Life Coaching

Por que você deveria “forçar” um sorriso mesmo sem motivos?

Mulher jovem feliz sentada no sofá em casa e olhando para a câmera.
Rido / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você provavelmente já sentiu que um simples sorriso mudou um dia que não estava muito bom, não é mesmo? Sim, um simples sorriso tem a capacidade de mudar o nosso humor e o nosso ânimo, tirando-nos do abismo da tristeza e trazendo mais leveza e felicidade.

Isso talvez você já soubesse, considerando que muito provavelmente já teve um dia transformado por um sorriso, mas aqui vai uma novidade: você sabia que até um sorriso forçado pode mudar o seu dia e trazer mais felicidade? E prepare-se para se surpreender ainda mais: esse sorriso não precisa nem ser para ninguém! Entenda!

Feedback fácil

Sim, um sorriso forçado pode mudar o seu estado de ânimo, e isso é possível por causa de algo que alguns psicólogos chamam de feedback facial! Em suma, a hipótese do feedback facial defende que um movimento facial semelhante a um que nos lembra uma emoção pode causar essa emoção.

Ou seja, quando sorrimos, mesmo que de maneira forçada, nosso cérebro “lembra” o que sentimos quando sorrimos, então resgata essa sensação, o que pode trazer um bem-estar instantâneo ou a médio prazo, caso você adote o hábito de fazer isso com alguma frequência ao longo dos seus dias.

Sorrisos contagiosos

Além dos benefícios a nível individual, sorrir, mesmo que de maneira forçada, tem outra consequência positiva: sorrisos são contagiosos. Já deve ter acontecido de você abrir um sorriso involuntário ao ver uma pessoa sorrindo para você, não é mesmo? Pois é, nosso cérebro opera de modo a “perceber” a felicidade de alguém e corresponder.

Por isso, se você sorrir aleatoriamente para alguém, mesmo sem motivo, é provável que essa pessoa acabe correspondendo o seu sorriso e a troca se estabeleça ali com benefícios para todos os envolvidos. Ou seja, você fica feliz, faz alguém feliz e ainda estreita laços e fortalece a sua relação com a pessoa para quem está sorrindo.

A consequência disso, afinal de contas, é que um sorriso que começou forçado se torna um sorriso natural e espontâneo, que contagia e se traduz em felicidade genuína.

Mulher de roupa branca sorrindo para a acâmera com fundo de um quintal com árvores e cerca branca
Rido / Shutterstock

Isso é ciência?

Sim! Essa conclusão é resultado de um estudo publicado na Experimental Psychology, dos Estados Unidos, em 2017, por pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália (UniSA). Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o pesquisador Fernando Marmolejo-Ramos, um dos responsáveis pela pesquisa, falou sobre os resultados dela:

“Descobrimos que quando você dá um sorriso de maneira vigorosa, isso estimula a amígdala (centro emocional do cérebro), que libera os neurotransmissores responsáveis por estimular um estado emocional positivo e até mesmo de euforia. É como enganar o cérebro para emular a felicidade e melhorar nossa saúde mental”, explicou o pesquisador.

Sorrir diante dos desafios

Outro estudo comprovou a eficácia do feedback facial em relação às nossas emoções. Foi um estudo feito pela especialista em marketing Aparna Labroo, da multinacional Kellogg, em 2014. Em entrevista à revista Exame, ela falou sobre os benefícios de abrir um sorriso até mesmo diante de desafios e momentos de dificuldade:

“As pessoas sorriem porque estão se sentindo felizes ou porque estão tentando se sentir felizes. Ninguém quer olhar para alguém de cara fechada. É sempre bom sair da zona de conforto. Sorrir diante de um desafio ou de uma situação difícil mostra ao seu organismo qual sentimento você quer ter quando superar o desafio ou essa situação”.

Você também pode gostar:

Enfim, como ficou claro durante o artigo, um sorriso, por nos trazer à memória o que causa sorrisos, pode despertar felicidade em nós, além de estimular outras pessoas a sorrirem também, o que estabelece boas trocas e espalha a felicidade por aí, criando uma grande corrente de alegria! Por isso, lembre-se: com motivo ou não, sorria!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br