Nutrição Sem glúten Veganismo Vegetarianismo

Receitas veganas, sem glúten e lactose para curtir o Dia do Hambúrguer

Hambúrgueres veganos sobre uma tábua de madeira envoltos com temperos
davide bonaldo / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Anualmente, em 28 de maio é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer. Essa iguaria é consumida mundialmente e muito comercializada por redes de fast food, mas também tem versões da alta gastronomia e ainda atende aos paladares vegetarianos e veganos, entre outros.

O hambúrguer chegou aos Estados Unidos na segunda metade do século 19, por meio de imigrantes alemães vindos do porto de Hamburgo. Por isso, foi chamado de “hamburg steak”. No Brasil, foi trazido pelo tenista americano Robert Falkenburg em 1952, que abriu o primeiro Bob’s, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Contudo não foram os alemães os primeiros a consumir carne moída em formato de disco. A versão atual tem relação com o Império Mongol, fundado por Genghis Khan no século 12. Seus herdeiros dominavam desde a Península Coreana até o Leste Europeu.

Os mongóis, também chamados de tártaros, moíam carnes duras como as de cavalo e de camelo para torná-las mastigáveis e digeríveis. Usavam leite ou ovo para dar liga e as modelavam em forma de disco. Era um alimento prático para os guerreiros durante as batalhas. Chegou à Europa e ficou conhecido com o nome de bife tártaro. É atualmente o que conhecemos como o “steak tartar” consumido em países como a França e a Alemanha.

Queridinho de adultos e crianças, o hambúrguer ganha adoradores há gerações, assim como sabores surpreendentes. Podem ser deliciosos e muito saudáveis, inclusive com receitas veganas, sem glúten e sem lactose. Prepare as sugestões a seguir e curta o Dia do Hambúrguer com sabor e saúde, experimentando nossas dicas de receitas elaboradas sem glúten e sem lactose.

1 – Hambúrguer de grão-de-bico

Esse hambúrguer pode ser preparado em grandes quantidades e congelado. A receita rende cerca de seis unidades e com o grão-de-bico já cozido, fica pronta em cerca de uma hora, já considerando o tempo de freezer.

Ingredientes:

  • 1 lata ou 1 ½ xícara (chá) de grãos-de-bico cozidos
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3/4 de xícara (chá) de cebola picada
  • 3 dentes de alho bem picados ou amassados
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha e salsinha picadas
  • 1 colher (sopa) de orégano desidratado
  • 2 colheres (sopa) de suco limão
  • 1/2 colher (chá) de páprica defumada ou picante
  • 1/2 de colher (chá) de cominho
  • Sal a gosto
  • Farinha de aveia ou de arroz para dar liga (cerca de 1/4 de xícara de chá)
  • 6 quadrados de papel-manteiga com 10 cm de lado

Modo de preparo:

  1. Escorra os grãos-de-bico da lata e passe-os por água corrente, eliminando depois o máximo de água que conseguir. Se optar por cozinhar os grãos, deixe-os de molho, durante doze horas, com o dobro de água. Escorra-os, lave-os em água corrente e coloque-os em panela de pressão, cobrindo com três dedos de água. Cozinhe por cerca de dez a 15 minutos ou até que estejam bem macios. Escorra bem.
  2. Coloque os grãos em um processador ou num liquidificador potente. Triture-os de modo a deixar alguns pedacinhos. Reserve-os em uma tigela.
  3. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Adicione à tigela e acrescente os temperos. Evite exagerar na quantidade de sal.
  4. Misture tudo suavemente, de forma que fique homogêneo.
  5. Adicione aos poucos a farinha de aveia ou de arroz até obter uma mistura fácil de modelar.
  6. Modele os hambúrgueres, usando como medida uma colher (sopa) cheia de massa. Inicialmente, faça uma bola e depois amasse-a entre as palmas das mãos. Deixe os discos com cerca de 1 cm de espessura e acerte as laterais.
  7. Se for assá-los imediatamente, coloque-os sobre uma assadeira antiaderente, já untada com azeite de oliva. Regue todos eles com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos. Vire-os e asse por mais 10 minutos ou até ficarem dourados.
  8. Caso decida assá-los em outra ocasião, intercale os hambúrgueres com papel-manteiga, fazendo uma pilha e leve ao freezer embalados em papel-filme. Se desejar grelhar os hambúrgueres, proceda como no passo anterior, porém deixando-os do freezer apenas cerca de 30 minutos.
  9. Retire os hambúrgueres do freezer. Aqueça bem uma frigideira antiaderente já untada com um fio de azeite e coloque no máximo dois deles por vez. Deixe dourar bem de um lado, para depois virar e dourar o outro. Evite mexer muito.
  10. Sirva os hambúrgueres de grão-de-bico sem glúten e sem lactose com alface, tomate, pepino, cebola, guacamole ou como preferir.
Lanche recheado com hambúrguer de grão-de-bico, alface e tomate com batatas-fritas rústicas ao lado
IgorDutina / Getty Images / Canva

2 – Hambúrguer de soja

Também conhecido como hambúrguer PTS (proteína texturizada de soja), é uma das preparações mais tradicionais para veganos, e não contém lactose nem glúten. É uma receita saborosa e fácil de preparar. Rende oito unidades, fica pronta em uma hora e pode ser congelada.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja média
  • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 2 colheres (sopa) de molho shoyu (preferencialmente com menos sódio)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (sopa) de farinha de arroz
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca (feita com pão sem glúten triturado, torrado e em textura de pó)
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado (salsinha e cebolinha)
  • 1 colher (sopa) de hortelã fresca
  • 1/2 cebola grande ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • Água
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • 8 quadrados de papel-manteiga com 10 cm de lado

Modo de preparo:

  1. Coloque a proteína de soja em uma tigela e acrescente duas xícaras de água para que ela seja hidratada. Adicione o molho shoyu e deixe descansar de 15 a 20 minutos.
  2. Em um recipiente grande, coloque a aveia, ½ xícara (chá) de água e o azeite. Misture e deixe descansar cerca de 15 minutos.
  3. Enquanto esses ingredientes descansam, pique o cheiro-verde e a hortelã, rale a cebola e amasse os dentes de alho.
  4. Passe a proteína de soja por peneira e esprema para retirar o máximo de água. Junte-a ao recipiente maior e misture com a aveia para homogeneizar os ingredientes.
  5. Adicione à mistura o cheiro-verde, a hortelã, a cebola e o alho. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta. Acrescente aos poucos a farinha de arroz e a farinha de rosca para dar liga. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.
  6. Deixe a massa descansar por cerca de 15 minutos.
  7. Em seguida, pegue uma porção de massa e faça uma bolinha. Achate-a no formato de hambúrguer, com cerca de 1 cm de espessura. Repita até acabar a massa.
  8. Coloque os hambúrgueres sobre os quadrados de papel-manteiga untados com azeite, de modo intercalado, formando uma coluna. Leve ao freezer embrulhados em papel-filme por cerca de 20 minutos, para evitar que se despedacem enquanto assam ou grelham.
  9. Leve-os ao forno médio preaquecido, em uma assadeira antiaderente untada com um fio de azeite, por cerca de 20 minutos ou até que estejam levemente dourados. Na metade do tempo, vire as unidades para que dourem do outro lado e fiquem por igual.
  10. Se preferir, prepare os hambúrgueres em uma frigideira antiaderente untada com um fio de óleo de soja ou de azeite. Coloque poucas unidades por vez e vire somente quando um lado já estiver dourado.
  11. Sirva-os com salada de folhas verdes, tomates e pepinos.
Dois lanches recheados com hambúrguer alface e tomate sobre uma tábua juntamente com uma cerveja apoiada em uma superfície de madeira com um garfo e faca
Nuttaphon113 / Getty Images / Canva

3 – Hambúrguer de lentilha

Essa opção de hambúrguer, além de ser saborosa e nutritiva, é muito fácil de preparar. Rende cinco unidades que podem ser congeladas. Fica pronta após 13 horas e 30 minutos, já contando o tempo de molho da lentilha e o tempo de freezer.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de lentilha crua já demolhada por doze horas
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) ou o quanto baste de farinha de arroz
  • 1 dente de alho grande picado
  • 1/2 xícara (chá) de cebola picada
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal a gosto ou o equivalente a uma colher de chá
  • Cominho a gosto
  • Curry a gosto, se desejar
  • 5 quadrados de papel-manteiga com 10 cm nas laterais

Modo de preparo:

  1. Coloque as lentilhas em uma tigela e cubra com dois dedos de água. Deixe de molho durante doze horas para neutralizar a ação do ácido fítico, que reduz a absorção de nutrientes como ferro, zinco, magnésio e cálcio.
  2. Escorra as lentilhas e enxague em água corrente. Coloque-as em uma panela de pressão e cubra com as 4 xícaras de água. Deixe cozinhar em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e mantenha por mais 10 minutos ou até que fiquem macias.
  3. Esfrie a panela, retire as lentilhas e escorra-as muito bem numa peneira, de modo a retirar toda a água. Reserve.
  4. Numa tigela, coloque as lentilhas escorridas, o alho, a cebola, o cheiro verde, o cominho, o sal e o curry. Misture bem para homogeneizar os ingredientes.
  5. Acrescente a farinha aos poucos, para unir a mistura, até obter o ponto de modelar.
  6. Com a ajuda de uma colher, pegue uma porção de massa e modele uma bola. Amasse entre as palmas das mãos, deixando na espessura de 1,5 cm.
  7. Monte uma coluna de hambúrgueres, intercalando com o papel-manteiga untado e leve ao freezer em papel-filme por uma hora.
  8. Retire os hambúrgueres do freezer e frite-os em uma frigideira antiaderente untada com azeite e aquecida em fogo médio. Só vire a unidade quando estiver bem dourada.
  9. Se preferir assar, unte uma assadeira com azeite e distribua os hambúrgueres. Regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido a 240 °C por cerca de 40 minutos ou até que fiquem dourados.
  10. Sirva com salada de folhas verdes, fatias de cebola-roxa, tomates e azeitonas, ou como preferir.
Pequeno lanche recheado de hambúrguer, alface e tomate espetado por um garfo
Liliboas / Getty Images Signature / Canva

4 – Hambúrguer vegano de cenoura

Essa preparação é simples, rápida e nutritiva. Fica pronta em 30 minutos e pode ser congelada. É ideal para um lanche à tarde ou para um dia atarefado. Rende seis unidades.

Ingredientes:

  • 1 cenoura grande finamente ralada
  • 1 xícara (chá) de arroz cozido (pode ser o integral ou branco)
  • 5 colheres (sopa) de farinha de mandioca fina
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de girassol
  • 1 colher (sopa) de cheiro-verde (salsinha e cebolinha) bem picado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Tomilho seco a gosto
  • Água o suficiente para dar liga

Modo de preparo:

  1. Misture muito bem o arroz com a cenoura ralada e adicione os temperos.
  2. Acrescente à mistura a farinha e o azeite ou óleo.
  3. Misture bem com uma das mãos até obter uma massa homogênea. Nesse momento, ela não terá liga.
  4. Adicione 1 colher (sopa) de água à massa e misture até que ela esteja unida e sem grudar nas mãos.
  5. Acrescente mais 1 colher de água se for necessário e misture bem. Se perceber que a massa está muito úmida, acrescente mais farinha ou mais arroz.
  6. Com o auxílio de uma colher, pegue uma porção da massa e faça uma bola.
  7. Amasse-a entre as palmas das mãos, na espessura de 1,5 cm.
  8. Leve os hambúrgueres para fritar em uma frigideira antiaderente aquecida e untada com azeite. Não coloque muitos de uma vez.
  9. Deixe as unidades dourarem de um lado para depois virar e dourar do outro.
  10. Sirva com salada de folhas verdes ou purê de batata-doce.
  11. Se preferir congelar, intercale os hambúrgueres em quadrados de papel-manteiga, untados com azeite. Forme uma pilha e embrulhe em papel-filme.
Prato contendo um lanche vegano, batata-frita rústica e ketchup

5 – Hambúrguer vegano de tofu

Fácil de preparar, essa receita rende 4 unidades que podem ser congeladas. Fica pronta em 20 minutos.

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) ou 300 gramas de tofu macio bem amassado
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
  • 2 dentes médios de alho bem picados ou amassados
  • Farinha de arroz ou amido de milho o suficiente – cerca de 1/2 xícara (chá)
  • Azeite de oliva ou óleo de soja
  • Sal a gosto
  • Cominho a gosto
  • Noz-moscada
  • Páprica doce a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Numa tigela, misture o tofu, a salsinha, o alho e tempere a gosto.
  2. Adicione a farinha ou o amido e vá misturando com as mãos até que consiga a consistência para modelar os hambúrgueres. Quando a massa é “apertada” na mão, ela fica unida.
  3. Unte as mãos com um fio de azeite ou de óleo de soja, para facilitar na hora de modelar os hambúrgueres.
  4. Divida a massa em 4 porções e modele cada unidade.
  5. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite de oliva ou de óleo de soja em fogo médio.
  6. Frite os hambúrgueres, dourando bem de um lado para depois virar e dourar o outro.
  7. Sirva com alface, fatias de cebola, cenouras, tomates e cogumelos refogados.
  8. Se preferir congelar, intercale os hambúrgueres em quadrados de papel-manteiga, untados com azeite. Forme uma pilha e embrulhe em papel-filme.

Pães para hambúrguer sem lactose e sem glúten

Seu lanche pode ficar ainda mais perfeito com pães sem lactose e sem glúten. Além de eles fazerem bem à saúde, você não perde em sabor, apresentação e praticidade. Inclusive, você pode prepará-los caseiramente, garantindo que sejam naturais e veganos e, ainda, comê-los fresquinhos. Veja abaixo os links para encontrar opções de receitas fáceis e que agradam a todos:

Quais molhos usar?

Para acrescentar ainda mais sabor aos seus hambúrgueres, você pode incrementar a apresentação do prato, incluindo molhos como ketchup, mostarda e maionese. Há marcas veganas, sem glúten e sem lactose, confiáveis no mercado – por exemplo: Fugini, Mrs. Taste Zero e 100 Foods. Apesar dessa facilidade, você pode preparar a sua própria maionese. Encontre algumas receitas no link a seguir: 3 receitas de maionese caseira levinha, vegana e sem lactose

Você também pode gostar

É um ato de amor e de respeito, com você e com as pessoas da sua convivência que partilham da alimentação vegana, sem glúten e sem lactose, oferecer opções de hambúrguer saborosas e nutritivas. Por que não preparar essa iguaria que conquistou os paladares mais exigentes e ganhou um dia exclusivo para ser celebrada? Aproveite nossas sugestões e prove essa delícia que continua fazendo história.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br