Você sabe o real poder que a PNL tem sobre sua saúde mental? A saúde mental de uma pessoa é o que comanda sua vida. Isso é um fato. Sem a mente plenamente saudável, você é mais limitado, seu estado de espírito fica enfraquecido, sua maneira de ver a vida muda para pior e você na prática, vive menos. Mas, existem algumas Técnicas da PNL que permitem a você controlar sua mente para que ela sempre permaneça em um estado positivo, forte e totalmente livre de bloqueios emocionais.
Com o que irei mostrar agora, é possível neutralizar completamente emoções e pensamentos negativos, curando inclusive fobias e traumas em dias devido ao poder de ação direta destas abordagens no inconsciente humano. Mas chega de papo e vamos ao que interessa! Vou mostrar a partir de hoje e em alguns artigos, como estas poderosas Técnicas de PNL podem melhorar as coisas e revolucionar sua vida.
Vamos a primeira técnica: Técnica #1: Dissociação
Se você é humano então você sabe que existem aqueles momentos em que somos totalmente reativos a um evento, deixando explodir inclusive o nosso lado negativo em uma situação. Todos já passamos por isso e sabemos que isto é normal. Um exemplo bom disso seria levar uma brusca fechada no trânsito, o que geralmente nos leva a instantaneamente xingar a pessoa, trazendo parte daqueles sentimentos negativos para dentro de nós mesmos naquele momento porque afinal, ninguém fica bravo com alguém, xinga, e logo em seguida sai sorrindo.
Bom, então apesar de este exemplo ser algo normal, este tipo de coisa deve ser dissipado do nosso dia a dia porque quanto menos emoções negativas tivermos na vida, melhor.
A Técnica PNL da Dissociação trabalha justamente nisso: ela neutraliza emoções negativas. Ponto. Então se você tem aqueles problemas de ser explosivo, de ser raivoso constantemente e de sair xingando todo mundo quase que sem motivo, essa técnica é para você.
Como fazer a técnica da dissociação:
- Identifique qual emoção você não quer mais experimentar. (ex: medo de altura, intolerância em relação à uma pessoa, raiva explosiva etc).
- Visualize você na situação do começo ao fim, vendo o lugar onde essa emoção acontece, como um observador. Veja-se apenas como uma terceira pessoa vendo o que está acontecendo.
- Ok. Agora rode o mesmo “filminho mental” de trás para frente e então adiante-o e logo em seguida, rode-o de trás para frente novamente.
- E agora, desta vez quero que você rode este mesmo “filminho mental” de trás para frente porém adicione uma música engraçada/divertida ao filminho. Faça a situação mudar só por causa da música que está tocando de fundo. E repita esse passo de 3 a 5 vezes.
- Ok. Agora é hora de testar. Tente visualizar esse evento na sua mente como se ele estivesse acontecendo com você agora. Pense no mesmo evento e veja o que você sente. Sinta a experiência. Sentiu? As emoções que são frutos daquele evento deverão ter desaparecido, certo? A música de fundo deve ter tornado o evento algo cômico ou diferente demais para produzir aquela mesma emoção horrível. Mas, se isso não aconteceu e você ainda sente algum tipo de emoção negativa em relação àquele evento, mesmo depois de ter feito este exercício, então volte e repita os quatro passos mais algumas vezes até que a sua mente consiga ser 100% reprogramada. Você pode trocar a música também como opção, porque sons são diretamente ligados às emoções (por isso um ex-namorado(a) chora ao escutar uma música que lembra do seu ex por exemplo), e são as emoções positivas que vão anular as negativas. Simples certo?
Você também pode gostar
Nos próximos artigos apresentarei mais quatro técnicas. Aguardem!
Artigo 1: Conheça as 5 técnicas
Artigo 2: Autoancoragem
Artigo 3: Rapport
Artigo 4: Mudança de crença
Artigo 5: Reframe