Ervas e Chás Nutrição

Cravo da índia: Saiba tudo sobre essa poderosa iguaria

Cravo-da-Índia transbordando de um pote. À frente, uma colher de pau com alguns cravos-da-Índia. e outros espalhados ao seu redor.
Mamsizz / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O cravo-da-índia, conhecido popularmente no Brasil como cravinho, é a flor da planta cravo e é uma especiaria bastante popular em toda a culinária mundial. Entretanto, o que poucos sabem é que o cravo-da-índia é também considerada uma planta medicinal, devido às suas propriedades antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória, expectorante e afrodisíaca.

Ele é utilizado de forma medicinal há milhares de anos. Na China, por exemplo, ele era conhecido como um poderoso antisséptico. O cravo-da-índia ajuda a prevenir o colesterol, é coadjuvante no tratamento de infecções e dores, diminui a tosse, melhora a digestão e aumenta o desejo sexual.

Além disso, o cravo-da-índia é uma fonte completa de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e betacaroteno, e o seu consumo traz diversos benefícios à saúde. Ele é comumente usado em sua forma natural para aromatizar tanto pratos doces quanto salgados, como por exemplo guisados, arroz, sopas, molhos, licores, doces, compotas de frutas, caldos, pães, queijos, ou ainda no preparo de infusões.

Além de utilizado em sua forma natural, o cravo-da-índia pode ser encontrado em forma de pó ou de óleo essencial. A seguir, conheça mais sobre essa potente especiaria e saiba como utilizar o cravo da índia em seu dia a dia, tirando proveito de todos os seus benefícios.

Para que serve o cravo-da-índia

O cravo-da-índia é bastante versátil e pode ser utilizado para enriquecer pratos doces ou salgados em sua forma natural, ou seja, seco e inteiro, ou ainda moído, em pó e no formato de óleo essencial. Além de tempero e um excelente aromatizador em diversas receitas, o cravo também pode ser utilizado como remédio natural, ou em forma de óleos e cremes na cosmetologia.

Porém, o que nem todos sabem, é que o cravo-da-índia também possui um lado espiritual poderoso, sendo um ótimo ingrediente para limpeza energética, trazer paz e harmonia, atrair dinheiro, amor e, principalmente, proteção.

Como consumir cravo-da-índia

Vários cravos-da-Índia amontoados sob uma colher de pau também cheia de cravos.
Intarawat / Shutterstock

Além de contem fibras, vitaminas e minerais, o cravo-da-índia, utilizado inteiro ou em pó, não adiciona somente sabor à comida, mas também fornece vários nutrientes super importantes.

O seu sabor doce e aroma inconfundível é sucesso garantido em bolos, pães, doces e caldos. Suas propriedades também podem ser aproveitadas na forma de chás, que combinam muito bem com outros ingredientes, como a canela, o limão e o gengibre.

O óleo essencial feito a partir dele é utilizado pelos seus benefícios terapêuticos, como efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, entre outros, em forma de chás, perfumes e banhos. O componente responsável pelo aroma do cravo-da-índia é o eugenol, que é também utilizado na fabricação de medicamentos, inclusive na odontologia.

Tabela nutricional

Calorias274
Gorduras Totais13g
Gorduras Saturadas4g
Gorduras Trans0,3mg
Colesterol0,g
Sódio277mg
Potássio1.020mg
Carboidratos66g
Fibra Alimentar34g
Açúcar2,4g
Proteínas6g
Vitamina C0,2mg
Cálcio632mg
Ferro11,8mg
Vitamina D0 IU
Vitamina B60,4mg
Cobalamina0 µg
Magnésio259mg
Quantidade por 100 gramas.

Benefícios do cravo-da-índia

  1. Possui efeito repelente: O óleo de cravo-da-índia tem o poder de afastar moscas, mosquitos e outros insetos, devido ao seu aroma característico, que é um repelente natural destes insetos. Uma outra maneira bastante prática e eficiente de afastar insetos é espetando alguns cravos em uma fruta cítrica, como laranja ou limão.
  2. Traz alívio para a tosse: O cravo possui ação expectorante, antibacteriana e anti-inflamatória. Ou seja, ele diminui a inflamação e ajuda a eliminar o catarro, sendo bastante utilizado como coadjuvante no tratamento de infecções respiratórias, bronquite, gripes e resfriados.
  3. É um relaxante muscular natural: O cravo-da-índia ajuda a combater o cansaço e a relaxar os músculos, devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo essencial de cravo pode ser utilizado em óleos de massagens para aliviar a fadiga ou para ajudar a recuperação muscular em caso de contusões.
  4. Auxilia a cicatrização: Essa planta medicinal possui propriedades antissépticas, sendo assim, o óleo de cravo ou qualquer produto fitoterápico à base de cravo-da-índia, quando usado diretamente sobre a pele machucada, facilita a cicatrização, ameniza inflamações e irritações.
  5. Combate infecções: O cravo também possui ação microbiana e ação antifúngica, podendo ser utilizado no combate a infecções causadas por alguns tipos de fungos e bactérias. Isso se deve principalmente à presença de componentes bactericidas e bacteriostáticos presentes no cravo, como eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico.

Cravo-da-índia na espiritualidade

Um recipiente raso cheio de cravos-da-Índia
Afif Ramdhasuma / Shutterstock

O cravo-da-índia é um dos produtos naturais mais conhecidos pela sua força espiritual. Além de tempero, a especiaria é utilizada para diversos fins na espiritualidade. O cravo é um grande protetor e traz boas energias e vibrações.

Quando utilizado como banhos, o cravo funciona para fortalecer a alma, afastar as energias negativas e melhorar a saúde de forma geral. Pode ser utilizado como um amuleto, colocando em um saquinho de pano cerca de 7 cravos e carregando consigo junto ao corpo para proteção e contra o mau-olhado.

Além disso, o cravo-da-índia possui propriedades afrodisíacas. Ou seja, ele consegue intensificar o amor entre as pessoas e proporcionar a abertura de novos caminhos de amor para a sua vida.

Há contraindicações no consumo do cravo-da-índia?

Apesar dos inúmeros benefícios, o cravo-da-índia é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes e para crianças com menos de 6 anos de idade. O cravo também pode causar irritação na mucosa digestiva em algumas pessoas mais sensíveis e não é recomendado em caso de gastrite ou úlcera estomacal.

Além disso, o eugenol, presente no cravo-da-índia, pode interferir na coagulação sanguínea, portanto a especiaria não deve ser ingerida nas duas semanas que antecedam qualquer cirurgia programada. O eugenol pode ser bastante tóxico para a saúde se o cravo for consumido puro e em grandes quantidades. Por isso, o consumo deve ser feito sempre com moderação!

Por outro lado, os banhos de cravo-da-índia são considerados seguros. Devemos evitá-los apenas em caso de alergias específicas ou peles muito sensíveis. Quanto ao uso do óleo essencial, não é recomendado que ele seja aplicado diretamente na pele. O ideal é diluir o óleo de cravo em algum óleo carreador, como o de coco, de gergelim ou de uva, na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa rasa de óleo carreador.

Receitas com cravo-da-índia para o dia a dia

Chá de cravo-da-índia

Uma jarra de chá, um copo cheio de chá e um pequeno recipiente com cravos-da-Índia. Outros cravos-da-Índia espalhados ao lado do pote.
azerbaijan_stockers / Shutterstock

Coloque aproximadamente 10 gramas de cravo-da-índia em uma caneca com 1 litro de água e deixe ferver por cerca de quinze minutos. Depois que amornar, coe e tome durante o dia. O chá pode ser consumido até três vezes em um único dia.

Defumação com cravo-da-índia

Para fazer a defumação é preciso ter um incensário pequeno e carvão em brasa. Então, queime o carvão e mantenha-o aceso, jogando o cravo-da-índia em pó por cima, a fim de que a fumaça defume todo o ambiente.

Quando a brasa acabar, os resíduos devem ser descartados em qualquer lixo, contanto que seja em um local distante do ambiente que foi defumado. Outra forma mais simples de fazer a defumação é usando apenas um incenso de cravo. Compre um incenso de boa qualidade e, da mesma forma, deixe-o queimar nos ambientes desejados.

Molho de pimenta

Uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do cravo, inserindo a especiaria em seu dia a dia, é através desse delicioso molho de pimenta caseiro.

Ingredientes:

  • Alguns tipos de pimentas de sua preferência (pode ser uma combinação de pimenta caiena, dedo-de-moça, malagueta, entre outras)
  • 1 colher de café de cravo-da-índia
  • 1 dente de alho descascado
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de café de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de vinagre branco ou de maçã

Modo de preparo:

Ferva as pimentas com um pouco de água em uma panela pequena até elas ficarem macias. Acrescente o alho descascado, os cravos, o sal e o açúcar no vinagre. Retire do fogo e deixe esfriar.

Em um liquidificador, bata tudo até obter uma consistência homogênea. Peneire, pressionando levemente com uma colher para retirar as sementes. Então, adicione mais um pouco de vinagre, transfira para um pote de vidro esterilizado, tampe e mantenha na geladeira por até 1 mês.

Chocolate quente com cravo e canela

Essa delícia leva apenas cinco ingredientes e é uma deliciosa opção de bebida para o inverno.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de leite
  • 2 paus de canela em casca
  • 4 cravos-da-índia
  • 1/4 xícara de chá de chocolate em pó
  • 1/4 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo:

Em uma panela, despeje o leite, a canela em casca e o cravo-da-índia e leve ao fogo médio, por cerca de 20 minutos. Mexa constantemente, tendo cuidado para não deixar o leite ferver. Depois, retire a canela e os cravos com o auxílio de uma peneira e acrescente o chocolate em pó e o açúcar. Mexa bem e sirva ainda quente.

Banho de cravo-da-índia

Esse banho traz vários benefícios para a saúde espiritual, ajuda a limpar a aura e elevar as energias vibracionais. É também bastante eficaz contra o mau-olhado e doenças da alma.

Ingredientes:

  • 7 cravos-da-índia
  • 1 litro de água limpa.

Modo de preparo:

Primeiro, ferva a água. Em seguida, coloque os cravos e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar por alguns instantes. Após tomar o banho convencional, despeje o banho de cravo-da-índia do pescoço para baixo.

Então, deixe o corpo secar naturalmente, no máximo tire a umidade com uma toalha limpa. O banho de cravo-da-índia pode ser tomado duas vezes por semana, desde que haja um intervalo mínimo de três dias entre um banho e outro.

Importante lembrar que para ter os efeitos potencializados é preciso fazer com muita fé. Os resíduos de cravo devem ser despejados em algum local com terra, já que ela possui o poder de filtrar energias negativas.

Você também pode gostar

O cravo-da-índia é um ingrediente com muitos nutrientes e possui muitos benefícios potenciais para a saúde. Assim como os demais alimentos saudáveis, ele torna-se ainda mais eficaz quando consumido dentro de uma alimentação equilibrada.

Por isso, acrescente algumas porções de cravo-da-índia em suas refeições semanais, incorporando o ingrediente em diversos pratos. Assim, você irá aproveitar não só o sabor, mas também todos os benefícios da planta.

Insira esses conhecimentos da medicina natural em sua rotina! Para um aproveitamento ainda mais completo, utilize o cravo em seus demais formatos: na aromaterapia através do óleo essencial, em forma de banhos energéticos ou ainda como um amuleto de proteção.

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br