O nosso lar é um retrato do que nós somos, pois reflete nossas necessidades, nossas alegrias, nossos interesses e gostos. Um lar bem cuidado traz aos moradores e àqueles que o visitam uma sensação de leveza, de harmonia e integração. Um lar bagunçado provoca uma sensação desconfortável, caótica.
Pense em sua casa. Como você a descreveria em poucas palavras: um lugar calmo? Um ambiente de harmonia? Uma zona de guerra? Um caos total? Um local acolhedor?
É importante que todo lar tenha um espaço reservado para que possamos relaxar e nos encontrarmos com nosso Eu mais profundo. Um local que desperte em nós a sensação de conforto, segurança, paz e tranquilidade. Claro que cada pessoa tem uma condição para que isto ocorra: alguns dispõem de amplos espaços; outros talvez só possam contar com um pequeno canto da casa. Por exemplo, tive por vários anos um espaço sagrado composto de uma grande almofada no chão, perfeita para meditação, junto a uma pequena mesa, onde coloquei algumas imagens, livros e figuras sagradas.
Por vezes, este espaço sagrado pode ser simplesmente uma cadeira confortável ou um sofá. Ali poderão estar presentes os objetos que são importantes para você. Considerando que provavelmente outras pessoas habitam uma casa, é interessante conversar com elas e até combinar um espaço que possa servir para toda a família.
Não é preciso ter móveis e objetos de decoração caros ou sofisticados; a simplicidade supera a ostentação. Não é dinheiro que conta, e sim a criatividade, a imaginação e a inspiração.
A importância de estabelecer um espaço sagrado em casa é para que ali possamos permanecer por alguns momentos em profunda conexão com o nosso espaço sagrado íntimo. Na busca por desenvolver uma verdadeira espiritualidade, o contato com nosso mundo imaterial se inicia com o reconhecimento do espaço físico e material. É na matéria que encontramos suporte para a busca de nosso Mestre Interior, nosso Eu Profundo.
Agora se pergunte: como você compararia a maneira com que descreveu anteriormente sua casa com a vida que você leva? O ambiente reflete o seu mundo interior?
À medida que você desenvolve a conexão com um espaço tranquilo, fica mais fácil entrar em um estado de relaxamento e meditação.
“O Espaço Sagrado é onde você pode se encontrar de novo e de novo.”
Joseph Campbell
Ao encontrar um local ideal de descanso no lar, comece a torná-lo sagrado. A primeira providencia é fixar suas raízes, ancorar-se nesse local. Sente-se, deixando seus pés em contato com o chão, imaginando que deles saem raízes que se aprofundam na terra. Deixe que essas raízes levem para o centro da Terra toda energia em desequilíbrio que possa estar em sua mente, em seu coração e em seu corpo. A Terra vai transmutar em Luz toda essa energia.
Em seguida, proteja seu espaço, pedindo para que apenas o que for da Luz Maior possa permanecer ali. Imagine que uma poderosa luz dourada preenche o ambiente, criando um “campo de força” ao seu redor, fortalecendo-o. Isso cria um filtro que vai impedir a entrada de qualquer energia indesejada, atraindo somente o que estiver alinhado às suas intenções.
Você também pode gostar
Estabeleça agora o que vai ser feito nesse espaço. Se estiver em busca de algum esclarecimento, intencione que ali é um local para que você receba orientação de seu Eu Superior. Se busca criatividade, ali será o lugar onde receberá inspirações, e assim por diante.
Conforme usa seu espaço sagrado em conformidade com seus desejos, a energia dentro dele crescerá e se tornará mais potente. Um dia você estará tão fortalecido com essas práticas que vai sentir e compreender que todo espaço é sagrado — e o mais sagrado dentre eles é o espaço dentro do seu coração.