Organismo humano
A água é a composição encontrada em diversas formas de vida, e apenas 3% da água do planeta Terra é doce (Figura1) e adequada para o consumo, o que a torna valiosa. A maior quantidade de água doce está nas geleiras, calotas polares, lenções freáticos, lagos, rios, solo e ar. É fundamental a conscientização das pessoas sobre a importância do bom uso da água e cuidado com a manutenção da qualidade, das propriedades físico-químicas da água doce e redução da poluição da água potável.
A preservação dos recursos hídricos é importante para a continuidade da existência das espécies, pois as células possuem água, e, por isso, o cuidado com a hidratação é necessário. Os recursos hídricos permitem a sobrevivência dos seres vivos (Figura 2), equilibram e conservam a biodiversidade e regulam o clima do planeta Terra.
As principais funções da água no organismo humano são a produção de energia, pois as células precisam de água para realizar as suas funções. No corpo humano, a água exerce o papel de solvente, transportando diferentes substâncias para as células, como minerais, nutrientes e vitaminas.
Você também pode gostar
A água é responsável pela desintoxicação do organismo ao transportar as substâncias tóxicas para os rins e eliminar na urina, cuja composição é 95% água, regula a temperatura do corpo e evita que os resíduos dos alimentos não absorvidos se solidifiquem no organismo. Aproximadamente 70% do peso do corpo humano é composto por água, sendo recomendável o consumo de, no mínimo, dois litros de água diários.
A natureza é preservada quando o ciclo da água é preservado (Figura 3). As principais ações bem-sucedidas na preservação do ciclo da água são: proteção dos mananciais, reflorestamento das margens dos rios, utilização consciente e sustentável da água, tratamento da água dos esgotos e reutilização da água tratada. A preservação dos rios, cascatas (Figura 4), lagos e mananciais é vital, pois a cidades, geralmente, estão localizadas próximas aos recursos hídricos que são utilizados no abastecimento de residências, prédios, empreendimentos, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia e meio de transporte aquático, lazer e prática de esportes.