urro estrondoso, que pode ser ouvido a longas distâncias. Em geral, ele aparece acompanhado de caititus, que são um tipo de porco-do-mato. Para se deslocar com ainda mais velocidade de um lugar ao outro, ele pode montar em um desses bichos.

Ilustração do personagem "Pai do Mato".
Vitor Mulazani / Behance

O que torna a figura do Pai do Mato mais assustadora, para quem planeja fazer o mal contra a natureza, é que ele engole pessoas. E quem tentar matá-lo pode se dar muito mal. Entenda mais sobre a lenda, a seguir.

Qual é a lenda do Pai do Mato?

Pelo nome que esse personagem folclórico recebe, você deve estar imaginando que ele é apenas um guardião da floresta e dos animais, que cuida da natureza como um pai. Então ele só atacaria e assustaria quem está tomando uma atitude contra o meio ambiente, certo? Bom, não é exatamente isso que a lenda diz. Leia o próximo tópico para se aprofundar nela!

Lenda do Pai do Mato

A lenda do Pai do Mato conta que essa criatura raramente foi vista por humanos. Ou melhor, nenhum humano sobreviveu para contar o que viu. Isso porque o Pai do Mato se manifesta toda vez que a natureza está ameaçada. Ele é um protetor dos animais e das florestas e não mede esforços para manter a natureza em paz.

Sendo assim, durante o dia, o Pai do Mato emite sons aterrorizantes para afastar as pessoas das florestas. Também é possível identificar que esse ser está por perto a partir da movimentação incomum das copas das árvores, já que ele é mais alto do que elas.

Se, porventura, alguém ignorar os sinais do Pai do Mato e acabar cometendo alguma maldade contra o meio-ambiente, essa pessoa será encontrada e engolida por ele. É possível que alguém já tenha tentado matar a criatura, mas essa é uma tarefa árdua de concretizar.

Com uma faca ou com uma pistola, o Pai do Mato dificilmente será assassinado. Para que isso ocorresse, o indivíduo teria que acertar o umbigo da criatura, que é o ponto fraco dela. Entretanto seria preciso chegar muito perto dele para mirar corretamente, principalmente por causa da altura do Pai do Mato.

Pai do Mato no Brasil

Como o folclore é transmitido por meio da história oral, algumas informações das lendas podem se modificar de uma região para outra. É por isso que, às vezes, vemos mais de uma versão de conto para a mesma personagem.

No caso do Pai do Mato, observamos que essa criatura também é chamada de Ganhambora em algumas regiões do Brasil. Porém, na Amazônia, o personagem chama-se Mapinguari e tem pelos avermelhados por todo o corpo, além de apenas um olho no centro da testa.

Anderson Awvas / Awvas / FolcloreBR

Outra associação comum se dá entre o Pai do Mato e o Bicho-Homem, presente em todas as regiões do Brasil. Apesar dos nomes diferentes, os dois seres cumprem o mesmo papel: proteger as florestas de quem tenta devastar a fauna e a flora.

Qual é o nome do Pai do Mato?

Dependendo da região do Brasil onde você está, o Pai do Mato terá um nome diferente. Então é importante decorar todas as variações possíveis, para reconhecê-lo no meio de uma conversa. Os nomes do personagem são: Pai do Mato, Pai da Mata, Ganhambora, Mapinguari, Bicho-Homem e, em alguns casos, Corpo-Seco.

Curiosidades sobre o Pai do Mato

Existem outras informações curiosas sobre o Pai do Mato que se disseminaram pelo Brasil inteiro. A primeira delas é de que a urina dessa criatura é azul. Ou seja, se você estiver andando por uma floresta e localizar uma poça azulada, com um brilho pouco convencional, o Pai do Mato deve estar por perto.

Além disso, acredita-se que o personagem folclórico tenha pelos por todo o corpo. Porém não são aqueles pelos convencionais que imaginamos. Na verdade, eles sempre estão com uma aparência enlameada, como se o Pai do Mato vivesse em locais muito úmidos.

Depois de identificar o Pai do Mato pela urina ou pela cor dos pelos dele, é importante memorizar um verso que ensina a se proteger dele: “Bala e faca não o matam, é trabalho perdido. Só se acertar numa roda que ele tem em volta do umbigo.”

Pai do Mato nos filmes, séries e livros

O Pai do Mato até pode ser inofensivo para quem não faz mal à natureza, mas é melhor não encontrá-lo. A única maneira segura de ter contato com essa lenda é por meio da arte. Então confira as produções que se inspiraram nesse personagem:

Você também pode gostar

1) Curta-metragem “O Pai do Mato”, 2016

No curta-metragem “O Pai do Mato”, de 2016, identificamos em poucos minutos qual é a lenda folclórica desse personagem. A obra é ideal para quem quer memorizar a história de um jeito lúdico e simples.

2) Livro “Pai-do-Mato”, 2009

Em uma coleção de fábulas brasileiras, o livro “Pai-do-Mato”, de 2009, nos apresenta essa lenda folclórica a partir de uma perspectiva inovadora e cativante. Ainda que seja uma obra de literatura juvenil, os adultos também podem se divertir com a narrativa.

3) Série “Cidade invisível”, 2021

Na série “Cidade invisível”, de 2021, identificamos um personagem que se assemelha ao Pai do Mato. Porém ele recebe o nome de Corpo-Seco. Para entender quais são as diferenças e as semelhanças entre eles, confira os episódios dessa produção nacional.

A partir das informações apresentadas, descobrimos que o Pai do Mato é, antes de tudo, um defensor da natureza. Entretanto ele pode utilizar meios um pouco perigosos para interromper os ciclos de violência contra os animais e contra as florestas. Por isso o melhor a fazer é respeitar esse personagem folclórico, cuidando do meio ambiente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br