Autoconhecimento

10 coisas que você precisa começar a se permitir hoje mesmo

Mulher com os braços abertos em cima de uma montanha.
nokkaew / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quantas vezes você já se pegou deixando de fazer ou de falar alguma coisa por medo do que as outras pessoas pensariam de você? Sim, infelizmente, isso é muito mais comum do que se pensa. Como vivemos em sociedade, acabamos sendo influenciados por aquilo que pensam e falam de nós…

Dessa forma, nos proibimos ou nos impedimos de fazer coisas, de sermos pessoas e de nos colocarmos em situações nas quais gostaríamos de estar. Por isso é preciso constantemente lembrar si mesmo de que precisamos nos permitir buscar nossa felicidade e daquilo que nos traz essa felicidade.

Para ajudar você a pensar naquilo que trava sua liberdade e sua autenticidade, preparamos uma lista com 10 coisas que você precisa começar a se permitir hoje mesmo. Confira!

1. Ser você mesmo

Entenda uma coisa: você precisa usar as roupas que você quer, falar com as palavras que quiser, frequentar os ambientes que deseja, estar com as pessoas que ama, fazer as atividades que fazem sentido… Enfim, você precisa se permitir ser você mesmo.

Porém, se você passar a vida preocupado com o que vão pensar de você caso você faça ou seja isto ou aquilo, vai passar o tempo todo da sua caminhada vivendo em função de ser alguém que os outros querem que você seja. Enfim, permita-se viver a sua essência de maneira plena.

2. Não estar disponível

Sim, é ótimo estar ao lado das pessoas que amamos, ajudá-las como possível e ter a sensação de que estamos acompanhados na vida, mas você precisa cuidar de si mesmo e dedicar tempo para si também, não somente para os outros.

Portanto você precisa se permitir não estar disponível o tempo todo para todo mundo. Negue ajuda, se não puder ajudar. Não atrapalhe seus planos para responder a uma mensagem, se não quiser. E por aí vai. Esteja disponível o tempo todo somente para si.

3. Mudar de direção

Mudar de curso. Trocar de emprego. Terminar um relacionamento que não faz mais sentido. Abandonar suas crenças e mergulhar em uma nova religião. Descobrir um novo hobby e aceitar que não é muito bom nele, apesar de se divertir…

Enfim, a vida é mudança o tempo todo, então você precisa se permitir estar em transformação e mudar em si mesmo tudo aquilo que você acha que não condiz com o seu momento atual. Jamais sinta culpa por decidir mudar de direção e explorar um novo caminho!

4. Impor limites

Seguindo na linha da dica número 2, você precisa impor limites, especialmente para as pessoas. Permita-se dizer que não gosta de uma brincadeira, que decidiu não ir mais naquele compromisso, que determinada amizade está fazendo mal a você e você quer se afastar…

Se você não se permitir estabelecer limites em relação a pessoas, ambientes e situações, vai passar a vida se desrespeitando e desrespeitando suas vontades e seus desejos. Então se permita simplesmente se priorizar e deixar o outro um pouco de lado às vezes.

5. Acreditar em si

Entenda: você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra. Se você não correr por si e pelos seus objetivos, ninguém vai fazer isso por você. Se você não acreditar em si, ainda que você tenha grandes amigos e apoiadores na vida, ninguém vai realizar por você.

Portanto se permita acreditar em si mesmo, crer no seu potencial, perceber que é capaz e que pode, sim, conquistar tudo aquilo que move o seu coração. Acreditar é o primeiro passo para realizar, então invista na sua crença em si mesmo!

6. Estar sozinho

Infelizmente, vivemos em uma sociedade tóxica, que impõe que pessoas que são mais introvertidas ou que não desejam estar em um relacionamento amoroso, por exemplo, deveriam se sentir mal por isso. E cair nesse discurso é um grande erro!

Se você sente felicidade e paz nos momentos em que está sozinho, permita-se ficar sozinho. Vá ao cinema sozinho, saia para jantar sozinho, dê presentes a si mesmo e se agrade. O amor-próprio é o maior e mais importante amor de todos os possíveis!

7. Não ser bonzinho o tempo todo

Aprender a dizer “não” é um grande desafio, especialmente para pessoas bondosas, caridosas e generosas. Mas isso vai ao encontro do que descrevemos em relação a impor limites, especialmente a pessoas.

Se você encontra um jeito de ser bonzinho para o outro e para si, ótimo! Mas se ser bonzinho com o outro implica em se negligenciar, permita-se não ser bonzinho. Diga “não” sem se sentir culpado por estar fazendo isso, pois você está cuidando de si.

8. Não sentir vergonha

Vergonha implica medo e medo implica em se proibir de fazer alguma coisa por receio de dar errado ou do que os outros vão pensar de você. Então simplesmente se permita não sentir vergonha. Não sinta vergonha do seu corpo, da sua trajetória, das suas roupas, da sua orientação sexual, da cor da sua pele e por aí vai.

Às vezes é bem difícil mesmo encarar um olhar julgador e relevar, mas você precisa se permitir fazer isso pelo bem da sua saúde mental. Permita-se ser quem você é e não ter a menor vergonha de ser assim!

Você também pode gostar

9. Funcionar no seu tempo

Uma das piores coisas que as redes sociais estimulam em nós é a comparação. Parece que estamos o tempo todo nos comparando aos outros: o emprego, as viagens, os relacionamentos, as amizades, a família, a vida financeira…

Mas entenda duas coisas: a primeira é que as redes sociais apresentam um recorte falso e distorcido da realidade; a segunda é que você tem o seu tempo e precisa respeitá-lo, em vez de acelerar a sua vida para alcançar as conquistas de outras pessoas.

10. Cuidar de si

Quanto mais avançada for a sua idade, mais esse conselho precisa ser ouvido: cuide de si mesmo! Vá ao médico, mantenha o peso, faça atividades físicas, cuide da sua alimentação, procure atividades prazerosas e por aí vai.

Além disso, cuide da sua saúde mental. Não ache que isso é mero detalhe, então, se for possível na sua realidade, procure uma psicoterapia, converse com um profissional e cuide cada vez mais de si mesmo para viver uma vida mais plena e melhor.

Enfim, essas são apenas 10 dicas simples, mas bastante úteis para ajudar você a viver de maneira mais leve e mais tranquila. Entenda que, quanto menos você se proibir, mais felicidade vai encontrar em sua caminhada. Viva com mais harmonia para viver mais e mais feliz.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br