Que tal reservar um espaço do seu dia para alguns exercícios de relaxamento? Você sabia que relaxar o corpo e a mente melhora a saúde do coração e reduz o risco de depressão, por exemplo?
Cristina Cairo em seu livro afirma todos os benefícios presentes nos exercícios de relaxamento e ensina como você pode fazer dentro da sua própria casa. Confira.
Exercícios de relaxamento segundo Cristina Cairo
Leia com atenção e procure decorar a sequência de instruções porque você deve praticar os exercícios com os olhos fechados.
Escolha, a seguir, o exercício conforme sua conveniência.
Encontre um lugar confortável em sua casa.
Certifique-se de que não será interrompido por, pelo menos, trinta minutos.
Desligue a televisão, o rádio, não atenda a campainha nem o telefone. Deixe-o fora do gancho, se possível.
Mantenha o ambiente em penumbra.
Vista-se com uma roupa leve, fique descalço, despoje-se de qualquer adorno, como pulseiras, anéis, colares, brincos, prendedores de cabelos, óculos, aparelho dentário (se for móvel), meias ou roupas de nylon, relógio.
Lave as mãos e o rosto.
Se você preferir, acenda um incenso com o aroma que lhe agrade.
Coloque um CD no seu aparelho de som com uma música suave, harmoniosa, com sons da natureza ou new age, num volume agradável e apropriado para relaxar.
Beba três goles de água, simbolizando a paz, a vida e o perdão.
Após a preparação do local e do corpo, deite-se confortavelmente com o abdome para cima, braços e pernas estendidos, palmas das mãos voltadas para cima.
Mantenha uma manta sobre seus pés, ou sobre o corpo todo, para não tensionar os músculos, devido a queda de temperatura durante o relaxamento.
Mantenha as pernas um pouco afastadas para relaxar a articulação dos quadris e comece sua viagem nesta sequência:
- Solte o pescoço e a nuca, a seguir, relaxe os ombros, agora os braços, solte os dedos das mãos.
- Passe para as costas e sinta-as relaxando, lentamente. Mentalize, a seguir, o peito e o abdome e relaxe-os, profundamente.
- Agora os quadris, as nádegas, solte as pernas, agora os pés.
Concentre-se no rosto.
- Solte a testa, relaxe entre as sobrancelhas, solte o maxilar, a língua, o queixo, os lábios.
- Perceba seu rosto completamente relaxado, sem marcas e sem expressões.
- Solte o couro cabeludo, solte os pensamentos, solte o coração.
- Mantenha o corpo totalmente relaxado e preste atenção em sua respiração…
- Inspire profundamente, prendendo a respiração, distensionando os ombros.
- Transfira o ar retido para o baixo ventre, estufando a barriga.
- Agora volte o ar para a parte superior do tórax e solte-o, lentamente, pela boca.
- Esse movimento de inspiração, transferência e exalação deve ser feito por, aproximadamente, quinze segundos.
- Faça esse exercício respiratório por três vezes e depois relaxe, voltando a respirar normalmente, com os músculos soltos.
- Sinta-se confortável em seu próprio corpo e mantenha-se relaxado.
- Não retenha nenhum pensamento ou emoção. Apenas deixe-os passarem livremente e se afastarem, permitindo que novos pensamentos cheguem e se afastem em seguida.
- A cada nova emoção ou pensamento que chegarem, coloque uma pitada de amor e de perdão e solte-os. Desapegue-se de tudo e de todos neste instante.
Prossiga dirigindo sua mente, suavemente, para pensamentos alegres e nobres, como a própria natureza e deixe-os passar.
Liberte-se.
Agora você está totalmente relaxado, não há preocupações de espécie alguma.
Solte-se.
- Solte a pressa, solte os medos e as tristezas, deixe-os que passem por você, apenas.
- Deixe a energia vital trabalhando dentro de você, fluindo da cabeça aos pés em forma de luz, em forma de paz. Respire profundamente e relaxe.
- Suas energias estão sendo revigoradas e curando seu corpo e seu espírito.
- Solte as pessoas e perdoe-as para sempre. Desapegue-se.
- Ouça, agora, seu novo coração, pulsando, aliviado e feliz!
- Lentamente, mexa os dedos das mãos e dos pés, abra os olhos e volte suavemente para o mundo objetivo.
- Respire e não tenha pressa para levantar-se.
Atenção: levante-se sempre de lado e lentamente, para não sobrecarregar a coluna e não acelerar a circulação sanguínea. Aos poucos volte ao seu ritmo normal.
Faça esse exercício de relaxamento quando se sentir em condições e não se preocupe se não consegui-lo nas primeiras tentativas, o que pode ser considerado normal devido às tensões enraizadas em seu subconsciente.
Persista e logo você adquirirá o hábito e a necessidade de relaxar.
Relaxamento no local de trabalho
Procure decorar, também, este exercício para poder praticá-lo com os olhos fechados.
Selecione um local apropriado em seu ambiente de trabalho e recomende às pessoas próximas para que não o interrompam em seu relaxamento.
Tire os sapatos, as meias (se forem de nylon), solte o cinto, afrouxe a gravata e as roupas, tire a pulseira, o relógio e qualquer outro objeto que possa incomodá-lo.
Sente-se numa cadeira com encosto, mantenha os pés paralelos e com as solas no chão, mas ligeiramente afastados, coloque as palmas das mãos sobre as coxas e relaxe os braços.
Procure deixar as costas eretas, mas sem tensões.
- Agora, feche os olhos.
- Comece por soltar os pés, as pernas, os joelhos, as coxas.
- Solte os braços, os ombros, as costas, o pescoço.
- Relaxe os músculos do rosto.
- Solte a testa, o maxilar.
- Relaxe entre as sobrancelhas.
- Sinta o corpo inteiro relaxado.
- Preste atenção na respiração.
- Inspire profunda e lentamente.
- Segure o ar por cinco segundos com os ombros soltos.
- Agora, solte o ar lentamente pelo nariz.
- Repita essa respiração por três vezes.
- Inspire novamente pelo nariz em dez segundos com o rosto e o corpo totalmente relaxados.
- Solte o ar pelo nariz, em dez segundos.
- Repita esse exercício de três a cinco vezes durante esse relaxamento.
Se você não conseguir inspirar em dez segundos e expirar em dez segundos, não desista. Tente novamente em outros dias até que seus pulmões e o diafragma tornem-se flexíveis, melhorando seu condicionamento cardiopulmonar.
Desde a primeira inspiração, imagine uma luz branca penetrando em seu corpo simultaneamente com o ar.
Ao soltar o ar, imagine seu corpo e sua alma expelindo toda a canseira, toda a tristeza, todas as dores, ressentimentos e raiva, envoltos numa nuvem branca que, aos poucos, vai se afastando de você, desaparecendo no ar. Agora volte a respirar normal e suavemente.
Solte os pensamentos, solte o coração, mas deixe-o palpitar livremente, sem as amarras de qualquer emoção. Solte-se e solte todas as pessoas presas pelo seu ego e pelo seu coração. Desapegue-se por alguns instantes e dê a si mesmo a oportunidade de conhecer a verdadeira sabedoria de seu ser.
Provoque o amor e a compaixão em seu peito e perdoe todos os seres deste planeta. Emocione-se com alegria e deixe transparecer um leve sorriso, transformando sua fisionomia com o seu novo astral.
Relaxe, relaxe totalmente.
Vá voltando, lentamente, ao mundo objetivo.
Quando sentir-se pronto abra os olhos, devagar, procurando mexer lentamente os pés, as mãos, os braços e as pernas e, sem cerimônia, dê uma espreguiçada bem gostosa, ok?
Aos poucos volte ao seu ritmo normal, fique com Deus no coração e tenha um ótimo dia!
Estes dois exercícios de relaxamento são simples e podem ser praticados por qualquer pessoa, sem restrições, porque o objetivo desse método é fazer com que você perceba seu corpo e suas emoções, conhecendo-se melhor, e compreenda que a maioria dos infortúnios, tristezas e doenças derivam de um comportamento inflexível e tenso.
Portanto, após relaxar através do exercício escolhido, retome suas decisões importantes, sejam relativas aos negócios, ao amor, à família, ou mesmo no âmbito pessoal, e sinta a transformação que ocorreu em seus pensamentos e sentimentos.
Com certeza, a partir daí, você será muito mais sensato nos seus julgamentos e perceberá uma paciência infinita em si mesmo que nunca imaginou um dia possuir. É o milagre da reorganização fisiológica que ocorre após o relaxamento, pois a energia vital, bloqueada pelas tensões musculares e emoções desajustadas, passa a trabalhar com liberdade pelos meridianos, chacras, corrente sanguínea e por todo o corpo.
Então, quanto mais respirarmos corretamente, mais colaboraremos com a nossa energia vital para renovar o nosso humor e, consequentemente, nossa saúde.
Aos leitores que têm dificuldade para relaxar com esses exercícios básicos, aconselho uma meditação sobre os seguintes temas: teimosia, orgulho, medos e apego, fatores responsáveis pela inquietude do ser humano e falta de paz de espírito.
Quando você admitir esses itens em seu comportamento, sem teimosia, sem orgulho, sem medo e sem apego à sua (falsa) autoimagem, e expulsá-los de sua vida, então você conseguirá sentir-se livre e relaxará confiante.
Solte-se e viva melhor, porque a sua felicidade está esperando você libertar-se desses comportamentos infantis para poder fluir livremente em sua vida.
Você também pode gostar
Pare de culpar os outros pelas suas tristezas e conscientize-se de que você é um ser dotado de sabedoria e que deve aprender a usá-la para tomar sempre as decisões corretas.
Relaxe e ouça a voz de seu coração e não a voz de sentimento de vítima que habita o coração dos fracos e dos acomodados.
Vença, honre-se e seja um ser cada dia mais grandioso!