O Brasil é um dos países que mais produzem soja do mundo. São quase 30 milhões de hectares de plantação da semente que gera muitas dúvidas na população. Para os praticantes do vegetarianismo e do veganismo, o consumo de soja é quase que obrigatório. Mas, existem muitas pessoas que ainda convivem com diversas dúvidas sobre o consumo dessa semente. Desvendamos alguns mitos e verdades para compartilhar com vocês sobre ela.
A qualidade da proteína encontrada na soja é inferior às de origem animal?
MITO – A proteína presente na soja é de alto valor biológico e muito completa. A qualidade da proteína de soja é a mesma da albumina, principal proteína encontrada no ovo, por exemplo.
Soja previne doenças cardiovasculares?
VERDADE – A proteína de soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, um importante fator que desencadeia a doença arterial coronariana.
O consumo regular da soja aumenta as características femininas nos homens?
MITO – Apesar de muitas pessoas atribuírem o surgimento de algumas características femininas ao consumo da soja, isso não é comprovado cientificamente.
O consumo de soja previne o câncer de mama?
VERDADE – Um recente estudo comprovou que uma maior ingestão de soja foi associada com a redução de 29% do risco de desenvolver câncer de mama. Ainda há evidências que consumo desse grão durante a adolescência aumenta ainda mais essa prevenção.
Você também pode gostar
O consumo de soja pode ajudar em muitas doenças e até na prevenção delas. Claro que é preciso ingerir com cuidado e os excessos nunca são bons. O ideal mesmo é sempre procurar um médico que fará todos os exames necessários para determinar qual quantidade é a ideal para cada indivíduo consumir.
- Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.