Constelação Familiar

Para que serve a Constelação Familiar

Silhueta de uma família sob o céu estrelado
Surijeta / Canva

Você se dá bem com a sua família? Por melhor que seja a sua relação com quem cresceu ao seu lado, é possível que vocês estejam reproduzindo alguns padrões de comportamento prejudiciais. Felizmente, a Constelação Familiar pode te ajudar a superar tudo isso. Informe-se sobre o assunto, a seguir.

A Constelação Familiar serve para resolver questões e dificuldades.

Ela auxilia em dificuldades financeiras, profissionais, problemas nos relacionamentos, dificuldades emocionais diversas, problemas físicos — todas essas questões podem ser levadas para uma sessão.

Na Constelação, olhamos para o seu tema de forma profunda, indo na causa da dificuldade e não só no sintoma. O sintoma — dificuldade que você está manifestando na sua vida — às vezes está só na superfície e, por trás disso, tem a causa real, e é aí que a Constelação chega.

Essa causa pode estar ligada a questões familiares, a padrões de comportamentos que passam de geração em geração e até mesmo de acontecimentos que seus antepassados viveram que estão ainda reverberando na sua vida hoje.

Na sessão, conseguimos acessar o campo de energia do sistema familiar do constelado. Vale ressaltar que todo sistema humano tem um campo de energia, que guarda informações daquele sistema.

Então, em um sistema familiar, a depender do que as pessoas viveram, o campo vai conter determinadas informações de memórias, sentimentos, emoções e crenças dos integrantes daquela família.

Os sistemas são regidos pelo que o Bert Hellinger denominou Leis Sistêmicas ou Ordens do Amor.

Quando, na família, ocorreu algum fato ou comportamento que não observou alguma dessas leis, existe o que a gente chama de emaranhamento — e isso pode ser a causa da dificuldade que você apresenta hoje.

O emaranhamento é onde a energia para de fluir. O fluxo de energia de uma família é como se fosse um rio descendo numa sequência de quedas d’água. A água vem de cima e vai descendo, degrau por degrau, até chegar no mar.

Você também pode gostar:

O emaranhamento é como se algum obstáculo represasse esse fluxo de água e ela ficasse ali parada, não conseguindo seguir o seu curso para as demais quedas que estão embaixo.

Acho que essa imagem ilustra, para explicar como uma situação que aconteceu com algum antepassado influencia hoje a sua vida. Isso acontece porque talvez tenha algum emaranhado e a água está represada, e não está chegando até você.

Então, na constelação familiar, a gente desfaz esse emaranhamento, colocando o sistema em ordem, e, assim, o fluxo naquela família volta a correr e pode chegar até seus descendentes.

Sobre o autor

Laura Paulino Paulino

Graduada em Direito pela PUC-SP, pós-graduada em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom. Formação em Constelação Familiar pela FG Master, Formação em Instrutor de Meditação pelo Meditation4you e Formação em Psicanálise Clínica pelo IBPC.

Após muito anos trabalhando na área jurídica, fiz uma transição de carreira para me dedicar à profissão de terapeuta, que me traz alegria e significado.

Minha missão é te auxiliar a desconstruir padrões e programas limitantes, para que você possa co-criar uma vida de sucesso e prosperidade.

Em um momento de crise pessoal, encontrei na Constelação Familiar e na Meditação respostas e soluções para as minhas dificuldades. Por isso, escolhi essas ferramentas para auxiliar outras pessoas a enfrentarem suas dores rumo a uma vida mais leve e próspera.

Acredito em uma abordagem humana e acolhedora para melhor auxiliar aqueles que são atendidos por mim.

Telefone: 11 98930 - 4400
E-mail: laurapaulinocosta@gmail.com