É comum buscarmos compreender as coisas ao nosso redor, inclusive o nosso relacionamento. Com o tempo, a forma como enxergamos a nossa relação pode mudar drasticamente, assim como areia movediça.
Em um dia, podemos olhar para o passado com lentes cor-de-rosa, e no outro, como se estivéssemos vendo por um véu negro. Mas isso não é um problema. É normal que, daqui a alguns anos, a nossa perspectiva seja diferente da atual. No entanto, o que importa agora é a nossa verdade no momento presente.
Devemos permitir que seja exatamente como é. Manter um diário pode ser uma forma valiosa de voltar no tempo e ler, com as nossas próprias palavras, como enxergávamos o nosso relacionamento. Essa experiência pode ser bastante reveladora.
A vida, com suas distrações como trabalho e criação de família, fez com que eu esquecesse os pensamentos e sentimentos negativos que eu tinha na época. Embora eu soubesse que havia desafios, somente quando os filhos saíram de casa e ficamos só nós dois é que percebi isso de forma mais evidente.
Se você não costuma escrever em um diário, pode ser útil pedir a opinião de amigos e familiares sobre como eles percebem o seu nível de felicidade, estresse, ansiedade e depressão. No entanto, certifique-se de que está preparado para ouvir a verdade antes de perguntar, pois pode ser difícil lidar com algumas informações. Cada pessoa lida com a separação de uma maneira diferente, então não há uma maneira certa ou errada de processá-la.
Para mim, é importante entender o máximo possível sobre minha situação emocional. Quando olho para trás e vejo coisas que vinha ignorando, isso torna mais fácil para mim assimilar minha decisão de seguir em frente.
Se tudo o que escrevo em meu diário fosse positivo, eu questionaria se estava sendo honesto comigo mesmo. Você pode decidir aceitar a sua nova vida e seguir em frente sem olhar para trás. O que quer que você faça para se sentir melhor consigo mesmo é o caminho certo para você.
No entanto, é importante lembrar que a vida é um processo em constante mudança, e que é normal mudar de ideia. Permita-se o tempo necessário para processar as consequências emocionais da separação. É normal que a sua disposição para lidar com isso mude de acordo com o seu humor, por isso, não se cobre tanto e honre onde você está emocionalmente.
Como disse Ralph Waldo Emerson: “Uma consistência tola é o duende das mentes pequenas”. À medida que você se torna mais forte e seguro em sua nova vida, a sua mente inconsciente precisará filtrar cada vez menos.
Você também pode gostar:
- Faça um divórcio energético para se libertar de antigas relações
- Reconheça que a separação pode ser um novo começo na sua vida
- Entenda que você é responsável pelo seu futuro
Em algum momento, você poderá ver como a separação abriu caminho para um futuro melhor. Ao trabalhar para confiar pacientemente no processo, você pode cultivar a fé em si mesmo e fertilizar o terreno para a sua felicidade futura.
Janio Costa
Psicanalista Online
Site:
www.janiopsicanalista.com
Instagram: @psicaliseminutoPinterest:
br.pinterest.com/Psicanaliseminuto
Whats: 21 7694-1040