Autoconhecimento Psicologia

Arquétipo da Jasmine: características e como usá-lo

Mulher de frente para o mar usando uma bata branca e acessários azuis como penas e anéis
goffkein.pro / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sim, você está pensando na personalidade certa quando falamos sobre o arquétipo da Jasmine: ele está diretamente ligado à personagem da Disney que cativou as pessoas no filme do “Aladdin”. Apesar de ser fictícia, essa personalidade se tornou altamente popular em todo o mundo, por isso sua forma de agir e pensar começou a se transformar em um exemplo para outras pessoas.

Não é à toa que, após alguns anos, hoje a consideramos um arquétipo, mesmo que de maneira informal. Isso quer dizer que, agora, ela representa certos padrões de comportamento. Por exemplo: se você já conheceu uma pessoa e pensou: “Poxa, ela me lembra a Jasmine”, você estava utilizando esse conceito sem nem ao menos saber!

Quer esclarecer mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo porque, aqui, vamos mostrar todas as características deste arquétipo, inclusive o lado positivo, negativo e, é claro, como ativá-lo!

O que são arquétipos?

Antes de tudo, é importante entender o que são os arquétipos. Você já deve ter percebido que eles se relacionam, principalmente, com a personalidade das pessoas. Porém é um pouquinho mais profundo do que isso.

Isso porque a descrição dos arquétipos é algo relativamente universal, já que se baseia em percepções conjuntas, ou seja, com as quais a grande maioria da sociedade concorda.

Além disso, os arquétipos não são utilizados somente por indivíduos que querem analisar os outros por qualquer que seja o motivo ou por profissionais que querem humanizar suas marcas e produções, mas também por quem gostaria de entender mais sobre si mesmo e até mesmo ativar certas características que não vêm tão naturalmente em suas personalidades.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Significado do arquétipo da Jasmine

De forma geral, o arquétipo da Jasmine representa aquelas pessoas que possuem o espírito jovem e não fogem de uma aventura. Apesar de serem, em geral, muito bondosas e alegres, elas não têm medo de desafiar o sistema caso sejam vítimas de injustiças ou então quando veem algo que não consideram justo.

Ou seja, elas têm um espírito livre, que pende um pouquinho para a rebeldia, não se conformando com os padrões ou se submetendo àquilo no qual não acreditam, seja falando o que lhes vêm à mente e expondo suas opiniões sem abaixar a cabeça.

Além disso, esse arquétipo também possui forte ligação com a simplicidade e com uma sensualidade bastante sutil, que pode ser vista nas pequenas ações.

Mas essa é apenas uma descrição geral do arquétipo da Jasmine. Agora, vamos entender de forma mais aprofundada suas características positivas e negativas.

Lado luz

O lado luz do arquétipo da Jasmine indica que essa é uma personalidade guiada pelo amor e pela gentileza.

Ela representa aquele tipo de pessoa que vê beleza em tudo que existe no mundo e busca sempre novos ares e novas coisas com as quais se deslumbrar. Por isso também é muito aventureiro: esse arquétipo está sempre em busca de mais informações, lugares para explorar, culturas para conhecer e pessoas com quem compartilhar o lado bom da vida.

E é justamente todo esse repertório que torna esse arquétipo tão aventureiro, inteligente e até mesmo um pouquinho rebelde: ele não se contenta com normas ultrapassadas que criam barreiras entre pessoas e culturas. Além disso, ele gosta de ser dono de sua própria vida, sem restrições à sua liberdade.

Altruísta e desprendido daquilo que é material, essa personalidade ainda é muito empática, procurando sempre ajudar aqueles ao seu redor.

Mas não se engane: ela não é ingênua e sabe lidar com quem quer enganá-la ou passá-la para trás. Ela já viu de tudo, lembre-se disso, e não tem medo de colocar seu conhecimento em prática.

Lado sombra

Já o lado sombra do arquétipo da Jasmine mostra que sua rebeldia, embora muitas vezes bem-intencionada, pode, em certos momentos, ser apenas um sinal de sua vontade de contrariar aqueles ao seu redor.

Além disso, caso se mostre com muita frequência, em vez de causar o efeito desejado, pode simplesmente causar desconforto. Por isso é importante agir com cautela e na medida certa.

Outra questão é que o alto nível de conhecimento e versatilidade dessa personalidade pode fazê-la perceber que existe muita injustiça no mundo e várias pessoas passando por situações difíceis.

Esse tipo de percepção pode gerar em muito ressentimento e até mesmo dificuldade de superar certos desafios, por causa dessa ruminação constante contra o “injusto”.

Tudo isso pode resultar no desenvolvimento da impulsividade e da teimosia. Além disso, também pode deixar essa personalidade um pouco sentimental demais.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Como ativar o arquétipo da Jasmine em sua vida

Ficou entusiasmado com as características do arquétipo da Jasmine e quer trazê-lo para a sua vida? Então você precisa saber como ativá-lo! Para isso, trouxemos algumas dicas que ajudarão você nessa missão. Olha só:

  1. Faça uma lista com tudo que você aprecia no arquétipo da Jasmine. Assim, você pode mentalizar essas características com mais facilidade, o que potencializa a incorporação delas em seu dia a dia.
  2. E falando em incorporar em seu dia a dia, faça isso aos poucos. Mesmo que no começo não pareça natural, é importante você se esforçar nessa missão, até que comece a pensar e agir de acordo com o arquétipo com mais facilidade e naturalidade.
  3. Estude bastante sobre esse arquétipo. Busque aprofundar os seus conhecimentos em relação não somente à Jasmine, mas também a esse tipo de estudo. Assim, ficará cada vez mais fácil entender a sua importância e saber como colocá-la em seu dia a dia de forma mais orgânica.
  4. Envolva-se em atividades que você acredita que combinam com esse arquétipo. Viajar, experimentar coisas diferentes, adotar hobbies que intensifiquem sua individualidade e até mesmo se desprender de algumas coisas materiais são ótimos exemplos.
  5. Tenha uma imagem da princesa Jasmine sempre à vista. Assim, ficará mais fácil mentalizar suas características e se lembrar de sempre pensar e agir como ela.

Você também pode gostar:

Ufa! É muita informação, né? Muitas pessoas acreditam que esse tema é bastante simples, mas, na verdade, engloba muita atenção aos detalhes, força de vontade e determinação. Esperamos que este artigo ajude você na sua jornada. Não esqueça de compartilhá-lo com aqueles que vão acompanhar e ajudar você nessa missão!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br