Muito se fala sobre alma. O assunto é difícil e abrange vários aspectos. Religiosidade, espiritualidade e filosofia se ocupam do tema. Antes de adentrarmos nos significados, precisamos conhecer a etimologia da palavra. O termo vem da palavra hebraica néfesh, que significa “criatura que respira”, utilizada no velho testamento da bíblia. A origem do vocábulo também está na palavra grega psykhé “um ser vivente” ou “vida”. Psykhé é empregado no novo testamento. Dentro do livro sagrado católico alma possui vários significados. Vamos resumir cada um deles.
Possuidora da vida, sopro de vida ou fôlego de vida
Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Gênesis 2:7
Não é apenas o homem que tem alma. Animais e plantas também possuem. Neste contexto, é preciso esclarecer que não é uma comparação entre seres, mas, ambos estão em pé de igualdade em relação à existência neste plano: os dois vivem, cumprem seu propósito e morrem.
Sangue ou aquilo que é essencial à vida física
Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Gênesis 9:4
Aqui, a alma é visto como elemento primordial a vida física, humana e animal. Neste significado, a materialidade da carne está ligada ao sangue. Violência contra o homem e caça de animais mata a alma, consequentemente encerra a existência física.
O estado psíquico do indivíduo
Aqui, o conceito de alma é restrito aos seres humanos. A alma como estado psíquico possui três fundamentos.
- A sede do apetite físico: representa a importância da água e da comida para a integridade corporal.
- A origem das emoções: refere-se à angústia, tristeza dos dias difíceis e também a alegria de viver. Sobre a alegria, o sentimento é visto como fruto de quem eleva seus pensamentos a Deus.
- A vontade a ação moral: aliar suas vontades a retidão de caráter.
O próprio indivíduo ou pessoa
A alma não é outra coisa que o próprio indivíduo. Ao termos atitudes corretas estamos elevando nossa alma, purificando a nós mesmos.
A existência ou vida física e humana
Aqui a alma é a força que nos mantém vivos, também pode ser visto como a própria vida.
Desejo, intenção
Neste contexto, a alma representa nossos desejos. Quanto mais firmes e puras são nossas intenções, mais elevada é a alma.
Existência após a morte, a parte imaterial e eterna do homem
Durante a vida física, nada adianta acumular riquezas, se a alma está na escuridão. Quando o corpo morre, a alma continua a viver. A existência após a morte é plena quando a vida terrena foi guiada pela bondade.
Alma segundo o espiritismo
Para o espiritismo, a alma é um ser simples. Ela é a morada do pensamento, da vontade e do senso moral. O homem é feito da união entre alma, perispírito (ou campo energético) e corpo material. Para a doutrina, alma é ser inteligente, nela reside as percepções e as sensações. Ela sente e pensa por si própria, além de ser diferente, vir antes e sobrevive à morte do corpo. O espiritismo ainda nos diz que alma é o início da vida e da inteligência.
Alma antiga
Existem pessoas que destoam das demais. Há quem não ande em bandos, vive em constante estado de reflexão e apresenta comportamentos incompatíveis a faixa etária. Elas têm amizade com professores e outros adultos. Tais indivíduos são incompreendidos, vistos como chatos e considerados antissociais. Porém, essas pessoas têm alma antiga. A característica compreende uma visão amadurecida sobre sua vida e o mundo. Os seres de alma antiga trilham firmemente seu caminho, sem medo de lançarem-se sozinhos nesta jornada. Será que você é uma pessoa de alma antiga? Leia as características abaixo e confira.
Criança estranha e socialmente mal adaptada
Algumas crianças e adolescentes apresentam uma incrível maturidade. Elas são consideradas precoces, e por não se encaixarem nos padrões considerados normais, são tidas como rebeldes. Inteligentes e extremamente curiosas, pais e professores não sabem o que fazer. Crianças e adolescentes com alma antiga colocam a maturidade e inteligência dos adultos em xeque e, geralmente são tidas como arrogantes.
Materialismo não
Pessoas de alma antiga não cultuam o materialismo. Aparatos tecnológicos, roupas de grifes e riqueza não representam nada. Seguir a moda e ser admirado pelas coisas não está nos planos. Objetos e dinheiro não trazem satisfação e alimentam o vazio de almas pequenas. O ter é valorizado somente se estiver relacionado à espiritualidade. Ter consciência do livre arbítrio, ter a consciência da importância do amor…
Admira o conhecimento, a sabedoria e a verdade
Essa alma é voltada para a intelectualidade, algo percebido como fonte de poder. A sabedoria é vista como chave para a verdadeira felicidade. A verdade é o que leva a liberdade plena. Ler revistas ou sites de fofocas é a maior perda de tempo. Uma pessoa de alma antiga nunca estará sozinha, pois, sempre tem um bom livro.
Ver o panorama da situação
De que importa ter mil amigos e uma imensidade de likes em redes sociais? Para quem possui uma alma antiga, nada. Os lemas são: analisar a vida como um todo, captar o que é realmente em sua existência e no mundo e viver a vida com serenidade e sensatez.
Pensativo e introspectivo
Quem tem alma antiga pensa muito sobre suas atitudes e na dos outros. Esses momentos de reflexão sempre rendem frutos. Pessoas assim transitam por diversas situações com tranquilidade.
Um ser solitário
Dedicar-se aos pensamentos exige concentração. Em meio ao barulho e a multidão fica difícil. Para concentrar-se em questões complexas e subjetivas é preciso afastar-se do mundo. Pessoas de alma antiga não são vistas com grupos e adoram ficar em seus quartos. Este distanciamento permite a aproximação da essência pessoal e resolução de problemas.
Inclinação espiritual
Indivíduos com alma antiga possuem forte ligação com a espiritualidade. Para eles, a existência não está limitada às funções orgânicas. Nossa missão não é somente trabalhar e pagar contas. O amor não é algo a ser perseguido, e sim fator elementar à vida. O amor a vida, ao semelhante, a natureza e ao ofício. Para essa alma, o amor é a melhor maneira de exercermos a espiritualidade. Esta inclinação espiritual traz uma relação de responsabilidade com o tempo. Por entendê-lo como algo valioso, não sobra espaço para futilidades, inveja, raiva e nenhum sentimento tóxico.
Consciência sobre a transitoriedade da vida
A consciência da morte por vezes atormenta. Por entenderem que a vida é breve, as pessoas com alma antiga vivem plenamente. Elas não perdem tempo remoendo sentimentos e não convivem ao lado de pessoas tóxicas. A vida é maravilhosa para gastarmos nossa energia com elementos negativos.
Nuances
Sentimentos comuns às pessoas de alma antiga: desconfiança mundial, cansaço mental, paciência vigilante e calma destacada.
PSOAS
Você ainda não deve ouvido falar. Chamado de “músculo da alma”, o PSOAS é o grande centro energético do corpo. A flexibilidade garante o trânsito de energia vital nos ossos, músculos e articulações. Este músculo é o mais profundo estabilizador do corpo humano. O PSOAS faz a ligação entre a coluna vertebral e as pernas. O músculo é responsável pela mobilidade articular, amplitude dos movimentos, nos mantém de pé e possibilita levantar as pernas para caminhar. Descobertas recentes mostram o PSOAS como um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente, resumindo, o músculo é o mensageiro primário do sistema nervoso central. A ligação com o tecido conjuntivo interfere na respiração e no medo reflexo.
Quando saudável, o músculo estabelece um suporte para os órgãos abdominais. Os benefícios vão além:
- Um PSOAS positivo alonga com mais eficiência a parte posterior dos músculos, pernas e pélvis ganham mais independência.
- A posição da coluna vertebral melhora, os órgãos abdominais funcionam melhor
- Melhor funcionamento dos órgãos abdominais, da respiração e do coração
Você também pode gostar:
O músculo possui estreita relação nas reações físicas e emocionais básicas. Postura errada, tensão, estresse e ansiedade comprometem o PSOAS. O músculo fica mais curto e duro, dando início a dores nas costas, dor ciática, hérnia de disco, problemas digestivos e ciclo menstrual abundante. O corpo dispara outras mensagens de alerta. As glândulas supra-renais são atingidas. Localizadas sobre os dois rins, as glândulas são formadas por dois tecidos. O córtex corresponde a parte externa, enquanto a medula forma a parte interna. O córtex produz esteroides, substâncias que funcionam como hormônio (testosterona) e como vitaminas (vitamina D). Alterações no PSOAS também afetam o sistema imunológico.
Como cuidar do PSOAS?
Por ser um músculo canalizador de energia, o PSOAS sofre desequilíbrios constantes. A correria cotidiana nos leva a adotar posturas erradas ao sentar e caminhar, além de descuidar da alimentação. Para recuperá-lo são necessárias medidas especiais. Alimentação equilibrada é um importante passo. Outra aliada para reequilibrar o PSOAS são as terapias orientais. Confira nossas dicas para reequilibrar o PSOAS.
Ioga
A técnica indiana possui mais de 5 mil anos. Compreende práticas do hinduísmo e budismo. O objetivo é harmonizar corpo e mente pela respiração, posturas e meditação. Vamos listar alguns benefícios.
- Promove autoconhecimento e paz interior
- Alivia o estresse físico e mental
- Alivia dores nas costas
- Beneficia o sistema nervoso
- Melhora o aparelho digestivo
- Melhora o sistema cardiovascular
- Promove o bom funcionamento das glândulas endócrinas
- Melhora o intelecto, concentração e memória
- Ameniza ou elimina doenças psicossomáticas (problemas físicos advindos de causas psíquicas)
Pilates
O método desenvolvido por Joseph Pilates nos anos 20 alonga e fortifica o corpo. Os exercícios de baixo impacto e poucas repetições são individualizados. Eles não desgastam as articulações nem os músculos. O pilates é uma técnica democrática, podem praticar atletas profissionais a pessoas sedentárias. Não há contraindicação para pessoas com problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas, contudo é necessária avaliação médica prévia. Veja os benefícios do pilates:
- Combate o estresse físico e mental
- Realinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos abdominais
- Melhora a respiração
- Traz flexibilidade
- Promove coordenação motora
- Previne fraturas
Tai chi chuan
A técnica nasceu na China. Caracterizada pelos movimentos lentos, o tai chi chuan trabalha a concentração. A prática melhora o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório, esquelético, digestivo e dos órgãos sensoriais. O tai chi chuan traz as seguintes vantagens:
- Diminuição do estresse físico e mental
- Vida mais serena
- Aumento a vitalidade
- Relaxamento muscular
- Aumento da concentração
- Fortalecimento o sistema imunológico
Musculação
A musculação também age na recuperação do PSOAS. Os exercícios trazem equilíbrio e estabilidade, entre outros benefícios:
- Protege os músculos
- Força muscular
- Flexibilidade e mobilidade
- Coordenação motora
- Relaxamento
- Acelera o metabolismo
- Melhora o funcionamento do coração
O PSOAS, o “músculo da alma” é o principal campo energético do nosso corpo. Maus hábitos comprometem o fluxo de energia e trazem doenças. Infelizmente, o corpo recebe a atenção devida quando ele falha. Nós somos responsáveis pelas alterações dessa máquina. Devemos realizar uma revolução em nossas vidas. Alimentação balanceada, exercícios físicos e dormir bem para o corpo funcionar bem. Evitar ansiedade e estresse para não sobrecarregar o corpo e não comprometer a mente. Tais mudanças estão em nossas mãos. É preciso ter força de vontade para buscar o caminho certo. Não é fácil ter bons hábitos, porém, a dedicação vem na forma de vitalidade.
Tudo bem se você nunca ouviu falar do PSOAS. Você não precisa conhecer denominações científicas para todos os órgãos e funções orgânicas. Entretanto, é um dever zelarmos pelo bem estar do corpo. Um organismo sadio é resposta das suas atitudes. Ainda não cuida da saúde como ela merece? Comece a mudança hoje mesmo. Quer dicas?
- Beba 1,5 litros de água diariamente
- Preste atenção em sua respiração
- Atenção com a postura
- Tenha um hobby
- Não ingira cafeína após as 16 horas
- Evite sentimentos negativos
Manter o PSOAS e o corpo todo saudável é fácil. Consciência e força de vontade são os aliados nessa difícil, mas, recompensadora missão de adotar hábitos saudáveis.
- Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.