Cultura

Carnaval de inverno: a festa carnavalesca de Quebec

Imagem de uma região de Quebec.
Andriys / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando ouvimos a palavra “carnaval”, nos vem à mente a típica festa brasileira, os dias do ano em que nos reservamos o direito de festejar e celebrar a vida. Apesar disso, a festa, que existe desde Grécia Antiga, não é uma exclusividade brasileira e apresenta diversas versões que viajam pelo mundo.

Uma dessas versões é o emblemático Carnaval de Quebec, no Canadá. Conheça um pouco mais sobre essa festa canadense por meio deste artigo!

Carnaval no Canadá

Apesar de ter nascido na Grécia Antiga, o Carnaval simboliza um jeito particular de cada país festejar. Foi em Paris, na França, que a festa ganhou cor e se tornou algo mais próximo do que temos hoje no Brasil, já que os franceses exportaram a festa para o Rio de Janeiro.

No Quebec, província canadense de colonização francesa, não seria diferente. E é nessa região que o Carnaval canadense ganha força. Por lá, uma das principais diferenças é que a festa é comemorada durante o auge do inverno no Hemisfério Norte, entre o final de janeiro até o meio de fevereiro – esse é o período em que os colonos franceses costumam se preparar para a Quaresma.

Como nosso Carnaval é comemorado na última fase do verão, é difícil para qualquer brasileiro imaginar como deve ser comemorar um Carnaval de inverno. E a cerveja gelada? E as danças que fazemos enquanto seguimos um bloco debaixo do sol? E as roupas mais frescas?

Quebec pode não ter tudo isso, mas os canadenses sabem bem como adaptar a alegria carnavalesca à sua realidade climática. Confira alguns dos costumes do Carnaval de Inverno em Quebec:

  • Festival de Rua, evento com atrações musicais e artísticas
  • Atividades esportivas, como esqui, patinação no gelo, hóquei, snowboard e muitas outras.
  • Guerra de bola de neve.
  • Descida de trenós e tobogã de gelo.
    E há ainda várias outras celebrações!

A primeira edição do Carnaval do Canadá aconteceu em 1894, e, desde 1995 – quando ocorreu a edição fundada por Wilbrod Bherer, Louis-Philippe Plamondon e Louis Paré –, a festa vem sendo realizada todos os anos.

Hoje o Carnaval de Quebec é considerado um dos maiores do mundo, atraindo quase 450 mil pessoas todos os anos, e sua popularidade só perde para o Carnaval do Rio de Janeiro e o de Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Quem é Bonhomme?

Na tradução do francês ao portugês, “Bonhomme” quer dizer “companheiro”. Mas quem é esse companheiro, afinal? Representado como um boneco de neve, Bonhomme é como um rei para o Carnaval quebequense.

Com olhos grandes, feição sorridente e vestimenta vermelha e azul, sua aparência amigável leva consigo o símbolo do espírito de diversão e alegria da comemoração.

No Carnaval de Inverno, existe uma tradição em que o prefeito de Quebec dá abertura às celebrações ao dar as chaves da cidade ao boneco Bonhomme. O personagem adorado também é considerado misterioso, já que não há uma história detalhada sobre, ele e ninguém sabe para onde ele vai quando a festa acaba.

Atrações do Carnaval de Quebec

Já deu para entender que Carnaval de Inverno pode mesmo ser divertido, mesmo com os costumes tão opostos aos das festas brasileiras, não é mesmo? E não é à toa que o Carnaval de Inverno do Quebec atrai milhares de turistas ao redor do mundo, pois, além do inverno em si, esse período de celebração traz muitas outras atrações. Confira as principais!

O Castelo de Gelo: o lindo castelo feito integralmente de gelo é considerado o Castelo do Rei do Carnaval, o Bonhomme. Quando o Sol se põe, o castelo se transforma em uma festa ao ar livre.

Boneco feito de gelo tocando piano de gelo.
Anne Richard / Shutterstock

Taça de caribu: como se fosse um vinho quente, a bebida é originária da província e teve sua receita criada por caçadores e madeireiros que misturavam sangue de caribu com uísque para se aquecer. Hoje a mistura é feita com xarope de bordo e uísque para dar um toque tradicional.

Grupos de dança: já que se trata de Carnaval, a dança não poderia ficar de fora. Como uma espécie de “show de talentos”, os grupos de dança fazem parte das atrações artísticas recebidas pela festa.

Desfiles noturnos: durante o segundo e o terceiro finais de semana do Carnaval de Inverno, dançarinos, bandas marciais, carros alegóricos iluminados e artistas musicais fazem um desfile noturno que lota as ruas. A principal estrela dos desfiles é ele, claro: Bonhomme!

Corrida de canoa no gelo: Além de pular muito Carnaval, equipes de todo o mundo entram para uma competição de canoa no gelo, em que 5 atletas empurram suas canoas pelo congelado rio São Lourenço.

Carnaval é bom em qualquer lugar

Seja no inverno, na primavera, no outono ou no verão. Seja no norte, no sul ou em qualquer outra região do Universo… Carnaval é bom em qualquer lugar.

O melhor dessa festa é que ela expressa elementos culturais muito particulares de cada povo, mas compartilha e une um sentimento universal muito importante para sobreviver: a alegria.

Você também pode gostar

E aí? Prefere curtir o Carnaval com o clima bem quente brasileiro, ou você também exploraria o congelado Carnaval de Inverno do Quebec?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br