Cultura

Carnaval em Agosto: Conheça a festa de Notting Hill

Homem dançando com uma fantasia no Notting Hill Carnival
Angel Ganev / Flickr.com
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das festas mais aguardadas do ano, para os brasileiros é, sem sombras de dúvidas, o Carnaval. Para todo o mundo, as cores e o símbolo dessa festa são sinônimos da própria identidade brasileira. Até quem não curte muito festas de rua conhece de cor muitas canções e tem pelo menos uma história pra contar sobre um Carnaval passado. O povo do Brasil ama tanto o Carnaval que existem as festas pré-carnavalescas, com blocos de ruas gigantescos e shows que já entraram para a tradição.

Tradicionalmente, o Carnaval é festejado no Brasil entre o fim de fevereiro e o início de março, culminando na Quarta-Feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma. A festa é um misto de referências culturais e religiosas de diferentes origens. É possível encontrar alusões ao cristianismo, às religiões de matriz africana e até a culturas indígenas.

No entanto a festa não é exclusiva do Brasil. Você sabia que o Carnaval ocorre em diversas partes do mundo? Em todos os cinco continentes, é possível encontrar festas que também se chamam Carnaval ou foram inspiradas por eles. É possível encontrar variações, festejos de origem diversa e até eventos que fazem alusão à festa de rua brasileira.
Você sabe como surgiu o Carnaval e como ele é comemorado em outros lugares? Se você tem curiosidade de saber como são as variações dessa festa tão tradicional aqui no Brasil, acompanhe esse artigo com muita vontade de cair na folia.

Você encontrará nesse artigo:

Como surgiu o Carnaval

Existem duas possibilidades de origem do termo “Carnaval”. A primeira delas vem do latim “carne vale”, que significa “adeus à carne”; já a segunda tem origem no italiano “carne levare”, que, por sua vez, significa “remover a carne”. Ambos os termos remetem ao período de pré-Quaresma, como forma de alusão e preparação para esse importante período cristão.

Dessa forma, é possível dizer que o Carnaval da forma como conhecemos vem a ser um festejo de origem cristã. Na sua forma mais rudimentar, ele surgiu como um período no qual o exagero era liberado já que, em seguida, viria um momento de calma, concentração e sacrifícios.

No entanto, como muitas datas cristãs, o Carnaval é baseado em festejos da antiguidade e adaptou muitas celebrações antigas. Podemos fazer associações com os bacanais dos gregos antigos, as saturnais dos antigos romanos e as festas de Ísis e de Ápis, realizadas pelos egípcios da antiguidade.

As festas públicas sempre foram realizadas, mas o Carnaval da forma como conhecemos passou a ser realizado a partir do início do século XX, na Europa. Desfiles de máscaras, bailes inumeráveis e muita música. Os parisienses logo exportaram esse modelo de Carnaval para todo o mundo e a comemoração logo chegou ao Brasil.
Hoje em dia, é possível ver a troca que existe entre as diferentes culturas, a ponto de escolas de samba desfilarem no Japão, por exemplo.

Como se comemora o Carnaval em outros países

Pessoas comemorando o Carnaval nas ruas
Kleber Cordeiro / Shutterstock.com

Toda a multiplicidade cultural e o tempero local de cada região fazem do Carnaval uma das festas mais democráticas e coloridas do mundo. No continente americano, por exemplo, por forte influência brasileira, é claro, a festa é celebrada em diferentes países. No Caribe, o Carnaval é bastante popular. Uma das maiores festas carnavalescas do mundo ocorre em Trinidad e Tobago. Na Jamaica, o Carnaval é comemorado em abril porque fevereiro é o mês do reggae.

Até nos Estados Unidos é possível encontrar comemorações em alusão ao Carnaval. O Mardi Gras ocorre em New Orleans e é uma celebração de Carnaval trazida pelos colonizadores franceses.

No continente europeu, como falaremos em seguida, o Carnaval é bem múltiplo e consiste em diversas variações, a depender dos países. Na Ásia também é possível encontrar celebrações similares. Desde 2002, Taiwan sedia uma festa similar e também é possível encontrar blocos carnavalescos no Japão.

Carnaval europeu

Na Europa, lar das origens do Carnaval moderno, existem diversas celebrações clássicas. O continente reúne diferentes estilos para essa celebração tão famosa e clássica.
Tudo começou em Veneza. O Carnaval dessa cidade tem mais de 900 anos. Os festejos foram iniciados em 1094. As tradicionais festas de rua com baile de máscaras reúnem as fantasias mais clássicas já vistas.

O Carnaval russo é fortemente ligado à religião e recebe o nome de Maslenitsa. Na ocasião, a população se despede do inverno e começa a celebrar a primavera que se aproxima.

Outro Carnaval que se passa num momento frio é o da Suíça. Lá, as festas começam na quinta-feira suja e só terminam na terça-feira de Carnaval.

Outra opção muito conhecida e celebrada é o Carnaval inglês de Notting Hill. A celebração é conhecida como a segunda maior festa em alusão ao Carnaval realizada nas ruas. Você sabia disso? Olha só, depois do Brasil, quem domina as folias na rua é a Inglaterra!

Como surgiu o Notting Hill Carnival

População de Notting Hill comemorando o Carnaval em Agosto
Photo by DAVID ILIFF. License: CC BY-SA 3.0 / Wikimedia Commons

O Carnaval inglês surgiu na década de 60. Durante esse período ocorreram diversas explosões culturais das comunidades de origem negra, principalmente diaspóricos da região caribenha. Foi um momento em que a festa era instrumento político para reafirmar identidades e combater o racismo.

Foi nesse cenário que surgiu uma celebração em alusão ao Carnaval, que sempre foi forte no Caribe, conforme dissemos anteriormente. No entanto, a festa não ocorria em fevereiro, por causa do frio, mas em agosto. Isso mesmo, um Carnaval de rua em pleno agosto!

Deu certo porque o período é o mais quente do ano para os ingleses. Desde 1965, as ruas do bairro londrino Notting Hill se enchem de pessoas de todas as origens e nacionalidades, que festejam essa celebração tão pacífica e divertida.
O conservadorismo e o racismo de muitos ameaçou a continuidade do festejo, mas muitas pessoas defenderam a permanência da realização do evento, incluindo o rei Charles.

Tradições do Notting Hill Carnival

No Carnaval inglês é possível encontrar tradições semelhantes ao Carnaval brasileiro. Existem carros alegóricos, baterias percussivas de escolas de música de origem caribenha e comida bem apimentada e carregada do tempero da América Latina.
No sábado de Carnaval ocorre competição de escolas de samba, durante a abertura dos festejos. O domingo de Carnaval é considerado o grande dia da família durante o Notting Hill Carnival. Atrações se apresentam durante todo o dia. Alguns dos espaços mais procurados são as barracas de comidas.

O principal desfile de Carnaval, quando se reúnem diversas bandas e grupos, ocorre no último dia, segunda-feira. A grande multidão passa pelas principais ruas do bairro. Você pode encontrar mais informações sobre esse evento que já é considerado um clássico londrino neste site: https://nhcarnival.org/.

Você também pode gostar:

E aí, você sabia que o Carnaval tem tantas variações mundo afora? Pois é, o Brasil lidera quando o assunto é essa festa, mas os outros países não ficam facilmente atrás, não é verdade? Já pensou em viajar pelo mundo, principalmente visitando esses festejos que ocorrem em datas diferentes das nossas? O Notting Hill Carnival pode ser uma boa opção, hein! Programe-se, arrume aquela fantasia bem criativa e caia na folia!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br