Autoconhecimento Constelação Familiar

Afinal, o que significa o buscador na Constelação?

Pequenos bonecos de madeira dispostos sobre um plano de chão cinza. No meio, um deles tem coloração vermelha.
Andrii Yalanskyi / Shutterstock
Escrito por Ana Paola Lamanna

Estes dias, me perguntaram o que significa o BUSCADOR na Constelação.

Em toda família, há alguém que é visto ou se sente como a ovelha negra, o peixe fora d’água, o patinho feio, o rebelde.

É o membro da árvore genealógica que tem muita dificuldade de se adaptar, de se encaixar nas tradições familiares. Sente-se inadequado e diferente dos demais membros da família. Não se identifica com aquele meio, não se sente à vontade com aquele grupo, aquele estilo de vida.

O maior dilema da ovelha negra é poder ser ela mesma e, ao mesmo tempo, sentir que pertence, que tem um lugar, que é aceita.

Como se tivesse que fazer uma escolha entre essas duas opções. Essa situação traz um sofrimento muito grande e sérias consequências no âmbito emocional, mental e psíquico.

Vários bonecos de plásticos dispostos num chão cinza. À esquerda, quatro vermelhos aliados conjuntamente. À direita, um isolado de cor preta.
Markus Spiske de Pexels / Canva

O membro da família que BUSCA a constelação se sente encorajado a olhar e entender as suas questões, ao mesmo tempo em que sinaliza que algo não saudável ali no sistema familiar precisa ser visto.

A rebeldia pode tanto ajudar como atrapalhar. Nesse caso, pode impulsionar para algo positivo; afinal, será o rebelde quem buscará, quem sentirá maior necessidade de buscar liberação para si e, desse modo, para o clã familiar dos padrões repetitivos. É o buscador que dá o basta na quebra de padrões nocivos e prejudiciais que frustram gerações.

Torna-se, assim, autorresponsável, em carregar adiante somente o que lhe pertence, aliviando o peso de ter que ser aceito, de ter que agradar, de suas inseguranças.

O buscador não é salvador. Simplesmente, na sua insatisfação, ele se torna um canal de cura para todo o sistema familiar.

Várias pessoas colocando suas mãos sobre uma outra mão.
Rhythm_In_Life–4120363 de pixabay / Canva

A iniciativa do BUSCADOR não o torna melhor do que ninguém. Com a Constelação Familiar, sua visão se amplia e passa a ter uma melhor compreensão do “não julgar”, passando a enxergar beleza até nas divergências.

Consegue assimilar que o julgamento limita, enfraquece, distancia-o ainda mais do anseio de pertencer, honrando, assim, a própria existência, levando adiante apenas consigo o amor e a força do sistema.

Ao notarem as mudanças, os familiares podem se deixar inspirar ou se sentir motivados por essa força, essa vontade.

A constelação se evidencia como recurso benéfico para que o buscador trabalhe em si mesmo e se sinta pertencendo, sem ter que abrir mão de ser o que é para isso.

Você também pode gostar

Traz, enfim, paz e força pra realização de nossos propósitos.

“Que ninguém te faça duvidar. Cuida da sua raridade como a flor mais preciosa da tua árvore. Tu és o sonho de todos os teus antepassados.” (Bert Hellinger)

#constelaçãofamiliar #buscador #pertencimento

Sobre o autor

Ana Paola Lamanna

Quando iniciei esse caminho de autoconhecimento, notei que não existem coincidências. E quando me tornei terapeuta, percebi que não seria diferente. A área de desenvolvimento humano me fascina. Cheguei a um ponto da minha vida em que tive que dar uma pausa em tudo e quebrar paradigmas, ouvir o que minha alma pedia para me conectar mais comigo mesma. Foi quando conheci a constelação, o método sistêmico que me reconectou com minha essência. A experiência de ser constelada foi tão profunda e de tal transformação em minha visão de vida e de mundo, que determinada fiquei a estar do outro lado — de fato me conectei com muito amor a essa profissão e, dessa forma, tornei-me consteladora. Venho da área do Direito e pretendo dar uma chance de exercer a advocacia agregando o conhecimento sistêmico para me voltar a dedicar ao direito de forma humanizada, mais conhecido como direito sistêmico. Procuro pesquisar e estudar além do conhecimento sistêmico para aplicar em meus atendimentos, enfim, tudo que me permita utilizar o máximo em benefício do desenvolvimento humano e da descoberta do poder pessoal; por exemplo: psicossomática, leitura corporal, traços de caráter etc. Acredito que quanto maior o conhecimento que o profissional tem, maior a probabilidade de ajudar seu cliente a se expandir além do que se possa imaginar. Espero que cada vez mais pessoas busquem e se interessem em conhecer e se maravilhar com esse método tão revolucionário e, ao mesmo tempo, tão essencial nesta época conturbada em que vivemos. OBSERVAÇÃO: Realizo atendimentos online.

Email: terapeutasis_anapaola2021@yahoo.com
Facebook: O Caminho da Alma
Instagram: @o_caminhodaalma