Como diria o velho ditado: a saúde vem sempre em primeiro lugar! E é por causa disso que devemos cada vez mais dar importância a prevenção de doenças.
Uma das doenças que tem preocupado bastante é o Alzheimer. É uma enfermidade que tem como característica a perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) e, mais frequentemente, ela aparece na terceira idade.
A boa notícia é que, apesar de ser uma doença que pode vir de uma predisposição genética, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) descobriram em uma pesquisa que durou quatro anos que o Alzheimer pode ser prevenido com algo simples: exercícios físicos moderados.
De acordo com a pesquisa, três horas de exercícios físicos por semana ajudam na prevenção da enfermidade. O exercício físico funciona como um tipo de anti-inflamatório natural, que ajuda a desacelerar a morte de células que agem no aparecimento de doenças neurodegenerativas.
“O envelhecimento tem que ser pensado muito cedo na nossa vida, então se a gente já começar a se preparar para envelhecer bem e, tendo de rotina esses exercícios, a gente vai envelhecer muito melhor” declarou a professora da UFSCar, Márcia Cominetti.
Agora não fique parado e trate já de começar a se exercitar! Separamos algumas dicas para você sair do sedentarismo, e turbinar a sua saúde e assim prevenir diversas doenças, além de melhorar o seu sistema imunológico:
Observe os seus horários
Cada pessoa possui um corpo único e com suas próprias características. Algumas pessoas se sentem mais dispostas a se exercitar logo que acordam, outras preferem correr à noite ou alguns preferem ir na academia no meio do dia. O importante é você descobrir qual é o horário do dia que você mais está disposto para se exercitar e criar o hábito de, sempre nesse horário, praticar os exercícios.
Escolha o que mais te agrada
Não adianta se forçar a correr se você não gosta ou levantar peso na academia se isso não te empolga. Existem inúmeros tipos de atividades físicas e esportes que você pode escolher fazer. Não escolha apenas por comodidade. Escolha uma que realmente goste e, assim, a sua motivação para manter a rotina de exercícios será bem maior.
Paciência
No começo, o corpo está desacostumado, então leva tempo para se acostumar com a nova rotina. Faça tudo dentro do seu ritmo e não se force mais do que aguenta. Tenha paciência, pois, com o tempo, você vai sentir os benefícios em sua saúde e vai querer cada vez mais se exercitar.
Você também pode gostar
Consulte um médico
Se consultar com um médico vai esclarecer o quanto de atividade o seu corpo aguenta, de acordo com a sua idade e condições físicas atuais. Ter o acompanhamento de um especialista da área da saúde sempre ajuda a nos exercitarmos sem correr o risco de forçar o corpo além do necessário.
- Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.