Muito mais do que simplesmente um tipo de exercício, o Yoga representa um estilo de vida milenar que, por meio de atividades de respiração e movimentação do corpo, busca ativar pontos estratégicos do nosso organismo.
Dessa forma, os praticantes dessa metodologia são agraciados com uma série de benefícios: redução de dores musculares graças ao trabalho contínuo de aquecimento e relaxamento, melhoria na postura, também por causa das asanas, e diminuição de uma série de problemas físicos.
Mas não para por aí: o Yoga também trabalha a concentração e a união plena do corpo e da mente. Por esse motivo, auxilia na busca pelo controle pleno dos pensamentos e dos sentimentos, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo a fadiga.
Não é à toa que muitas pessoas que sofrem com insônia buscam no Yoga uma alternativa que vai ajudá-las a dormir melhor. Afinal de contas, além de estimular essa questão de forma natural, ainda existem exercícios próprios para este tipo de objetivo.
Ficou interessado? Então continue lendo porque, neste artigo, você vai conhecer quatro posições do Yoga que são imperdíveis para quem quer dormir melhor.
Direto ao ponto
Postura da criança (balasana)
A balasana, ou postura da criança, é muito comum em todas as divisões do Yoga.
Frequentemente realizada ao final das sessões, por seu caráter relaxante, esse exercício funciona de forma completa: além de dissipar o estresse e a fadiga da mente, ainda evita que o corpo crie tensões que possam gerar dores e até mesmo outros tipos de doenças. Dessa forma, torna o descanso e o sono mais leves e agradáveis.
Outra coisa muito interessante é que a balasana trabalha bastante com a questão da respiração, abrindo o peito e deixando seus praticantes mais conscientes e no controle dessa questão.
Para realizá-la, é preciso começar se sentando com os joelhos no chão e a pélvis acima deles. Depois, coloque as mãos no tapete, alinhando os ombros e as palmas das mãos. Gentilmente, mova os quadris para trás até que as nádegas estejam tocando os calcanhares.
Nessa posição, você tem duas opções para os seus braços: pode esticá-los ao longo do corpo ou, então, sobre a cabeça. Quando estiver posicionado, lembre-se de relaxar o corpo e soltar o tronco, indo o mais longe que conseguir, tudo isso enquanto respira lenta e profundamente.
Quando desejar sair da posição, basta levantar-se com as mãos e endireitar o corpo. Lembre-se também que a ideia dessa posição é relaxar, por isso deve ser confortável. Ou seja, você pode utilizar recursos que facilitem esse processo, caso alguma etapa seja muito complexa.
Postura da Deusa reclinada (supta baddha konasana)
A supta baddha konasana, ou postura da deusa reclinada, é uma posição conhecida por limpar e tranquilizar a mente ao diminuir sentimentos de ansiedade, estresse e depressão.
Além disso, melhora a circulação, o que estimula os órgãos, promove a clareza dos pensamentos e ainda auxilia no tratamento da menopausa e da menstruação. Tudo isso gera pessoas mais calmas, que conseguem controlar seus pensamentos e, dessa forma, dormir mais rápida e suavemente.
Para realizar essa postura, você deve se deitar de costas e, então, dobrar e afastar os joelhos até que as solas dos pés estejam juntas. Com os braços descansando na lateral do corpo ou na parte interna das coxas, foque a sua respiração, puxando o ar bem profundamente para que seu abdômen interior se expanda, então exale lentamente.
A ideia é manter essa posição por pelo menos um minuto, aumentando caso se sinta confortável. Para sair, primeiro junte os joelhos para, então, esticar a perna e relaxar.
Caso você sinta dificuldades, use um travesseiro, almofada ou algum tipo de elemento afofado, e coloque-o embaixo dos joelhos.
Pernas na parede (viparita karani)
A viparita karani, também conhecida como “pernas na parede”, é uma posição conhecida pelos seus poderes restauradores. Apesar de parecer simples a princípio, ela oferece grandes benefícios aos seus praticantes.
Essas vantagens vão desde a melhoria da circulação sanguínea e o alívio das tensões do corpo até, consequentemente, o alívio de dores de cabeça, por exemplo. Dessa forma, promove o relaxamento mental, ajuda a promover o foco e a concentração e focaliza a mente, o que diminui o estresse e a ansiedade.
Com o corpo e a mente mais tranquilos, dormir não se torna uma tarefa complexa. Muito pelo contrário: vem naturalmente.
Para realizar esse exercício, você deve se deitar no chão com as pernas estendidas. Enquanto puxa o ar, traga seus dois joelhos para o peito e, ao expirar, estenda uma perna por vez em direção ao teto.
O objetivo é levantar o seu corpo o mais alto que você conseguir, com o ombro equilibrando todo o seu peso. Você pode apoiar os cotovelos no chão e segurar suas costas para ajudar o processo. Fique nessa posição por algumas respirações e volte lentamente até a posição deitada.
Postura do cadáver (savasana)
A savasana, ou postura do cadáver, é um exercício do Yoga conhecido pelo seu poder de relaxamento e assimilação. Realizado ao final das aulas, com o objetivo de descansar o corpo e também assimilar tudo que foi realizado, muitas pessoas acreditam que ele é simples.
Porém ele requer muita concentração, por isso é mais complexo do que parece. Aliás, é essa exigência mental que torna essa asana uma grande aliada de quem deseja dormir melhor: quando estamos focados nele, não pensamos naquilo que pode nos estressar ou nos deixar ansiosos. Assim, ele relaxa nossos pensamentos, fazendo com que essa tensão se dissipe e a gente se sinta mais preparado para dormir.
Além disso, ele também ajuda a baixar a pressão sanguínea, o que contribui para o esvaziamento da mente.
Para realizá-lo, você deve se deitar com as costas apoiadas no chão. Depois, dobre os joelhos e leve-os até o peito para, então, esticar uma perna de cada vez de volta ao chão, tomando o cuidado de deixá-las levemente afastadas. Relaxe as pernas para poder se concentrar nos ombros, abrindo-os ao levantar os braços. Depois, leve os braços de volta para o chão, colocando-os nas laterais do seu corpo.
Estique o pescoço e, a partir daí, o objetivo é relaxar completamente o corpo, respirando calmamente e de forma natural. Essa parte exige muita concentração, pois não é fácil abdicar de todo o controle de seu corpo. Por isso não se apresse: leve o tempo que precisar para chegar a esse nível de desprendimento.
Fique nessa postura por pelo menos 10 minutos. Para sair dela, mova lentamente pés, mãos e pescoços até que seu corpo inteiro esteja acordado novamente.
Você também pode gostar:
Com esses quatro exercícios de Yoga, você com certeza vai dormir melhor. Mais do que isso, viverá de forma saudável física e mentalmente, levando os seus dias com muito mais consciência e, é claro, tranquilidade e leveza. Conte nos comentários qual você pretende praticar primeiro e compartilhe este artigo com aquela pessoa que vai embarcar nessa jornada com você!