O passado pode guardar lembranças incríveis, e o presente pode ser maravilhoso, mas a curiosidade sobre o futuro sempre persiste na mente humana. Não é à toa que a leitura de Tarot faz tanto sucesso.
Por meio dela, é possível desvendar as energias mais fortes no futuro de alguém, servindo como uma potente ferramenta de autoconhecimento. Entre as variadas cartas de Tarot, estão os Arcanos Menores, e é neles que encontramos o naipe de espadas, tema deste artigo.
Tal naipe abrange cartas com significados interessantes e muito úteis a quem as consulta. Quer saber tudo isso em detalhes? Prossiga com a leitura e desvende o mágico universo do naipe de espadas!
Direto ao Ponto
O naipe de espadas no Tarot
Constituído por 14 cartas, sendo 10 numeradas e 4 relativas à corte (Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete), o naipe de espadas é influenciado pelo elemento Ar. Por isso, possui certa conexão com os signos de Gêmeos, Libra e Aquário.
O nome alternativo do naipe é muito similar: espada. E as palavras-chave que representam esse naipe são inteligência, comunicação, conhecimento, senso analítico, razão, seriedade. Assim, vemos como o naipe se relaciona com aspectos do intelecto.
Sabedoria, ética, justiça, disciplina, verdade e curiosidade também são características natas desse naipe. Quando suas cartas aparecem em uma tiragem, certamente há algo sobre comunicação e racionalidade envolvido.
Significado das cartas do naipe de espadas
Agora, qual é o significado individual de cada carta desse intrigante naipe? A seguir, listamos cada uma das 14 cartas e seu respectivo simbolismo. Aproveite as informações para entender melhor essa parte especial do Tarot.
Ás de Espadas
Essa carta representa principalmente o surgimento de uma ideia, a clareza mental. Ela indica que uma verdade ou uma estratégia será revelada por meio do intelecto do consulente. Assim, a inteligência deve ser usada para enfrentar um desafio e ter sucesso em um novo começo.
2 de Espadas
O 2 de Espadas surge sinalizando um conflito interno e uma postura defensiva. Tal conflito tende a levar a pessoa ao afastamento, então, o alerta é sobre não se tornar demasiadamente isolado. A melhor forma de agir, nesse momento, é não tomando decisões precipitadas.
3 de Espadas
O indicativo dessa carta é que há algo doloroso presente, provavelmente um coração partido. Traição, rejeição, rompimento, mágoa e sofrimento se relacionam com essa carta, a qual incentiva a enfrentar essas situações com pensamentos positivos, por mais difícil que isso pareça.
4 de Espadas
O conflito sugerido por essa carta pode ser interno ou externo, mas a sugestão é se isolar para se recuperar, enquanto se pensa na melhor estratégia para lidar com a situação. O único cuidado a ser tomado é de não cair na estagnação durante esse período.
5 de Espadas
Quando o 5 de Espadas aparece, a autoconfiança está em falta. No lugar dela, a negatividade impera. Assim, problemas podem surgir, e mesmo as vitórias conquistadas podem não ser tão apreciadas. A sensação de derrota existe diante de um conflito que foi difícil vencer.
6 de Espadas
O 6 de Espadas se refere a mudanças e transições. Pode indicar o momento de deixar o passado para trás, seja livrando-se de uma bagagem emocional negativa, rompendo um relacionamento ou mudando de casa. É a oportunidade de se recuperar do passado e se abrir para o futuro.
7 de Espadas
O 7 de Espadas indica o envolvimento em mentiras. Pode haver alguém mentindo para o consulente, ou ele mesmo se emaranhou nas próprias mentiras, para fugir da realidade. A carta também indica a proximidade da descoberta dessas mentiras.
8 de Espadas
A carta indica que existem dor e tristeza na vida, ainda que seja algo temporário. Essa dor pode ser relativa a uma situação ou a uma pessoa. Vulnerabilidade, aprisionamento, negação da realidade e autossabotagem também estão presentes na essência dessa carta.
9 de Espadas
O 9 de Espadas surge como um alerta sobre um momento difícil que surgirá. Diz respeito a uma fase angustiante que deve ser enfrentada sem desespero e sem se prender aos pensamentos limitantes. É preciso se cuidar e se manter centrado, pois nenhum momento ruim dura para sempre.
10 de Espadas
O fim de um ciclo se aproxima, provavelmente com uma perda envolvida. A carta sugere traição, decepção ou algo similar, mas também lembra que as dores devem ser superadas e servir como aprendizado. O conselho é não se vitimizar diante do ocorrido.
Valete de Espadas
O Valete de Espadas sugere a necessidade de clareza sobre uma situação. Indica que pode ocorrer algo inesperado, sendo necessária sabedoria para lidar com os desafios. A atenção, nesse momento, deve estar mais afiada do que nunca, e a mente deve trabalhar com rapidez e perspicácia.
Cavaleiro de Espadas
Essa carta indica uma ação imprudente e inesperada, com a qual se deve ter cautela. Pode ser uma pessoa surgindo de repente, com intenções escusas. Por isso, a sabedoria deve estar bem atuante, ao lado da coragem e da determinação, para vencer a dificuldade.
Rainha de Espadas
A Rainha de Espadas sugere que a razão deve ser usada para resolver uma situação, ao invés da emoção. Praticidade e análise crítica ganham destaque, a fim de que tudo seja resolvido com base na justiça e na verdade.
Rei de Espadas
Essa carta exala experiência e poder intelectual. Uma figura de autoridade pode surgir e ser de extrema importância para o crescimento do consulente. A carta também ensina a importância de criar estratégias e de usar a razão para resolver os problemas.
Interpretações no Tarot com o naipe de espadas
Com os significados de cada carta esclarecidos, fica mais nítido o simbolismo geral do naipe de espadas, não? Agora, cabe-nos detalhar melhor o lado positivo e o lado negativo desse naipe. Veja a seguir.
Naipe de espadas no positivo: abundância, prosperidade e manifestação
Com o naipe de espadas, a justiça é dominante. E ela ocorre por meio da inteligência, da sabedoria e do uso da razão para solucionar os desafios impostos pela vida.
Esse naipe indica a importância do raciocínio, de pensar antes de tomar alguma atitude, de não se deixar levar pelas emoções quando é necessária frieza para analisar uma questão.
A boa comunicação também faz parte dos aspectos positivos desse naipe. Ela nos ensinar a nos comunicarmos com eficiência, o que ajuda a resolver conflitos e agir com maior propriedade.
Essa postura confere poder e demonstra a maturidade daquele que a detém. Afinal, quando o naipe de espadas aparece, geralmente a situação não é positiva, mas as cartas mostram as ferramentas necessárias para vencer as dificuldades e sair delas mais forte.
Naipe de espadas no negativo: avareza, teimosia e ganância
Conflitos e violência podem permear a leitura do naipe de espadas, indicando perigo na vida do consulente. Tais situações podem gerar ansiedade e estresse que, se não forem bem trabalhados, impedirão o sucesso no enfrentamento da questão.
Além disso, tanto foco na lógica pode levar a sentimentos negativos. A arrogância pode tomar conta do indivíduo, que se sente superior aos demais pelo uso de sua inteligência. A frieza e a crueldade também podem partir daí, apagando a sensibilidade do indivíduo para com o outro.
Por isso, o equilíbrio entre razão e emoção é essencial. A racionalidade é muito necessária, mas, quando sobe à cabeça, o que era sabedoria se transforma em uma autossabotagem muito perigosa.
Como compreender a mensagem que a carta está passando?
A mensagem encontrada na leitura do Tarot vai depender mundo do intrincamento das cartas. Durante a tiragem, seus significados se relacionam, dando sentido para o todo.
Além do mais, a questão que o consulente leva até a consulta deve estar clara, pois a leitura será feita com base nesse contexto específico, seja ele qual for. E o tarólogo, assim, usará todo o seu conhecimento e sua intuição para interpretar as cartas de forma direcionada.
Desse modo, ele poderá apontar os aspectos positivos que se destacam na leitura, além indicar os pontos negativos que devem ser trabalhados, a fim de se alcançar o sucesso na questão.
Lidando com os desafios propostos pelo naipe de espadas
Quanto aos desafios específicos do naipe de espadas, algumas atitudes são fundamentais para enfrentá-los. Primeiramente, o objetivo do indivíduo sempre deve ser o equilíbrio: por mais que a razão seja o foco no momento, as emoções não devem ser totalmente deixadas de lado.
Assim, as emoções, os instintos, os sentimentos, as sensações, a intuição e tudo o que há de mais abstrato também são imprescindíveis para lidar com as dificuldades e para a nossa evolução.
Desse modo, o excesso de crítica, a falta de compaixão e a superficialidade são alguns dos malefícios que podem ser enfrentados, quando se busca por esse equilíbrio entre razão e emoção.
Você também pode gostar:
Tendo todos esses aspectos em mente, as mensagens carregadas pelo naipe de espadas podem ser muito bem aplicadas na vida de quem as recebe. Por isso, mantenha não só a mente aberta, mas também o coração, e use sua sabedoria da forma certa diante dos desafios!