Saúde Integral

Alongamentos para dor no joelho

Foto de pernas com mãos de uma mulher tocando nos joelhos
Prostock-studio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um alongamento para dor no joelho pode ser tudo o que você precisa quando sente aquele incômodo na hora de caminhar, ou de subir e descer escadas. Isso, porque nem sempre esse problema é causado por alguma doença, ou por um desequilíbrio mais sério na sua saúde.

Na verdade, em muitos casos, a dor no joelho é resultado de uma atividade física intensa ou que você não tem o costume de praticar. Nessa situação, é provável que ela dure apenas alguns dias. Mas, se o incômodo persistir por muito tempo, procure auxílio médico.

Caso a sua dor no joelho seja leve, os alongamentos que separamos abaixo vão te ajudar a se sentir melhor. Preste atenção na maneira correta de praticar cada um deles, para evitar o desenvolvimento de lesões, que piorariam seu quadro.

Alongamentos para dor no joelho

1) Elevação da perna esticada

Na elevação da perna esticada, você deve deitar no chão, de barriga para cima. Flexione as duas pernas e levante uma delas, deixando-a esticada. Então, fique levantando e abaixando a perna que está esticada 15 vezes, em três séries.

Mulher branca deitada no chão e fazendo o exercício de elevação da perna esticada.
VeronikaSmirnaya / Shutterstock

Depois, faça o mesmo movimento com a outra perna. No total, você terá levantado 45 vezes cada perna. Mas é importante que você respeite o intervalo entre cada série, para não se cansar demais durante a prática.

2) Elevação da perna de lado

Para a elevação da perna de lado, você também vai deitar no chão. Dessa vez, no entanto, você deve deitar-se de lado, dobrando o braço que está mais perto do chão, para que ele sirva como um travesseiro para sua cabeça.

Mulher branca fazendo o exercício da elevação de perna de lado.
Syda Productions / Shutterstock

Em seguida, mantenha as duas pernas esticadas e eleve lateralmente a que está mais longe do chão. Feito isso, realize o movimento de abaixar e levantar 15 vezes, em três séries, com as duas pernas, como no primeiro alongamento.

3) Agachamento na parede

O agachamento na parede é um exercício um pouco mais complexo, mas também pode aliviar a sua dor no joelho. Para executá-lo, fique a um passo de uma parede lisa, de costas. Com cuidado, encoste as costas na parede, sem mover as pernas para trás.

Mulher negra fazendo o exercício do agachamento na parede
Artem Varnitsin / Shutterstock

Depois, dobre as pernas, deixando suas coxas perpendiculares ao chão, ou simplesmente abaixe até começar a sentir uma leve dor nas pernas. Permaneça nessa posição por 30 segundos, volte para a posição inicial por 10 segundos e faça esse mesmo processo cinco vezes.

4) Panturrilhas

Alongar as suas panturrilhas também pode ajudar a reduzir a dor nos joelhos. Nesse exercício, você deve pisar, com os dois pés, na ponta do degrau mais baixo da sua casa. Após esse movimento, fique na ponta dos pés e abaixe novamente 15 vezes, em três séries.

Mulher branca fazendo o exercício das panturrilhas
Maridav / Shutterstock

O alongamento não é eficiente se você não utilizar um degrau para realizá-lo. O ideal é que o seu calcanhar não tenha a possibilidade de se apoiar no chão, para estimular ainda mais os seus músculos.

5) Caminhada

A caminhada é o alongamento mais simples e leve que você pode realizar pelos seus joelhos. Todos os dias, caminhe no seu ritmo por 20 minutos, na sua casa ou em uma rua plana. Por ser um exercício de baixa intensidade, dificilmente você vai se lesionar, e ainda vai aliviar as dores que está sentindo.

Mulher negra caminhando em parque
Drazen Zigic / Shutterstock

Lembre-se de manter o seu corpo hidratado para caminhar e após realizar o seu exercício. Também é importante manter a coluna ereta durante toda a caminhada, e respirar com bastante atenção.

Benefícios de alongar os joelhos

Você já tem cinco opções de alongamentos simples para cuidar bem dos seus joelhos, aliviando dores que você sente de vez em quando. Mas será que eles são realmente eficientes? Afinal, quais são os benefícios de alongar os joelhos? Saiba mais:

1) Aumento da flexibilidade

É fundamental que as articulações do seu corpo sejam flexíveis, para que você consiga se movimentar com facilidade e não sofra com lesões quando tiver que caminhar ou carregar peso, por exemplo. Com os alongamentos para o joelho, as articulações dessa região vão se tornar mais flexíveis.

2) Redução da tensão muscular

Quando os joelhos estão funcionando adequadamente, não há um acúmulo de tensão muscular sobre eles. Em geral, é isso que provoca dor e inúmeros tipos de lesões. Se você movimentar constantemente os seus joelhos com os alongamentos que apresentamos, os músculos das suas pernas vão trabalhar com facilidade, reduzindo a tensão nos joelhos.

3) Desenvolvimento da mobilidade

As nossas articulações são como engrenagens que precisam ser lubrificadas para funcionar da melhor forma possível, e os alongamentos auxiliam nesse processo. Ao movimentar os seus joelhos, você vai desenvolver a mobilidade deles, reduzindo os incômodos resultantes de algum desequilíbrio nesta região.

Você também pode gostar:

Viu só? Você pode aliviar as dores leves nos seus joelhos na sua casa, de graça, com uma simples mudança de hábitos. Os alongamentos que apresentamos vão melhorar a sua qualidade de vida e trazer mais saúde para o seu corpo. O que está esperando para praticá-los? Comece hoje!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br