Você já ouviu falar na pedra garnet? Também chamada de “cristal da vida”, essa pedra é muito conhecida por ter grandes poderes espirituais, principalmente ligados à energia dos Chakras.
Encontrada comumente na coloração vermelha, a garnet é uma das pedras naturais mais utilizadas por pessoas que buscam energias puras, que conseguem fazer bem à saúde humana, principalmente no quesito mental. Ao utilizar essa pedra corretamente, é possível alcançar paz e alegria, já que a negatividade é afastada. Interessante, né?
Mas não para por aí! Além dos benefícios à saúde mental, o uso da garnet também colabora com o bem-estar do corpo físico, trazendo mais vigor, ânimo pela vida e saúde no dia a dia.
Ficou interessado em saber mais? Então continue lendo, porque a seguir vamos falar sobre as propriedades dessa pedra, os seus benefícios e a maneira certa de utilizá-la. Confira!
Direto ao ponto
O que é a pedra garnet?
De acordo com a gemologia moderna, a pedra garnet pertence a um grupo de mineral que engloba várias espécies de gemas. Durante muito tempo, várias pedras na coloração vermelha, inclusive os rubis, chegaram a ser confundidas com a garnet.
Hoje em dia, por outro lado, já se sabe que a garnet não é encontrada exclusivamente na coloração vermelha. No entanto, o vermelho continua sendo o tom mais popular e mais procurado, já que garante uma aparência chamativa e diferenciada à pedra.
A palavra “garnet” vem do latim “granatus”, que significa grão. O motivo disso é que os depósitos dessa pedra são constituídos por grãos de cristais vermelhos minúsculos, que podem ser encontrados dentro de rochas.
Além de diversos tons, o cristal também pode ser encontrado em diferentes formas, como, principalmente, no formato isométrico, trapezoedro e dodecaedro. Também é possível achá-lo em cubo ou em octaedro, mesmo que seja menos comum.
No geral, a garnet é uma mistura de espécies de gemas diferentes. Dessa forma, é muito raro encontrar essa pedra em seu estado puro e absoluto. E você, ficou curioso para saber mais sobre a história desse mineral? Então continue com a leitura porque a seguir vamos contar mitos e lendas que reforçam a fama de poder da pedra!
Conheça a garnet na história da humanidade
A fama da garnet, principalmente a que é ligada à proteção, vem de várias histórias e lendas. Essa pedra é tão antiga e tão rica que muitas pessoas acreditam que ela foi utilizada como fonte de iluminação na arca de Noé!
Não se sabe ao certo quando o prestígio de proteção e cura foi atribuído à pedra, mas é possível acreditar que grande parte veio da suposta utilização na arca de Noé: além de promover iluminação, a pedra também ajudou a proteger o navio durante a devastadora enchente.
Dessa forma, os reis saxões e celtas sempre optaram por utilizar joias que tivessem a garnet, buscando uma maneira de se sentirem mais protegidos. Inclusive, essa é uma pedra querida pela monarquia em todo o mundo, e foi utilizada também pela Rainha Maria da Escócia, pela Rainha Vitória da Inglaterra e por várias czarinas russas.
Os povos nativos de toda a América, incluindo os Astecas e os Maias, acreditavam que a garnet tinha um grande poder de cura, além de também ajudar a proteger contra ferimentos e até mesmo venenos.
Pois é! A fama de escudo dessa pedra é tão grande que conseguiu abranger povos de diferentes períodos da história da humanidade e de várias regiões do mundo. E não acaba aí, já que também há relatos que, durante as Cruzadas, os guerreiros cristãos e muçulmanos também utilizavam a garnet. Interessante, né?
Qual é o significado espiritual da garnet?
Além do fator de proteção que, como falamos acima, é muito conhecido há milhares de anos, a garnet ainda tem vários outros significados espirituais importantes, principalmente quando o assunto é energia.
Quem utiliza a garnet corretamente, consegue contar com um poder renovador e revigorante. Uma das maiores características desse cristal é o seu efeito purificador, que transforma tanto o espírito, quanto o corpo físico. Dessa forma, todos os Chakras do corpo são energizados, restaurados e limpos, proporcionando paz e satisfação.
A pedra garnet também pode transformar efeitos em meios sociais e pessoais. Por exemplo, a pessoa que faz o uso do mineral consegue atingir maior magnetismo em sua vida, tendo maior poder de resolução de situações relacionadas a relacionamentos de diferentes níveis.
Por ter poderes tão fortes e amplos, que conseguem ser sentidos em praticamente todos os graus da existência, a garnet ganhou o apelido de “cristal da vida”. E não é à toa, não é mesmo?
Conheça os benefícios do uso da garnet no dia a dia
Se você está procurando uma pedra com grande propriedade terapêutica, a garnet com certeza é uma das melhores opções. Isso porque, como já falamos, esse mineral consegue tratar sentimentos, emoções e questões de saúde física também.
As propriedades da garnet fazem com que ela apresente um grande poder de cura. Desse modo, é possível apresentar melhora em diversas doenças, além de prevenir o surgimento delas.
Outros apelidos da garnet são “pedra do compromisso” e “pedra da dedicação”. E esse empenho gerado pela pedra pode ser sentido em diferentes situações, como em relacionamentos. O motivo disso é porque a fomentação do compromisso colabora com sentimentos como o amor, o carinho e a vontade de fazer “dar certo” com aquela pessoa especial.
E a dedicação também pode ser sentida nos estudos e no trabalho, aumentando o potencial de sucesso e fazendo com que o indivíduo consiga alcançar sonhos e objetivos na vida. Isso acontece pois a energia da garnet é ótima para balancear o campo energético, alinhando o corpo emocional com o intelectual.
A incrível energia térmica da pedra também consegue fazer com que o corpo libere toxinas, além de garantir a estabilidade da pressão e do fluxo sanguíneo. Inclusive, a sua cor vermelha representa o sangue e isso não é à toa, visto que o mineral tem potencial para purificar o sangue humano.
Como usar a pedra?
É possível utilizar a garnet de diferentes formas, inclusive no dia a dia. Alguns exemplos são:
- Como bijuterias e joias: é possível utilizar a pedra em brincos, pulseiras e anéis. Acredita-se que a utilização da garnet no corpo funciona como uma espécie de amuleto, que protege o portador de doenças, ataques, venenos e energias ruins;
- Como decoração em casa ou no trabalho: a garnet é uma pedra muito bonita, que pode ser utilizada também como decoração. Além disso, quando é colocada em um ambiente, consegue criar uma atmosfera, protegendo contra energias ruins, incluindo espíritos e pessoas mal intencionadas. Por isso, é excelente para ser colocada no trabalho ou em casa;
- Como terapia: se você deseja usufruir de todos os efeitos terapêuticos da pedra, o recomendado é aproximá-la do local do seu corpo que você deseja tratar, de 30 a 60 minutos por dia. Durante esse período, concentre-se, feche os olhos e visualize a poderosa cor vermelha da garnet cobrindo toda a região.
Onde encontrar a pedra garnet?
A Tchecoslováquia, antigamente conhecida como Boêmia, é uma das fontes mais significativas de garnet em todo o mundo, chegando a ser considerada o lar da pedra, já que várias regiões e locais do país continham fragmentos do mineral, incluindo edifícios.
Hoje em dia, o país continua sendo o local em que há maior incidência da pedra, mesmo que em menor quantidade. Praticamente todo o estoque de garnet do mundo vem da Tchecoslováquia, e poucos são os concorrentes.
No Brasil, é possível adquirir a pedra em algumas lojas, principalmente online. No Mercado Livre, por exemplo, existem vendedores que têm estoque de bijuterias com a pedra e do mineral em si.
Na loja Cristais Aquarius também há um grande estoque de peças fabricadas com a garnet, além de kits da pedra bruta. O interessante, nesse caso, é que a loja conta com a pedra em diferentes tonalidades, além do clássico vermelho.
Como cuidar da garnet?
Para garantir a ativação máxima dos poderes da garnet, é preciso ter alguns cuidados especiais. Para limpá-la, é recomendado usar água e sabão, e depois utilizar um pano limpo e macio para secá-la.
Para se certificar que o cristal realmente está seco, deixe-o no calor natural ou no sol por algumas horas. Isso, inclusive, é muito útil para recarregar os poderes da pedra.
Após esses procedimentos, guarde a pedra em um lugar seguro e arejado, para que ela não seja danificada.
Curiosidades sobre a pedra garnet
A pedra garnet é tão popular que se faz presente até em personagens da televisão! Esse é o caso da personagem Garnet, que faz parte da animação Steven Universo. A série conta a história de um garoto chamado Steven, que possui superpoderes e mora com um grupo denominado Crystal Gems.
A Garnet é a líder das Crystal Gems e é um ser alienígena, fusão das pedras rubi e safira. A personagem tem o tom de pele vermelho escuro, que é uma característica da pedra garnet. Além disso, conta com pedras preciosas que estão incorporadas nas palmas de suas mãos. Interessante, né?
Voltando a falar das propriedades, a pedra também possui algumas bem interessantes, mas que são pouco faladas. Ao utilizar a garnet, por exemplo, a pessoa portadora pode ter aumento na libido, o que consegue tornar o sexo mais intenso e “fogoso”, em alusão à cor do cristal.
Você também pode gostar
- Descubra 6 cristais com poderes mágicos
- Saiba como os cristais podem influenciar nossa vida
- Aprenda a escolher um cristal protetor
Gostou do conteúdo?
Agora você já conhece todos os benefícios da pedra garnet! E eu aposto que você não sabia que essa pedra preciosa possui tantas propriedades, como proteção e cura, além de servir de escudo para energias ruins.
Então, se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas conheçam mais a respeito desse cristal tão poderoso!