Autoconhecimento Comportamento

Solidariedade

Mãos de várias mulheres sobrepostas uma à outra, em sinal de união.
Hannah Busing / Unsplash
Escrito por Luis Lemos

Ajude o outro, mesmo que você seja criticado; mesmo que muitos digam que “tudo é interesse”, que “não há pessoas boas no mundo”. A solidariedade é sempre benigna, nunca maligna. Por isso, o galardão da pessoa solidária é a felicidade na vida, a doçura no coração, a paz de espírito, enfim, a antecipação do Paraíso na terra.

Escritores de todos os tempos e em todos os contextos, dos mais variados gêneros e estilos literários, sempre buscaram escrever, de maneira especial, a boa-notícia, a história perfeita. Assim foram os evangelistas, os filósofos, os cientistas; assim sou eu, assim é você e todos aqueles e aquelas que gostam de ler!

Religião é aproximação entre o humano e o divino, alento vital, brandura do espírito, abrigo da alma, aconchego da mente, sistema de paz, alegria do homem crente. No ambiente sagrado ou profano, o que deve imperar é o respeito à fé ou à falta de fé do outro. Religião que não serve para unir não serve para salvar!

Nenhum problema é tão emergencial quanto aquele que vem do conflito entre nações; são famílias destruídas, sonhos desfeitos; pessoas mortas, muitas, milhares; crianças abandonadas; fome, dor, sofrimento de toda natureza, e como! Todo apoio às vítimas da guerra, seja material ou espiritual, é bem-vindo. Você já orou pelo fim da guerra ou pela paz no mundo hoje?

Saúde é isso: alimentação saudável, ausência de dor, sofrimento, angústia, projeto de vida, busca da felicidade, bem-estar, realização pessoal e profissional. O equilíbrio corporal, mental, ambiental e espiritual; o controle da língua, do estômago, dos nossos impulsos e desejos, são fundamentais para a nossa saúde total. Isso tudo ajuda a dissipar emoções tóxicas e suavizar nossas expectativas.

Arte da conquista e manutenção do poder ou, simplesmente, ação de poder de quem deseja tudo para si e a lei para os outros, isso é política! Geralmente são os moralistas que dominam essa área. Eles não se preocupam com a república, muito menos com o cidadão. Vivem de aparências e são lobos em pele de cordeiro. Graças a Deus, a morada final desses políticos é no meio dos túmulos!

Sobre educação, o pensador brasileiro Paulo Freire dizia: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. E eu concordo com ele, ou seja, nós nos educamos reciprocamente. Somente a educação é capaz de transformar tempos difíceis em prazeres inenarráveis.

Você também pode gostar

Por fim, o alerta mundial do Papa Francisco é urgente e real: o fim de todos os viventes ou a salvação da humanidade dependem de “uma aliança de solidariedade universal em prol do desenvolvimento, da ecologia integral e de uma rede de relações humanas, abertas e sem discriminação”.

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia