Saúde Integral

Dicas para desintoxicar o corpo

Mulher de braços abertos, olhos fechados e sorrindo em um campo
GoodLifeStudio / Getty Images Signature / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A maioria de nós está exposta a agentes tóxicos todos os dias, salvo raras exceções. A poluição do ar, que nos ronda em inúmeros ambientes, é tão séria que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, sete milhões de pessoas morram devido a acidentes vasculares cerebrais, câncer de pulmão, doenças pulmonares crônicas e infecções respiratórias diversas; problemas causados pela impregnação de partículas de ar poluído nos pulmões e no sistema cardiovascular. Se os perigos da poluição já te assustam, atente-se, pois esses mesmos riscos são apresentados por quaisquer outros agentes tóxicos, de modo geral.

Dentro desse assunto, também os hábitos alimentares podem ser grandes vilões. O consumo de produtos industrializados, por exemplo – que são acrescidos de uma série de conservantes, estabilizantes, corantes, sódio e outros compostos químicos que realçam o sabor –, intoxicam o organismo na mesma gravidade que a poluição.

Por isso, é fundamental colaborar com a limpeza interna do corpo e auxiliar nosso organismo na eliminação de toxinas e resíduos nocivos à saúde. Conheça agora, então, algumas maneiras fáceis de desintoxicar o seu corpo e inclua esses hábitos na sua vida, para manter-se sempre saudável e favorecer o bem-estar!

Beba água

Mulher bebendo água
Daria Shevtsova / Pexels

A água em si é um ótimo agente desintoxicante, pois, além de auxiliar os rins a eliminar as toxinas que causam doenças, também mantém o corpo hidratado, evitando a retenção de líquidos e elementos nocivos aglutinados a eles.

Beber um copo de água com suco de limão pela manhã, em jejum, também ajuda a equilibrar o pH e promover alcalinidade, o que contribui para eliminar toxinas. Essa solução, composta pela vitamina C do limão, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, expurga as toxinas do sistema digestório, combate náuseas, acidez e indigestão, melhora a saúde bucal (hálito, dores dentárias e nas gengivas), contribui para baixar o índice de açúcar no sangue, reduz a vontade de tomar café e dá, ainda, a sensação de saciedade.

Faça detox e outros sucos

Consumir um suco fresco (feito na hora em que for beber) também ajuda a eliminar toxinas do organismo. Dê preferência aos que são feitos com as próprias frutas ou das verduras! Apresentamos aqui algumas sugestões:

  • Açaí – considerado um superalimento, é rico em fibras, minerais, antioxidantes e fitoesteróis, que concorrem com o colesterol ruim na parede do intestino e dificultam a absorção dessa gordura, ajudando a eliminar seu excesso. Os ácidos málico e tartárico contidos na polpa ajudam a eliminar metais do organismo e fornecem energia.
  • Cereja – é uma fonte de vitamina C, potássio e fibras, importantes para prover energia muscular. Ela tem um efeito laxativo, podendo desintoxicar o organismo, pois ajuda a eliminar a retenção de líquidos e as toxinas.
  • Laranja – contém o antioxidante hesperidina, que diminui riscos de doenças cardíacas. Também contém limonoide, que faz com que o fígado libere mais toxinas do organismo.
  • Romã – com baixo teor de açúcar, propriedades depurativas, fibras, vitamina C e antioxidantes, essa fruta, além de ser detox, é considerada anticancerígena (prevenção do câncer de próstata) e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
  • Uva roxa – apoia o sistema circulatório, purifica o sangue, melhora a função do fígado, elimina toxinas do organismo e contém antioxidantes que reduzem o colesterol ruim.
  • Mirtilo (blueberry) – considerado o “rei dos antioxidantes naturais” e o “fruto da juventude”, o mirtilo contém vitaminas A, B e C. Com boa quantidade de fibras, esse fruto melhora o funcionamento do sistema digestivo e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e de glicose no sangue. Rico em polifenóis e flavonoides como antocianina, combate inflamações e a ação de radicais livres no organismo, tendo propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Protege os órgãos e os tecidos contra a ação do tempo. Uma porção de 150 gramas ao longo do dia traz muitos benefícios à saúde, porém pessoas que fazem uso de anticoagulante devem consultar o médico antes de consumi-lo.
  • Aloe vera (babosa) – tem poder cicatrizante e restaurador. Atenção: antes de ingerir, é fundamental que se passe o gel interno da aloe vera no antebraço, para identificar uma possível irritação, pois, caso isso aconteça, ela não deve ser ingerida. A casca da babosa não deve ser utilizada no suco, pois ela é muito tóxica.

Fazendo o suco de aloe vera:

Folha de babosa cortada em um recipiente. No canto esquerdo, um recipiente com a polpa da planta
ValentynVolkov / Getty Images Pro / Canva

Retire de uma folha média de aloe vera somente o gel transparente (a casca não deve ser usada) e bata no liquidificador com ½ litro de água potável, até obter uma consistência líquida. Reserve. Esprema oito laranjas-lima e coe o suco. Junte-o no liquidificador e bata bem. Coloque numa garrafa esterilizada com tampa e guarde no refrigerador por, no máximo, até uma semana. Tome um copo de suco pela manhã, em jejum, preferencialmente sem açúcar.

Consuma alimentos desintoxicantes

Algumas frutas e vegetais são ricos em vitaminas, ferro, cálcio, zinco, magnésio e, quando ingeridos crus, permitem que o organismo receba enzimas que facilitam a digestão e melhoram a absorção de nutrientes, já que as fibras e a água, que ajudam a eliminar toxinas, se mantêm preservadas. Para obter vitamina B6, opte por comer banana, framboesa, alface, couve, salsinha, maçã e melão. Goiaba, caju, kiwi, morango e repolho têm vitamina C. Amoras pretas, uvas rosadas e vermelhas, agrião e rúcula têm ferro. Brócolis e sementes de gergelim, de linhaça e de chia são ricos cálcio. Amêndoa, amendoim, semente de abóbora, noz-pecã e castanha de caju são ricos em zinco. Abóbora e mamão são fontes de magnésio.

Enzimas presentes na decomposição da protopectina contida nas frutas produzem uma substância chamada pectina, presente na polpa, ao redor das sementes e dos caroços e próxima da casca. Ela se liga às toxinas presentes no intestino e ajuda na eliminação, conduzindo-as para fora do organismo. A protopectina é encontrada principalmente em frutas como ameixa, damasco, goiaba, jabuticaba, laranja, maçã, pera, pêssego, tangerina e uvas pretas.

Há também os probióticos – micro-organismos que ajudam a melhorar a digestão e fazem o intestino funcionar melhor, eliminando as toxinas. Quando são consumidos pela manhã ou à noite, permitem melhores resultados. Os iogurtes, por exemplo, são alimentos naturais que contêm probióticos, mas existem produtos industrializados em pó, em comprimidos ou líquidos contendo esses mesmos micro-organismos. Um médico, porém, deverá ser consultado antes de se adquirir o produto na versão industrializada.

As fibras, por sua vez, ajudam na limpeza do intestino, varrendo as toxinas para fora do organismo, pois facilitam a eliminação por meio das fezes. Elas podem ser encontradas na farinha de trigo integral, no macarrão, no arroz e nos pães integrais, em vegetais e frutas crus, dentre outros alimentos.

Imagem com diversos alimentos ricos em fibras
Aamulya / Getty Images Pro / Canva

Por último e não menos importante, recomenda-se o consumo da farinha de banana verde! O amido resistente, característico dessa farinha, chega íntegro ao intestino e produz substâncias que alimentam as bactérias boas e formam uma barreira contra as bactérias ruins, favorecendo a microbiota intestinal e colaborando para a melhor absorção de nutrientes e para a eliminação de resíduos e toxinas do corpo. A farinha de banana verde pode ser usada em bolos, biscoitos, sopas, vitaminas, molhos e outras preparações, inclusive substituindo a farinha branca a que a maioria está acostumada.

Evite o consumo de alimentos com toxinas

Para desintoxicar o seu corpo, é fundamental eliminar alguns agentes que contribuem para lentificar a eliminação de resíduos, além de, por si só, serem fontes de toxinas. Experimente eliminar da sua vida, pelo menos por um período, as bebidas alcoólicas, que interferem no bom funcionamento dos rins, do fígado e do sistema gastrointestinal, além de afetarem negativamente o sistema imunológico, entre outros danos. Exclua também os refrigerantes: eles contêm açúcar em excesso, sal (que provoca a retenção de líquidos e dificulta a eliminação de toxinas), corantes, estabilizantes, ácido fosfórico e outros ingredientes que sobrecarregam os rins, dificultam a digestão e desequilibram o pH.

Prefira temperos naturais

Molhos prontos para temperar saladas e outras preparações, além de conterem gordura e sódio em excesso, contam com substâncias químicas para preservação, para dar aparência e sabor, além da embalagem. Alternativas simples, como o suco de limão, ervas (salsinha, orégano, manjericão etc.) e vinagre de maçã, contêm substâncias antioxidantes, fortalecem a imunidade e deixam o corpo mais ativo contra as toxinas. O azeite de oliva lubrifica o intestino e apoia a eliminação das substâncias nocivas, além de colaborar para acelerar o metabolismo.

O açafrão-da-terra, por exemplo, pode ser o tempero de carnes, arroz, caldos e sopas. Da mesma família do gengibre, ele é rico em cálcio e vitaminas A, C e D. É uma especiaria com ação anti-inflamatória, que reduz o risco de doenças cardíacas, fortalece o cérebro, ajuda a combater a depressão, aumenta a ação antioxidante e auxilia no tratamento da artrite. Os curcuminoides contidos na cúrcuma (outro nome para o açafrão-da-terra) protegem e auxiliam o fígado, responsável pela desintoxicação do organismo. Para fazer uso, basta misturar uma colher (chá) de açafrão em um copo (200 ml) de água.

Limpe a casa com produtos naturais

Produtos naturais e de limpeza juntos em um recipiente
Katerinamorozovaphotos / Canva

Há componentes químicos nos produtos de limpeza industrializados como o formaldeído, o cloro, derivados de petróleo e amônia que intoxicam o organismo e podem provocar asma, problemas de pele, alergias, câncer e outros problemas.

Alternativas saudáveis à base de bicarbonato de sódio, vinagre branco, suco de limão e óleo vegetal podem ser utilizadas com bastante sucesso e muito bem-estar.

Faça um detergente multiuso para limpar armário de cozinha, fogão, forno, pia e micro-ondas, misturando ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio e ¼ de xícara (chá) de água morna, num recipiente. Deixe descansar por cinco minutos. Adicione ¼ de xícara (chá) de suco de limão e uma xícara (chá) de sabão líquido neutro. Misture bem para homogeneizar.

Para limpar vidros e espelhos, coloque num borrifador ¼ de xícara (chá) de vinagre, uma colher (sopa) de suco de limão e duas xícaras (chá) de água. Agite e borrife na superfície. Seque com um pano macio ou folha de jornal.

No caso de higienização de pisos cerâmicos, misture num balde 4 ½ litros de água, ¼ de xícara (chá) de vinagre branco e uma colher (chá) de suco de limão. Aplique no piso e espalhe bicarbonato de sódio em toda a superfície. Deixe agir durante cinco minutos e enxágue com água.

Na higienização do banheiro, coloque num borrifador o suco de um limão e uma xícara (chá) de sabão líquido neutro. Misture e aplique na superfície desejada. No caso do vaso sanitário, espalhe uma xícara (chá) de bicarbonato de sódio e deixe agir durante cinco minutos. Esfregue com uma esponja ou escova. Enxague muito bem.

Para polir mobília e portas de madeira, misture, numa garrafa com tampa, três colheres (sopa) de suco de limão e ½ xícara (chá) de óleo vegetal (de cozinha). Aplique o líquido num pano de limpeza (não diretamente sobre a superfície) e posteriormente aplique na mobília ou nas portas em movimentos circulares. É importante destacar que as misturas que incluem limão na preparação têm validade de uma semana.

Pratique exercícios físicos

Mulher se alongando com a ajuda de um homem em um parque
Jacob Ammentorp Lund / Getty Images Pro / Canva

A transpiração é uma grande facilitadora da eliminação de toxinas do corpo por meio do suor, além de ajudar no emagrecimento, no controle da pressão arterial, na melhoria da postura e outros benefícios. Incluir na rotina diária 30 minutos de exercícios físicos vigorosos – como fazer uma caminhada rápida numa rampa ou numa rua em aclive – é suficiente para desintoxicar.

Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é uma forma relaxante e terapêutica de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, por meio de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar mais aceleradamente, reduzindo a retenção de líquido e ativando a circulação sanguínea. Ela deve ser evitada por pessoas com risco vascular, insuficiência cardíaca, hipertensão, trombose e infecções.

A respiração, a transpiração, a urina e as fezes eliminam as toxinas que diariamente o nosso organismo vai recebendo de agentes associados ao estilo de vida que adotamos. Quando eles são intensos e constantes, porém, o corpo não consegue eliminar esses resíduos e toxinas, que acabam se acumulando. Por isso, com o objetivo de manter a saúde, podemos adotar algumas maneiras fáceis de desintoxicar o organismo.

Aprenda técnicas de respiração

Receber oxigênio está vinculado ao bem-estar do organismo. Elimina vírus e bactérias, além de acalmar as pessoas em situações estressantes. O exercício de inspirar e expirar ajuda a equilibrar a respiração e desintoxica o corpo e a mente. Sente-se confortavelmente e encha os pulmões de ar, com uma das narinas tapadas com o polegar. Prenda um pouco. Tape a narina por onde o ar foi inspirado com o indicador e expire o ar pela narina que antes estava tapada com o polegar. Repita o exercício, alternando as narinas entre o inspirar e o expirar.

Você também pode gostar:

Sorria!

Homem sorrindo e com os dedos empurrando as bochechas para cima
Ajr_images / Getty Images / Canva

Já está provado cientificamente que sorrir (a mais acessível forma desintoxicante) é um ótimo remédio e um aliado terapêutico que combate o estresse e a depressão, reduz a dor e a pressão arterial, eleva o índice de colesterol bom (HDL), eleva a circulação sanguínea, tornando o coração e os pulmões mais saudáveis, melhora a digestão, desintoxica o organismo e desacelera o surgimento de rugas.

Apresentamos aqui algumas sugestões que você pode adotar de acordo com as suas possibilidades e incluir, aos poucos ou subitamente, na sua rotina. Os caminhos para desintoxicar-se são muitos, escolha o melhor para você. O importante é zelar pelo seu corpo, a moradia da sua alma, lembrando-se de que ele reflete a estima que você tem por si mesmo. Bom detox constante! Cuide-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br