Plantas Medicinais

Boldo-do-chile: aprenda sobre as propriedades dessa planta!

A planta boldo do chile na natureza
RobiCol-Photo / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Diferentemente do boldo normal, nacional, o boldo-do-chile é uma planta medicinal originária da região do Chile, mas que é amplamente utilizada no território brasileiro. Com um aroma mais agradável do que o do boldo convencional e um sabor não tão amargo, o boldo-do-chile é ótimo para resolver questões relacionadas ao trato digestivo.

Para além das finalidades terapêuticas e espirituais, o boldo-do-chile pode também ser adicionado a qualquer receita, como tempero. Para saber mais sobre essa planta medicinal, continue lendo e aprenda tudo sobre ela!

A planta para a espiritualidade

Tanto quanto o boldo comum, a planta boldo-do-chile é muito procurada para banhos purificadores e de descarrego. Conhecida por seu potencial de aliviar tensões e promover efeito calmante, a planta é ótima para se usar depois de um dia truncado e negativo, removendo as impurezas do espírito e promovendo uma verdadeira limpeza.

Benefícios

  1. Melhora a digestão: Uma das finalidades mais procuradas por quem recorre ao boldo-do-chile é essa, já que a planta possui antioxidantes que estimulam a produção da bílis, que é responsável por quebrar os alimentos, principalmente as gorduras, auxiliando a digestão.
  2. Melhora a imunidade: Antimicrobiano e antibacteriano natural, que impede que vírus, bactérias e outros parasitas se alojem e desenvolvam infecções, o boldo-do-chile colabora para a promoção de um sistema imunológico mais saudável.
  3. Trata a prisão de ventre: Além de auxiliar na digestão, o boldo-do-chile é útil também para resolver problemas de prisão de ventre, já que apresenta efeitos laxativos, que promovem movimentos intestinais e facilitam a evacuação.
  4. Auxilia nas infecções do trato urinário: As folhas de boldo-do-chile são antimicrobianas e antissépticas, capazes de combater doenças como a sífilis, a cistite e até mesmo a gonorreia, expulsando essas infecções comuns do trato urinário.
  5. Estimula a circulação sanguínea: Além de promover a circulação sanguínea em áreas afetadas pelo reumatismo e pela artrite, promovendo alívio de dores relacionadas a essas condições, a planta medicinal boldo-do-chile estimula a circulação e melhora as taxas de oxigenação no sangue.
  6. Tem efeito calmante: Apesar de não ser muito indicado para essa finalidade, já que o exagero nas doses de boldo-do-chile pode provocar náuseas e dores de cabeça, a planta tem potencial calmante, já que seus óleos atuam nos nervos, diminuindo o estresse.

Consumo

  1. Chá: O consumo mais comum de boldo-do-chile se dá por meio do chá das folhas da planta, muito utilizado antes de refeições para auxiliar na digestão e na evacuação.
  2. Cápsulas: De uso recomendado sob orientação médica, as cápsulas de boldo-do-chile podem ser utilizadas como complemento de diversos tratamentos, como aqueles relacionados ao sistema digestivo e ao trato urinário.
  3. Compressas: Por ter efeito calmante, o boldo-do-chile também é muito utilizado na forma de compressas de água morna, para aliviar e diminuir dores causadas, por exemplo, pela artrite.
  4. Tempero: Do mesmo modo que se utiliza comumente a folha de louro na cozinha, as folhas de boldo-do-chile podem ser usadas como tempero em receitas de comidas diversas, como feijão, por exemplo.
  5. Extrato: Extratos concentrados de boldo-do-chile são muito comuns para acompanhar tratamentos médicos diversos, mas só devem ser utilizados sob prescrição.
Folhas de boldo-do-chile na natureza
rocharibeiro / Shutterstock

Receitas

Chá de boldo-do-chile

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) de folhas picadas de boldo-do-chile
  • 1 xícara (chá) de água filtrada

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de boldo-do-chile e ferva a água. Depois, faça a infusão das folhas na água fervente e tampe a panela, deixando assim por cerca de 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e não adoce, para a melhor obtenção de seus nutrientes.

Feijão carpinteiro com boldo-do-chile

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de margarina
  • 1 colher (chá) de requeijão
  • Arroz a gosto
  • Feijão a gosto
  • 1 lasca de canela
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 folha de boldo do chile

Modo de preparo:

Numa frigideira, coloque o requeijão e a margarina misturados com um pouco de água para ferver. Depois, cozinhe o feijão em uma panela com a lasca de canela, o boldo-do-chile e um cubo inteiro de caldo de carne. Fervida a mistura de requeijão e margarina, junte-a em uma panela de arroz com água, coloque para ferver e espere 5 minutos, sem se esquecer de continuar mexendo o feijão e o arroz. Prontos o feijão e o arroz, retire o que restou da canela, do boldo-do-chile e do cubo de caldo de carne e sirva-se como preferir!

Tabela nutricional

Valores referentes a uma colher de sopa.

Calorias0,00 Kcal = 0 kJ
Carboidratos0 g
Proteínas0 g
Gorduras totais0 g
Gorduras saturadas0 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar0 g
Sódio0 mg

Contraindicações

Além de não ser indicado para crianças de até 6 anos de idade, o boldo-do-chile não deve ser utilizado por gestantes nem lactantes, bem como também não deve ser utilizado por pessoas com doença hepática aguda ou severa, doenças no fígado, colecistite séptica, espasmos do intestino e câncer hepático. Devido ao alto teor de conteúdo de ascaridol, o óleo essencial de boldo-do-chile não deve ser prescrito sem exclusiva vigilância profissional.

Você também pode gostar:

Agora que você entende a polivalência do boldo-do-chile, pode utilizar as folhas dessa incrível árvore para complementar qualquer refeição, bem como pode prevenir ou curar diversas questões de saúde de um modo mais natural. Se quiser aprender mais sobre plantas medicinais, mergulhe fundo nos outros conteúdos do nosso site e divirta-se!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br