Você sabia que dia 28 de agosto celebramos o Dia Nacional do Voluntariado? Sabe o que é Voluntariado? Já teve vontade de se tornar um voluntário
Acredito que isso já passou pela vontade de muitas pessoas, na verdade passa ainda, por diversos motivos. É sobre isso que quero falar hoje!
No dia 28 de agosto celebramos o Dia Nacional do Voluntariado! Em uma pesquisa rápida na rede mundial de computadores descobrimos que essa data foi instituída pela própria Nações Unidas no Brasil em 1985.
Mas o que vem a ser voluntariado?
Diz respeito àquela pessoa que exerce o que é conhecido por nós como trabalho voluntário, muitas vezes se comprometendo com uma instituição, assumindo uma tarefa, aparentemente, sem ter ganhos financeiros em troca. Sempre quando pensamos em trabalho voluntário vem essa visão: uma pessoa que dedica algumas horas do seu dia para alguma instituição sem ter nada em troca.
Esta afirmação na verdade é muito relativa, pois quando falamos em trabalho voluntário não é raro ouvir de quem se dedica a isto que os ganhos são muito maiores do que valores monetários. Quem se dedica a qualquer atividade de forma voluntária tem ganhos sim! Os chamados ganhos não mensuráveis e que muitas vezes não conseguimos visualizar mesmo.
Praticar o bem sem olhar a quem
Quem faz do trabalho voluntário uma atividade constante em sua vida também traz essa característica, busca fazer o bem, o melhor para alguém sem olhar a quem.
Ajudar uma ação social é fazer parte de algo e conhecer sentimentos como compaixão e empatia, que, apesar do atual mundo nos dizer que não existem, percebemos que existem sim.
Tenho participado de trabalhos voluntários e percebido algumas coisa ao longo deste tempo que gostaria de dividir com vocês:
1 – Existem instituições sérias que se preocupam com o outro, sim. Para encontrar estas instituições você precisa se abrir e se colocar a disposição para ajudar.
Se você não está encontrando, busque saber se isto não é uma desculpa para não se dedicar.
2 – Procure uma causa que realmente faz bem. Seja igreja, se você é ligado à espiritualidade, sejam ONGs com objetivos maiores, seja uma associação de moradores.
O que for, busque o seu lugar! Tenho certeza de que ele existe!
3 – Não deixe que experiências passadas impeçam seu caminho de ajudar! Às vezes pode nos acontecer coisas nada agradáveis que nos fazem pensar que todos são iguais, mas isto não é verdade! O mundo é feito de pessoas que têm falhas, eu sei, mas não deixe isso apagar seu brilho, sua vontade de ajudar
O trabalho voluntário é uma forma de deixar a nossa marca no mundo e nos colocarmos a serviço do outro, de forma desinteressada. É uma forma de assumirmos uma postura diferente diante da nossa vida e do outro também.
Você também pode gostar
E não se surpreenda se no fim da história você perceber que quem ganha mais com tudo isso é você mesmo. Sim, sua felicidade pode estar em uma ação pequena para você, mas enorme para o mundo.