Baguá significa oito trigramas. O Baguá tem sua origem no I Ching – o livro das mutações, livro de sabedoria, também usado como oráculo, que teve sua origem em tempos remotos, origem esta atribuída a Fu Hsi, figura mística que representava a era da caça e da pesca e teria descoberto os trigramas ao observar o casco de uma tartaruga e as marcas nele impressas.
Estes trigramas foram compostos por linhas inteiras: _____ que representam a força Yang, e linhas cortadas: __ __ que representam a força Ying, que combinadas representam simbolicamente as forças atuantes na natureza e as leis que regem o universo.
Segundo a tradição chinesa conta a versão atual do I Ching foi reunida pelo Rei Wen, que acrescentou breves julgamentos aos 64 hexagramas (combinações dos oito trigramas básicos), seu filho o Duque de Chou continuou sua obra e acrescentou o texto que explica o sentido de cada linha. Confúcio já em idade avançada dedicou tempo de estudo ao I Ching sendo-lhe, atribuídos os comentários T’an Chuan.
O octógono Baguá é constituído pelos oito trigramas básicos que representam áreas da vida humana e relacionam-se com os cinco elementos os pontos cardeais, as partes do corpo humano e uma imagem universal.
O Baguá é também usado no Feng Shui como um amuleto de proteção colocado acima da porta de entrada, tendo este um espelho em seu centro. Seu objetivo é afastar influências negativas e proteger a casa.
Você também pode gostar
Como aplicar o Baguá
Para aplicar o Baguá na planta da residência, do comércio ou de apenas um cômodo alinhe-o sempre na parede da porta de entrada principal, dessa forma você terá três opções de entrada: Espiritualidade, Trabalho ou Benfeitores.
Posicione a planta da sua casa de forma que a entrada fique voltada para a sua barriga como se você estivesse lendo um livro. Divida em três na horizontal e na vertical.
Você acaba de conseguir os nove espaços do baguá.