Nutrição

Dieta do Ovo. Conheça e veja como fazer

Prato com ovos cozidos partidos ao meio juntamente com temperos
pbd Studio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em uma sociedade tão consumida por padrões de beleza, é possível que você já tenha sentido que precisava emagrecer para ser uma pessoa mais bonita e mais saudável. E, para alcançar esse objetivo, você deve ter encontrado inúmeros tipos de dietas que prometem resultados milagrosos, mas que nem sempre fazem bem para o seu corpo.

Então, se você sente que precisa emagrecer, procure auxílio médico para isso, antes de tudo. Depois, você pode dar uma olhada em algumas dietas interessantes, sobre as quais você pode conversar com o profissional que te acompanha. Uma delas é a dieta do ovo.

Nos próximos tópicos, você vai se aprofundar neste tipo de alimentação, que se baseia no alimento que vem da galinha. Além disso, você vai aprender sobre a dieta do ovo 3 dias, a dieta do ovo cozido e a dieta do ovo 7 kg em 7 dias. Portanto conheça a dieta do ovo e suas vertentes a seguir.

O que é a dieta do ovo?

Diferentemente do que se pode imaginar, a dieta do ovo não é um sinônimo de só comer ovos, em vez de variar os alimentos. Na verdade, de acordo com a criadora dessa técnica, Arielle Chandler, o ideal é que você se alimente de ovos em todas as refeições, mas ainda complete o cardápio com vegetais, frutas, legumes e alimentos de baixo teor calórico.

Entretanto é importante ressaltar que a dieta do ovo não apresenta comprovação científica. Afinal, nenhum tipo de alimento deve ser consumido de forma exagerada, principalmente se estiver substituindo outras fontes de nutrientes. Sendo assim, converse com um profissional da saúde antes de começar uma nova alimentação.

Neste processo de definir o seu cardápio, é provável que você se pergunte: “Quantos dias pode fazer a dieta do ovo?”. Em geral, esse tipo de dieta pode durar entre 7 e 10 dias, apenas.

Como esta mudança na alimentação não será permanente, é possível que a perda de peso nesses dias seja passageira. Porém ainda existem alguns benefícios que você pode aproveitar durante a realização da dieta do ovo. Saiba mais sobre isso!

Quais os benefícios da dieta do ovo?

A dieta do ovo é hipocalórica. Ou seja, o seu corpo estará recebendo menos calorias (energia) do que ele gasta diariamente. Por causa disso, o seu organismo vai usar as suas reservas energéticas para te manter. E o efeito desse processo é uma possível perda de peso, que muitas vezes é interpretada como um benefício.

Além disso, o ovo é um alimento pouco calórico, mas rico em proteínas e em gordura que faz bem para o organismo. Sendo assim, o alimento pode facilitar o ganho de massa muscular, aumentar a saciedade e pode auxiliar na manutenção da saúde cardiovascular.

Também, o ovo apresenta as vitaminas A, B, E e D, zinco, biotina, riboflavina e colina, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e favorecem a saúde neurológica. Nesse sentido, o ingrediente auxilia na memorização e na contração muscular.

Para aproveitar estes benefícios, você só precisa escolher a variedade da dieta do ovo que melhor se encaixa nos seus objetivos. Conheça cada uma delas no tópico seguinte.

Imagem de um pote contendo ovos cozidos partidos ao meio junto com temperos
YelenaYemchuck / Getty Images Pro / Canva

Quais são os tipos de dieta do ovo?

Por não ser uma prática cientificamente comprovada, a dieta do ovo não apresenta um conjunto de regras específicas para ser realizada. Portanto existem três variações principais desse tipo de alimentação, com características diferentes entre si:

Dieta do ovo 3 dias

Para a dieta do ovo que dura 3 dias, você deve consumir 6 ovos diários. Mas não basta incluir 6 ovos no seu almoço, por exemplo. É fundamental distribuir o alimento em porções para o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

E o que comer na dieta do ovo de 3 dias? Junto aos ovos, você tem algumas opções de alimentos: queijo amarelo (20 gramas por refeição), folhas verdes na quantidade que desejar, quantas frutas quiser, temperos naturais (pimenta, cominho, açafrão, vinagre, azeite e limão) e, para beber, água, chá ou café sem açúcar.

Você também pode se alimentar com os ingredientes que come normalmente, desde que eles apresentem poucas calorias e um baixo índice de gordura. A ideia é que você não restrinja a sua alimentação a determinado grupo de alimentos.

Caso o seu objetivo com esse tipo de alimentação seja a perda de peso, vamos ao que interessa: quantos quilos emagrece com a dieta do ovo de 3 dias? A resposta para essa pergunta não tem comprovação científica, mas acredita-se que é possível perder 3 quilos durante os 3 dias da dieta.

Então, se você quer fazer essa sutil mudança na sua alimentação no meio da semana, anote o conteúdo que preparamos: Dieta do ovo 3 dias cardápio simples. Inspire-se para organizar suas refeições:

Dia 1

  • Café da manhã: 2 ovos cozidos, 1 xícara de café sem açúcar e 6 morangos.
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa de sementes de chia.
  • Almoço e jantar: 1 ovo cozido, 1 filé de frango grelhado com molho de tomate, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 prato de sobremesa de salada de pepino, alface, rúcula e tomate temperada com azeite e vinagre e 1 mexerica.
  • Lanche da tarde: 1 maçã cozida com canela e 1 colher de sopa de aveia em flocos.

Dia 2

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos, 1 xícara de chá verde sem açúcar e 1 laranja.
  • Lanche da manhã: 1 pera e 3 nozes.
  • Almoço e jantar: 1 ovo cozido, 1 filé de peixe assado, 2 colheres de sopa de quinoa cozida, 1 prato de sobremesa de brócolis, cenoura e chuchu cozidos e temperados com azeite e 1 kiwi.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa de linhaça e 1 colher de sopa de amendoim.

Dia 3

  • Café da manhã: 1 omelete de 2 ovos com espinafre, cogumelos e queijo, 1 xícara de café sem açúcar e 1 maçã.
  • Lanche da manhã: 1 copo de vitamina feita com leite de amêndoa, 4 morangos e 1 colher de sopa de aveia em flocos.
  • Almoço e jantar: 1 ovo cozido, 1 berinjela média assada e recheada com tofu, 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate, cenoura e cebola temperada com azeite e vinagre e 1 goiaba.
  • Lanche da tarde: mingau feito com farelo de aveia e leite desnatado, com uma pitada de canela em pó.

Dieta do ovo cozido

No caso da dieta do ovo cozido, é evidente que, quando você for se alimentar de ovos, deverá cozinhá-los. Ou seja, eles não podem ser fritos, mexidos ou transformados em uma omelete. É fundamental que sejam ovos cozidos.

No entanto você não deve se alimentar apenas deste ingrediente. Você deve enriquecer a sua alimentação com carnes magras, como frango e peixe, e consumir carboidratos em uma quantidade reduzida em relação ao seu consumo habitual.

Diferentemente da dieta do ovo 3 dias, você pode realizar a dieta do ovo cozido por até 7 dias. Nesse período, é interessante que você mantenha o cardápio que vamos apresentar abaixo, fazendo o mínimo de alteração possível. Você vai reparar que o ovo cozido não precisa ser incluído em todas as refeições:

Dieta do ovo cozido: cardápio

  • Café da manhã (primeira opção): 2 ovos cozidos e 1 xícara de café sem açúcar.
  • Café da manhã (segunda opção): 2 ovos, 1 porção de aveia e 1 porção de banana.
  • Almoço (primeira opção): 1 porção de frango grelhado, 1 porção de vegetais e folhas verdes.
  • Almoço (segunda opção): salada de folhas verde e 1 porção de batata doce.
  • Jantar (primeira opção): 1 porção de peixe, legumes refogados e folhas verdes.
  • Jantar (segunda opção): 1 porção de legumes e 1 porção de frango e folhas verdes.

Entre as refeições, é recomendado que você coma uma laranja. Pode ser antes do almoço ou antes do jantar.

Ovo cozido com a gema mole em cima de um pão junto com outros ingredientes em um prato sobre uma superfície de madeira com mais ovos não preparados e um suco

Fanette Rickert / Fanette Rickert / Canva

Dieta do ovo 7kg em 7 dias

A dieta do ovo 7 dias promete a perda de 7 quilos do peso atual de uma pessoa. Não é possível comprovar cientificamente que essa mudança vai acontecer ou que ela vai se manter por muito tempo, caso aconteça.

Porém você ainda pode adotar essa dieta durante 7 dias para verificar como o seu organismo se comporta em relação a ela. Veja uma sugestão de cardápio para orientar a sua alimentação durante esse período:

Dieta do ovo cozido 7 dias cardápio completo

Dia 1

  • Café da manhã: 2 ovos e 1 pomelo (fruta que é uma versão adocicada da laranja).
  • Almoço: 1 peito de frango e 1 porção de salada.
  • Jantar: 1 fatia de pão integral e 1 maçã.

Dia 2

  • Café da manhã: 2 ovos e 1 laranja.
  • Almoço: 1 porção de frango grelhado e 1 porção de salada.
  • Jantar: 2 ovos e 1 porção de salada.

Dia 3

  • Café da manhã: 2 ovos e 1 pomelo.
  • Almoço: 1 fatia de pão integral com tomate e queijo branco.
  • Jantar: 1 porção de frango grelhado e 1 porção de legumes no vapor.

Dia 4

  • Café da manhã: 2 ovos e 1 laranja.
  • Almoço: 1 porção de peito de frango cozido no vapor.
  • Jantar: 1 porção de frutas de sua escolha.

Dia 5

  • Café da manhã: 2 ovos.
  • Almoço: 2 ovos e 1 porção de legumes no vapor.
  • Jantar: 1 porção de peixe grelhado e 1 porção de salada.

Dia 6

  • Café da manhã: 2 ovos.
  • Almoço: 1 porção de frutas de sua escolha.
  • Jantar: 1 porção de legumes no vapor.

Dia 7

  • Café da manhã: 2 ovos e 1 laranja.
  • Almoço: 1 porção de frango grelhado e 1 porção de salada.
  • Jantar: 2 ovos e 1 porção de salada.

Você pode escolher a preparação de ovo que desejar. Entretanto é melhor evitar o uso de óleo nesse tipo de dieta. Ao preparar omelete ou ovos mexidos, utilize o mínimo possível desse ingrediente.

Três ovos fritos temperados em uma frigideira
papkin / Getty Images Pro / Canva

A dieta do ovo funciona?

Agora que você já tem algumas opções de dieta do ovo para realizar, deve estar se perguntando se esse tipo de alimentação funciona. Se pensarmos que o objetivo dessa alimentação é a perda de peso, não há comprovação científica de que ela funciona.

Isto é, talvez você não perca o peso que deseja, mesmo seguindo a dieta rigorosamente, porque cada organismo funciona de um jeito. Inclusive, se uma pessoa emagreceu com a dieta do ovo e você não teve o mesmo resultado, isso significa que os corpos de vocês não são iguais.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que mesmo que a dieta do ovo lhe traga a perda de peso que você busca, é provável que o seu novo corpo não se mantenha. Isso porque você não realizou uma mudança nos seus hábitos alimentares ou no seu estilo de vida. Logo, o peso tende a retornar após o fim da dieta.

Como fazer a dieta do ovo?

Apesar de não existir uma comprovação de que a dieta do ovo funciona, é possível que você ainda queira experimentá-la. E, nesse processo, é fundamental que você saiba como fazer a dieta do ovo corretamente. Então confira uma opção de cardápio mais tradicional, que você pode seguir por no máximo 10 dias:

Dieta do ovo: cardápio

Café da manhã: 1 ovo cozido, 1 maçã e 1 xícara de café sem açúcar.

Almoço: 2 ovos cozidos temperados com ervas e salada de alface, pepino e salsão à vontade.

Jantar: 1 bife grelhado e salada de frutas à vontade, da sua preferência.

Dieta do ovo emagrece quantos quilos?

Depois de analisar várias opções de dietas do ovo, você pode se perguntar algo como: “Quantos quilos posso perder com a dieta do ovo?”. Como dissemos anteriormente, não existem comprovações científicas de que esse tipo de alimentação promove uma perda de peso duradoura.

Entretanto acredita-se que é possível perder entre 3 e 7 quilos com a dieta do ovo. É importante ressaltar que cada organismo funciona de um jeito e que existe a possibilidade de você não perder peso ou de perder alguns quilos e recuperá-los depois. Além disso, existem alguns perigos em relação a essa dieta. Saiba quais são, a seguir.

Prato com torradas recheadas com abacate, ovos cozidos e sementes
Foodie Factor / Pexels / Canva

Existem contraindicações para fazer a dieta do ovo?

Se você está pensando que qualquer pessoa pode fazer a dieta do ovo, saiba que não é bem assim. Como a maioria das dietas, esse tipo de alimentação também apresenta contraindicações, mesmo que seja realizada por um espaço de tempo muito curto. No próximo tópico, entenda em quais casos a dieta do ovo não é recomendada.

Quem não pode fazer a dieta do ovo?

Em primeiro lugar, nenhum tipo de dieta deve ser realizada sem o acompanhamento de um profissional da saúde. Então, se você não tem o apoio de um(a) nutricionista ou de um(a) endocrinologista, a dieta do ovo não pode ser realizada.

Também é comum acreditar que a dieta do ovo pode causar um aumento nos índices de colesterol, por isso não poderia ser realizada por quem já tem um nível patológico desse índice. E, nesse caso, o pensamento está correto. Mesmo que o colesterol presente na gema não seja responsável por aumentar o colesterol de alguém, o consumo deve ser moderado.

Além disso, o consumo de ovos com frequência aumenta a quantidade de proteínas no corpo. Quando ela aparece em excesso no organismo, pode sobrecarregar os rins, que são responsáveis pela metabolização das proteínas. Portanto, se uma pessoa já tem algum problema nesses órgãos, é melhor não seguir a dieta do ovo.

Ainda que estas sejam as principais contraindicações para a dieta do ovo, existem prós e contras que devem ser levados em consideração por quem está pensando em fazer essa breve mudança na alimentação. Compreenda os detalhes sobre o assunto!

Prós e contras da Dieta do Ovo

Em relação aos prós da dieta do ovo, podemos listar benefícios importantes para o organismo. Por uma perspectiva do emagrecimento, o ovo é um alimento que traz uma sensação de saciedade e favorece o bom funcionamento do metabolismo.

Outra característica importante do ovo é que ele favorece o ganho de massa muscular e reduz o índice glicêmico de outros alimentos. Somado a esses benefícios, observamos que o ovo é rico em vitaminas, antioxidantes e triptofano, que estimula a felicidade e uma boa noite de sono, principalmente.

Então, se você fizer a dieta do ovo, vai ingerir estas vantagens para o seu organismo por um curto espaço de tempo, o que já pode trazer uma singela mudança no seu metabolismo. Mas o que pode acontecer de ruim no seu corpo? Os prós da dieta do ovo também são relevantes.

Embora o ovo seja rico em proteínas e em vitaminas, ele não tem tudo de que seu corpo precisa para se sustentar. Ao consumi-lo em detrimento de outros alimentos, é provável que o seu organismo se torne carente de algum nutriente essencial. Como a dieta pede uma redução no consumo de carboidratos, você pode sentir menos energia no dia a dia.

Além disso, muitas pessoas são intolerantes ou alérgicas ao ovo, e só descobrem isso ao consumi-lo em excesso. Nesse caso, podem ocorrer desconfortos intestinais e estomacais, que eventualmente podem conduzir a um processo de emagrecimento nada saudável.

Também é preciso lembrar que a dieta do ovo não pode ser considerada um processo de reeducação alimentar ou de emagrecimento duradouro. O fato de esse tipo de alimentação apresentar um tempo curto para ser colocada em prática já demonstra que não é saudável reduzir a variedade de alimentos que consumimos.

Ovo em uma superfície com uma fita métrica ao seu redor
ginew / Getty Images / Canva

Dieta do ovo. Depoimentos

Apesar dos prós e contras da dieta do ovo, depoimentos de pessoas que realizaram esse tipo de alimentação são uma forma de compreender o emagrecimento a curto prazo que ela oferece para o organismo.

Abaixo, confira os relatos da seção de comentários do vídeo do YouTube “Dieta do Ovo – Como Funciona, Tipos, Cardápio e Dicas [EMAGRECE?]” sobre esse procedimento:

“Fiz a dieta do ovo, saí dos 81,9 kg pra 74,5 kg em menos de uma semana 😳 fiquei muito surpresa com o resultado!”

“Eu comecei a dieta de 7 dias com 63 kg e hoje estou no 4 dia e quando pesei hoje já estava com 59,6 kg. Estou amando”

“Já fiz essa dieta antes e recomendo, 3 kg em 3 dias, agora tô fazendo de novo só que de 7 dias, e uma coisa que eu recomendo é vocês comerem um pouco de fruta ou um biscoito de água e sal para aguentar muito tempo, porque sem carboidrato nenhum você fica muito desanimado, não quer sair de casa e coisas do tipo, então coma pelo menos um pouquinho de carboidrato”

Em outro vídeo do YouTube, “DIETA DO OVO – Guia completo para fazer da forma correta e emagrecer entre 5 e 15 kg!”, encontramos outros depoimentos sobre o efeito da dieta:

“Fiz a dieta do ovo em 5 dias e eliminei 5 kg, fazendo caminhada de manhã e à noite. Muito feliz com o resultado”

“Eu faço reeducação alimentar e já fiz o desafio do ovo. É maravilhoso, gente. Em sete meses eliminei 11 kg”

“Eu só consegui fazer por 6 dias pois iria viajar e queria testar pra ver se realmente funcionava mesmo e, acreditem, eu eliminei 1 kg por dia.”

Com estes depoimentos, pudemos perceber que é possível emagrecer com a dieta do ovo, principalmente porque ela se baseia, também, na redução da ingestão de alimentos ricos em calorias. Entretanto é provável que o peso perdido seja recuperado com o tempo, caso não haja prática de exercícios físicos e um processo de reeducação alimentar.

Você também pode gostar

A partir de cada informação apresentada, aprendemos que a dieta do ovo deve ser realizada com acompanhamento profissional. Assim, existe a possibilidade de perder peso em um curto espaço de tempo. Mesmo que esse emagrecimento não seja duradouro, é uma boa oportunidade para refletir sobre a sua alimentação. Continue se cuidando!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br