Você já ouviu falar da Kriya Yoga? Muito além de exercícios de relaxamento, que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade, essa prática do Yoga também consegue promover um crescimento espiritual avançado.
Pois é! Diz-se que as técnicas que são utilizadas na Kriya Yoga consigam possibilitar um acesso mais direto às divindades, independentemente da religião que é seguida pelo praticante.
A seguir, vamos falar mais sobre as origens, os objetivos e as principais técnicas dessa modalidade, que é considerada uma das mais supremas no Yoga. Continue lendo!
Direto ao ponto
O que é Kriya Yoga?
Basicamente, a Kriya Yoga é uma modalidade que tem como principal objetivo conectar o iogue a uma divindade maior, que está dentro de cada um de nós. É a amplificação da espiritualidade interna que habita todos.
O termo “Kriya Yoga” já dá dicas do que é a prática. “Kri” significa “agir, “reagir” ou “fazer”. Ou seja, trata-se da união do yoga com o carma, que possui a mesma raiz semântica. É o yoga que busca a ligação com o Infinito.
A modalidade também procura a libertação do carma. Para isso, a prática implica que o iogue se desconecte do mundo exterior de certa forma, voltando sua atenção para dentro de si e para o controle de sua energia vital.
Além disso, quando a modalidade é praticada de maneira correta, é possível sentir a desaceleração natural de órgãos como coração, pulmões e cérebro. Isso traz maior tranquilidade e permite que as emoções sejam libertadas, amenizando sintomas de ansiedade e estresse.
Para que serve a Kriya Yoga?
Para pessoas que querem se manter saudáveis psicológica e fisicamente, além de alcançar maior espiritualidade, a prática da Kriya Yoga é perfeita. Por meio de técnicas de concentração, energização e meditação, o praticante consegue desacelerar a mente.
A Kriya Yoga conta com poses e meditações que fazem dele uma prática psicofisiológica. Dessa forma, o sangue consegue ser totalmente descarbonizado e, posteriormente, recarregado com oxigênio limpo, o que rejuvenesce o sistema nervoso e os tecidos de todos os órgãos.
Com isso, a pessoa passa a apresentar várias melhorias em sua vida, principalmente relacionadas à mente, incluindo aumento de foco no dia a dia e aumento da capacidade de intermediar relações; e ao corpo, como melhora da circulação sanguínea e diminuição da degeneração de tecidos dos órgãos.
A origem da Kriya Yoga
A Kriya Yoga, da maneira que conhecemos hoje em dia, foi trazida para o Ocidente pelo Paramahansa Yogananda, que falou mais sobre a modalidade em seu livro “Autobiografia de um Iogue”.
No entanto Yogananda não inventou a prática; foi apenas o grande propagador dela. Não se sabe ao certo quem inventou a modalidade, nem quando. É estimado que a autoria do Kriya Yoga tenha se perdido na Índia ancestral.
Naquela época, os ensinamentos da prática eram compartilhados com poucos alunos que escolhiam renunciar à vida mundana. A única data que se tem registro de fato é a de 1861, quando Mahavatar Babaji difundiu os ensinamentos do Kriya Yoga na Índia.
No Brasil, a modalidade já é bastante conhecida. Inclusive, existe o Instituto Kriya Yoga, que oferece aulas para os interessados.
Técnicas da Kriya Yoga
Existem quatro técnicas que devem ser utilizadas pelos praticantes da Kriya Yoga em todo o mundo. São elas:
- Exercícios de energização;
- Técnica de concentração de Hong-Sau;
- Técnica de meditação de Om;
- Técnica de Kriya.
Como aplicar essas técnicas?
Assim como todas as modalidades de Yoga, o Kriya tem algumas particularidades que devem ser seguidas no momento da prática. Confira:
- Escolha um movimento de energização
Existem 38 movimentos de energização no Kriya Yoga. Você pode escolher aquele com o qual mais se sentir à vontade. Esses exercícios servem para preparar o corpo para a meditação e podem ser feitos em 15 minutos. É indicado realizá-los duas vezes ao dia: de manhã e à noite. - Utilize a técnica de contração de Hong-Sau
Essa técnica é muito específica e ensina a não permitir a distração por elementos externos. Dessa forma, todo o foco se mantém na energia vital do praticante. Essa técnica deve ser praticada e aprofundada. - Pratique a meditação de Om
Após realizar os dois passos acima, chegou a hora de colocar em prática a meditação de Om. Nesse caso, é importante ir além dos empecilhos da sua mente e do seu corpo, criando um novo entendimento de infinito particular, até escutar o som de Om que está dentro de você.
Essa prática, no entanto, não é ensinada abertamente para qualquer pessoa. É necessário realizar as aulas de Kriya e se aprofundar nos dois últimos passos antes de aprender essa meditação.
Aprenda a técnica de Kriya
Basicamente, a técnica de Kriya Yoga envolve uma série de exercícios de respiração (pranayamas avançados), ou seja, exercícios de respiração. Essa técnica também não é ensinada livremente, pelo mesmo motivo que citamos na meditação de Om.
Quem pode praticar Kriya Yoga?
Qualquer pessoa pode praticar Kriya Yoga! Diferentemente de outras modalidades do Yoga, porém, que podem ser praticadas abertamente e até mesmo com orientação, o Kriya Yoga é mais rigoroso.
Por exemplo: a iniciação do aluno deve ser feita somente por um monge ou por um professor de Yoga devidamente autorizado por um Mestre autorrealizado. Além disso, antes da aula em si, o aluno passa por uma palestra e realiza várias meditações supervisionadas pelo professor.
Você também pode gostar:
Parece complexo, né? Mas é importante lembrar que o Kriya Yoga deve ser feito por pessoas que realmente desejam se aprofundar no assunto com muita disciplina, a fim de adquirirem conhecimento sobre a Divindade interior.
Gostou dessa modalidade do Yoga?
E aí, ficou interessado pela Kriya Yoga e quer se conectar com a sua Divindade interior? Então aproveite para compartilhar este texto nas redes sociais com amigos e familiares que também possam gostar da prática!