A serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, é de extrema importância para a nossa saúde. Você sabe, afinal, o que é serotonina?
Saber qual é a sua função para o nosso organismo e como aumentar a sua produção vai ajudar você a cuidar melhor de si e a se sentir mais feliz.
Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre a serotonina e como você pode elevar os níveis dela com práticas simples.
Tabela de conteúdos
O que é serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro estabelecendo conexões entre as células nervosas, estando uma delas relacionada à nossa sensação de bem-estar e bom humor. Esse neurotransmissor também é encontrado no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue, afetando o apetite e o sono.
Para que serve a serotonina?
A serotonina age de diferentes formas sobre o nosso organismo, mas, sem dúvida, a principal função da serotonina é a de nos fazer bem, no sentido lato do termo, mantendo o pleno funcionamento do nosso organismo. Assim, a serotonina regula nosso sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, humor, memória e funções cognitivas.
Quando essas funções estão em desequilíbrio, por causa da baixa de serotonina, doenças como a ansiedade e a depressão podem se manifestar. Por isso a manutenção da taxa de serotonina é tão importante para que todo o organismo funcione bem e sintamos a felicidade decorrente desse bom funcionamento.
Serotonina e felicidade
Quando o nosso corpo está com saúde, a sensação de bem-estar é como uma consequência natural desse estado de plenitude no qual sentimos que todo o nosso organismo está funcionando de forma integrada.
A serotonina acabou ficando conhecida como o hormônio da felicidade, embora seja um neurotransmissor, porque atinge diretamente a regulação do nosso humor. Acontece que, uma vez que as demais funções estão adequadas, o bom humor “aparece”. Não é que a serotonina seja um remédio milagroso que faz as pessoas se sentirem felizes; são boas práticas que levam à sua produção e ao consequente efeito que ela produz.
Sintomas de serotonina baixa
Se uma boa taxa de serotonina causa bem-estar, a queda do neurotransmissor faz com que vários sintomas se manifestam. Segundo o psiquiatra Adiel Rios, pesquisador no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conforme explicado para o canal Viva Bem do site UOL, quando encontrada em baixa concentração, a serotonina causa mau humor, insônia, falta de apetite ou compulsão alimentar, perda do foco e da libido, ansiedade e, acreditava-se, até mesmo depressão.
Entretanto, o estudo “The serotonin theory of depression: a systematic umbrella review of the evidence”, que acaba de ser publicado na revista científica “Nature”, contesta essa hipótese acerca da relação entre a causa da depressão e a baixa serotonina no organismo.
Segundo os pesquisadores, que fizeram uma revisão sistemática de outras investigações, nem todos os pacientes com depressão apresentam baixo nível de serotonina, o que sinaliza que o quadro depressivo estaria relacionado a outros fatores, como divulgado pela Folha de S. Paulo em matéria do dia 20/07/2022.
O que provoca a baixa concentração ou o que causa falta de serotonina no organismo é a carência do aminoácido triptofano, obtido através da alimentação. Confira, a seguir, uma lista de alguns desses alimentos para você incluir na sua dieta e aumentar a produção de serotonina:
- Chocolate 70% de cacau ou mais;
- Ovo;
- Banana;
- Abacaxi;
- Tomate;
- Carnes magras e baixas em gordura, como peixes e frango;
- Leite e derivados;
- Cereais integrais;
- Leguminosas;
- Legumes;
- Espinafre;
- Aspargos.
O que acontece quando a serotonina está alta?
Será que existe algum problema em “ser feliz demais”? O excesso de serotonina no organismo é, sim, prejudicial. O quadro, conhecido por síndrome serotoninérgica, provoca sintomas similares aos da euforia: rigidez muscular, calafrios, suor, hipertensão arterial e febre, conforme explicou o neurologista Gabriel Novaes Batistella ao canal Viva Bem do UOL.
Para o tratamento da depressão, por exemplo, é usada uma medicação que faz com que a serotonina aja por mais tempo nas sinapses neuronais, além de aumentar a quantidade de serotonina no cérebro. Por isso, é fundamental que o tratamento seja prescrito e acompanhado por um psiquiatra.
Afinal, como aumentar a serotonina?
Será que existem formas de aumentar a serotonina naturalmente? A resposta é sim. Como já visto, há alimentos ricos em triptofano que aumentam a serotonina, os quais você deve incluir na sua dieta.
Entretanto, não é apenas o triptofano que ajuda a produzir mais serotonina. Como, então, aumentar a serotonina naturalmente de outras formas? Incluindo bons hábitos ao seu cotidiano, como a prática regular de atividade física, ter um hobby e um momento só seu para relaxar, meditar, controlar o estresse e tomar sol para produzir vitamina D. Outra forma simples de aumentar a serotonina é recordar momentos felizes, segundo indicado pelo neurocientista Alex Korb ao G1, em uma matéria sobre como desencadear os hormônios da felicidade endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.
Você também pode gostar:
- Use técnicas naturais para aumentar os níveis de serotonina
- Cuide do seu bem-estar praticando as atitudes certas
- Melhore sua saúde mental com 30 dicas imperdíveis
A serotonina está num círculo virtuoso: através de atitudes que fazem bem para a nossa saúde, produzimos serotonina, que nos devolve em bom humor. Por isso, ter uma vida equilibrada com doses de atividade física, alimentação saudável, momentos de relaxamento e pensamento positivo ajudam na manutenção da serotonina e, em decorrência, a ter uma vida mais feliz.