Mesmo que os repelentes industriais venham rotulados como “antialérgicos” e “testados”, devemos ter cuidado, pois são feitos a base de compostos químicos muito prejudiciais a saúde humana.
Enquanto algumas pessoas resistem a esses compostos e não apresentam nenhum sintoma, outras manifestam alergias, irritações e até mesmo problemas graves.
Para uma gestante, é muito arriscado passar por esse tipo de situação. Ao mesmo tempo, elas precisam se proteger contra moscas, mosquitos, pernilongos e todo tipo de inseto que pode transmitir doenças, como a dengue, a malária e a Zika.
Diante desse impasse, há alguma solução? Felizmente, sim! Existem algumas alternativas naturais e nutricionais para repelir diversos tipos de insetos, que não são prejudiciais a saúde das gestantes. Você pode adotar uma, duas, ou várias medidas ao mesmo tempo, tudo depende da sua tolerância aos sabores/odores e se você tem alergia a algum produto natural (o que é muito comum).
Alguns alimentos ricos em vitamina B1 e enxofre auxiliam a repelir os insetos. Durante o processo digestivo desses componentes, são liberados compostos sulfúricos pela superfície da pele, que produzem um odor que afasta os insetos.
Para que o repelente natural funcione, é necessário consumir os alimentos durante vários dias. Comece a incluí-los na próxima refeição e garanta mais proteção para o seu organismo
Confira abaixo a lista:
– Vegetais verdes escuro (brócolis, espinafre, couve de Bruxelas e outras couves, folhas do rábano, alface, chicória, rúcula, agrião, repolho)
– Cereais integrais como: arroz integral (para gestantes somente o orgânico ou biodinâmico), aveia, quinoa
– Gérmen de trigo e de milho
– Brotos de cevada
– Sementes de girassol, de gergelim, de abóbora e de cânhamo
– Amendoim (desde que não tenha alergia, crus e sem sal)
– Castanha do Pará
– Lêvedo de cerveja
– Gema de ovo (para gestantes somente ovos orgânicos – caipiras)
– Fígado (durante a gravidez moderar o consumo para não exceder a vitamina A, que pode ser tóxica)
– outros alimentos como: aloe vera, noni (a fruta do conde), pólen de abelha, algas azuis e verdes, alho, pimentão, pimentão ardido, cebola, rabanete, espirulina.
Para o corpo alguns óleos são interessantes e podem ser utilizados durante a gravidez sem preocupação:
– Óleo de Andiroba
– Azeite de Mamona, comum no estado do Tocantins
– Óleo de Copaíba
– Óleo de Alecrim
Esses óleos podem se usados de duas maneiras: pingando de 6 a 8 gotas na água do banho ou diluindo as gotas no seu óleo de amêndoas e aplicar diretamente no corpo. Importante: não fique exposta ao sol após a aplicação do produto.
Além de consumir e aplicar na pele, você pode utilizar vasinhos de ervas nos ambientes da sua casa, como: varanda, quintais e
escritórios. Elas ajudam na decoração e mantêm os insetos afastados pelo odor das folhas:
Invista em:
– Planta citronela
– Manjericão
– Alecrim
– Hortelã
– Capim Limão e capim cidrão
– Lavandas
Você também pode gostar
Não se esqueça de usar areia nos vasinhos para não ficar água parada. Use também as velinhas de citronela e cravos espetados em meias laranjas ou limões.