Há muitas linhas de pesquisa na medicina moderna que relacionam problemas emocionais como um dos fatores que influenciam na decorrência do câncer. Considerando o seu índice de mortalidade na sociedade, onde não distingue homem ou mulher, rico ou pobre, criança ou adulto, pode-se dizer que se sabe muito pouco sobre as melhores formas de combater essa doença mortal. Os tratamentos convencionais são bastante agressivos e não há 100% de certeza de que o câncer não voltará e que a pessoa ficará curada plenamente. Logo, a melhor ideia é prevenir essa doença.
Confira algumas dicas que pode ajudá-lo não só a combater o câncer, mas também a ter uma vida melhor, adquirindo hábitos mais saudáveis para o corpo e a mente:
Use preservativo
Se você achava que a Aids era a mais temerosa doença que poderia ser transmitida sexualmente, então você está enganado. O HPV é responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero. Os homens também não escapam dos riscos, já que o HPV tem relação com câncer de pênis.
Use o protetor solar
Essa é meio batida para quem vai à praia, porém não custa nada relembrar dos perigos do câncer de pele. Aliás, o ideal é usar protetor sempre que sair na rua, não somente no litoral. O famoso “sol da 12h” é muito perigoso e pode gerar complicações.
Olho na balança
Não pense que o peso é somente importante para a estética ou para ficar com o corpo bonitinho para o verão. Manter o peso ideal previne uma série de tipos de cânceres. Segundo os cientistas, câncer no rim, esôfago, endométrio, vesícula, mama, pâncreas e colorretal estão intimamente ligados com a obesidade.
Seja feliz!
Claro que a felicidade é um conceito extremamente relativo e, principalmente, subjetivo. Estudos indicam que problemas psicológicos e sentimentos negativos impactam de maneira negativa na saúde de muitos pacientes que desenvolveram câncer.
Você também pode gostar:
Procure dedicar um tempo a você mesmo, respirar ar puro e fazer atividades que lhe deem prazer, inclusive em relação ao trabalho.
Pare de fumar!
Se você fuma, já passou da hora de parar. Se você não fuma, então evite dividir ambientes em que estejam fumando perto de você, pois você acaba se tornando um fumante passivo. Ambos os casos correm risco de desenvolver câncer de pulmão. Aliás, todo tipo de poluição do ar é prejudicial para o nosso pulmão, mas o cigarro é uma das ameaças mais devastadoras em função das milhares de toxinas presentes nele.
Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.