Amar a si mesmo não tem nada a ver com mimar-se, mas com aquelas escolhas que levam você ao seu ponto mais alto, que transformam você na pessoa que quer ser. É sua visão mais elevada de si mesmo.
“Vou fazer exercício… Não, acho melhor ficar boiando na banheira porque assim estou me mimando.” O que é o melhor para você? “Preciso me exercitar; talvez mais tarde, agora eu vou para a banheira”. Você vê a diferença? O ego faz isto: “Oh, estou me amando, não estou sendo tão rígido, isso é ser amoroso comigo.”
Você tem que ver o ego aí. E não é pela rigidez: escolho ser amoroso comigo mesmo, escolho me dar o que me faz evoluir, não o que me deixa confortável, porque é o atrito que gera crescimento, o atrito move o estresse e cria mais consciência, é o melhor amigo da evolução porque, com passividade, ficamos sempre no mesmo lugar.
Como se sente uma pessoa que não está evoluindo? Entediada. Ela começa a criar dramas e conflitos para sentir algo, para poder se sentir viva. Por outro lado, uma pessoa que está constantemente se desafiando, que está seguindo em frente não tem tempo para drama, não tem tempo para tirar, não tem tempo para não ser feliz.
Sempre se esforce mais, gentilmente, mas se esforce. Evolução, fricção, mudança. Então, o que é mimar-se, evoluir, amar-se incondicionalmente, aproveitar cada momento, cada instante?
Existem muitas maneiras de nos abandonarmos, mas não temos consciência disso. Cultivando essa energia começamos a tomar decisões baseadas no amor. Não escolhemos mais nossos vícios, nossos sofrimentos ou medos, agora temos esse lugar interno de segurança sendo nós mesmos, sendo autênticos. E isso é uma liberdade enorme, é o maior presente que você pode dar a si mesmo e a todos.
Este é um novo mundo. Vamos encontrar esse lugar interior de paz estando aqui e agora, desfrutando de nossa própria companhia. Ouça a si mesmo, seu coração conhece a consciência. Quando você se permite bater à sua porta, seu coração transborda de amor e sai como uma inundação. E então pensamos: “É isso!”
E “isso” é consciência, “isso” é quem realmente somos. Quando comecei a ouvir minha consciência, fiquei muito emocionada, porque ela estava me dizendo o que eu sempre busquei. Confie, seu coração é a bússola que sempre direciona você para o amor incondicional.
Você também pode gostar
Experimente tudo sem julgamentos, sem preconceitos, abertamente, falando sua verdade e sentindo suas emoções. O natural é viver assim, como crianças, mas com uma experiência madura. Uma vez que todos os seres humanos comecem a se amar, a violência, a separação, o preconceito e a carência desaparecerão. A responsabilidade de todo ser humano é curar e amar a si mesmo, e então dar esse amor. Se não, é como suprimir o fluxo de um rio: estagna. Nossa natureza é fluir, crescer. Estamos aqui para evoluir.