Se há algum estudo em que deveríamos investir, é no nosso autoconhecimento. Aliás, deveria estar em todos os currículos escolares, desde a mais tenra idade.
Vejo que meu filho de 3 anos já está aprendendo a se conhecer e me avisa quando está com sono. Ele mesmo já diz que quer dormir. Nunca esqueço quando li que, quando o bebê chora, geralmente, é em razão das primeiras necessidades – sono, fome ou banheiro.
Não poucas vezes, nós, seres humanos, das mais diferentes idades, podemos nos sentir incomodados e/ou irritados em razão das primeiras necessidades. Não poucas vezes, estamos sem paciência, e, na realidade, o problema pode ser fome, porém não nos damos conta disso.
A falta de autoconhecimento pode vir desde a dificuldade em percebermos nossas necessidades básicas, assim como observarmos nossas emoções.
Quando aprendemos a observar nossas emoções, começamos a saber lidar melhor com nós próprios.
Conseguimos gerenciar melhor nossas palavras, nossas reações, nossas atitudes.
Quando estamos, por exemplo, com os nervos à flor da pele, precisamos compreender que é o momento de silenciarmos e nos acalmarmos.
Se conseguíssemos, todos nós, buscar um melhor autoconhecimento, não só nossa relação interna mudaria, como também todos os nossos relacionamentos externos. Não há dúvidas disso!
Conhecer nossa forma de pensar mais interna e profunda também é de fundamental importância! Nossas crenças moldam nosso modo de ser e de viver e determinam como criamos nossa realidade. Se eu acreditar que tenho capacidade de fazer uma caminhada de 5 km, eu sigo em frente. Se eu acreditar que não sou capaz, muito provavelmente, não vou nem dar o primeiro passo.
Você também pode gostar
- Transforme-se por meio do seu amor-próprio
- Pratique o autoconhecimento da sua essência
- Ressignifique sua infância por meio do autoconhecimento
Pois então, fica aqui o convite para que você comece a se relacionar melhor com esse ser humano incrível que está dentro de você e ative suas melhores emoções, pensamentos, crenças e atitudes!
Ame-se, cuide-se, conheça a si mesmo e viva o seu melhor!