Cristaloterapia Espiritualidade

Diamante: saiba tudo sobre esta pedra preciosa

Diamante.
RTimages / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Diamante é uma pedra preciosa intrigante, não é? Usado para várias finalidades, ele tem estruturas, características e significados complexos, o que é difícil até mesmo para entendermos. Por isso reunimos todos esses tópicos para que você entre de cabeça nesse mundo das pedras preciosas. Leia e se inteire!

Que um diamante é eterno, até o cinema já disse. Aliás, filmes ou estórias não faltam para falar sobre essa que é uma das pedras naturais mais preciosas e valiosas que conhecemos e que é praticamente uma irmã do grafite.

Assim como o grafite, essa gema tem uma composição química muito simples, provando que não é preciso ter complexidade para ser algo magnífico.

Além da sua dureza excepcional, o diamante tem características físicas distintas, como brilho intenso, reflexão e dispersão de luz, criando o famoso efeito de “fogo” quando a luz é refratada através dele. É também um excelente condutor térmico e isolante elétrico.

E o diamante é tudo isso e mais um pouco mesmo! Para muito além de suas inúmeras aplicações práticas, ele traz benefícios para o corpo, a mente e o espírito. Por se tratar de uma pedra natural, carrega energias muito poderosas.

E é esse o tema de nosso artigo. Aqui você vai ter um olhar mais abrangente e espiritualizado sobre essa pedra eternizada em filmes, lendas, histórias reais, games, desenhos… o que mais tem é assunto sobre o diamante. Boa leitura!

O que é a pedra de diamante?

Diamante
photology2000 / Canva

A composição química do diamante consiste apenas de átomos de carbono ligados fortemente em uma estrutura tetraédrica. A ordem e a densidade dessas ligações é que conferem sua rigidez e outras propriedades características.

Tem um nível de dureza 10 – o mais alto, segundo a escala de Mohs. Essa é uma propriedade que diz respeito à resistência à abrasão ou ao risco que uma pedra pode sofrer. Portanto o diamante é a mais dura substância natural conhecida, e só pode ser riscado por outro diamante.

Outra característica importante é a clivagem – propriedade ligada à estrutura cristalina interna de um mineral. Se ele é quebrado e se separa em partes lisas, dizemos que tem uma clivagem perfeita. Esse é o caso do diamante, caso ocorra ao longo de planos onde a ligação química é mais fraca. Porém, por se tratar da substância mais dura da natureza, a clivagem não acontece com tanta facilidade assim na prática.

Quanto às cores, a gama é vasta: branco, amarelo, marrom, verde, azul, rosa — e os mais raros, como vermelho e violeta. Impurezas e defeitos na estrutura cristalina do diamante são os responsáveis por essa variação cromática. Por exemplo, a tonalidade amarelada se deve a traços de nitrogênio; já os tons de azul são causadas pela presença de boro.

Essas são apenas algumas das características que fazem do diamante uma pedra mágica e fascinante. E então, preparado para aprender ainda mais?

Diamante na História da humanidade

O diamante tem uma vasta história ao longo dos tempos. Seja na vida real ou na ficção, essa pedra é mencionada em várias ocasiões.

Tudo indica que o primeiro diamante tenha sido encontrado na Índia, há mais de 3 mil anos. Somente por volta de 327 a.C. é que a gema chegou à Europa, pelas mãos de Alexandre, o Grande.

Os diamantes já foram usados para fins medicinais, e foi a partir da Idade Média que ganharam fama por seu valor. No início do século XI, a pedra passou a ser empregada na joalheria; por volta de 1650, foi desenvolvida a primeira lapidação brilhante, feita pelo Cardeal Mazarino.

De lá para cá, o diamante se tornou símbolo de luxo e sofisticação, o que se reforçou com a fundação da badalada joalheria Tiffany e seu famoso logotipo em formato de diamante – que leva o nome da marca – e que se consagrou enfeitando o colo da atriz Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”.

E não foram poucos os filmes trazendo a gema como tema. Além do já mencionado, podemos citar “007 – Os diamantes são eternos”, “Diamante de sangue”, “A pantera cor-de-rosa” e muitos outros, além de desenhos e histórias em quadrinhos.

Falando em HQ, você sabia que o símbolo do Superman foi evoluindo até ganhar a forma de um diamante? Tudo bem que ele não é feito propriamente com o cristal, mas carrega vários simbolismos, entre eles, claro, a indestrutibilidade.

Significado do diamante

Colar de diamantes.
sansara / Getty Images /

Nas civilizações antigas, o diamante era visto como símbolo de poder, status e riqueza. Sagrado na Índia, representava força e invencibilidade. Para os indianos, os diamantes era fragmentos de estrelas cadentes ou de lágrimas dos deuses.

Os gregos acreditavam que eles proporcionavam coragem, força e invulnerabilidade durante as batalhas. Já entre os romanos, eram usados para tratar doenças e aflições. Segundo os antigos egípcios, eram vistos como amuletos de proteção e atração.

Mas a pedra também tem histórias de má sorte. Uma delas é a do diamante Hope, uma das gemas mais famosas do planeta. Reza a lenda que o Hope era amaldiçoado, trazendo azar e desgraça aos seus proprietários.

Todas essas crenças conferiram ao diamante uma aura de mistério, misticismo e fascínio, estabelecendo uma forte conexão entre essa pedra e a espiritualidade. Entre as diversas simbologias, o diamante está associado à purificação de mente e espírito, para alcançar clareza e sabedoria.

Na tradição budista, o diamante representa a natureza do Buda. Em sânscrito, sua tradução é “vajra”, termo integrado a práticas e gestos, portanto é um objeto ritual do budismo. O diamante remete à indestrutibilidade da essência espiritual. E, por ser o único elemento da natureza que consegue cortar tudo, corta também a raiz dos nossos obscurecimentos mais íntimos.

A pedra está associada ao chakra coronário (que está ligado à espiritualidade), funcionando como um amplificador da conexão com o divino.

Benefícios do uso do diamante

O uso do diamante pode promover uma grande variedade de benefícios físicos, mentais e espirituais. Veja os principais a seguir.

Benefícios físicos:

  • Fortalece e renova a vitalidade.
  • Elimina as toxinas e bactérias, ajudando contra infecções.
  • Age como coadjuvante no tratamento de doenças renais e ósseas.
  • Ajuda na prevenção de ataques cardíacos.
  • Auxilia em problemas como alergias, fadiga e perda de peso.

Benefícios emocionais e espirituais:

Lembrando que o diamante não substitui tratamentos médicos convencionais. Em caso de doença ou suspeita, procure um profissional da saúde!

  • Aguça e amplifica a intuição e a percepção sensorial.
  • Fornece proteção energética, elevando as vibrações e anulando a negatividade.
  • Realiza purificação e equilíbrio energético, auxiliando no alinhamento dos chakras.
  • Promove clareza mental e foco.
  • Purifica a aura.
  • Possibilita harmonia emocional e paz interior.
  • Favorece a iluminação espiritual.
  • Facilita a conexão com o divino e com planos superiores de consciência, ajudando na busca e na vivência de uma espiritualidade mais profunda.
  • Traz cura e purificação espiritual, limpando bloqueios energéticos e auxiliando a liberação de padrões limitantes.

Como usar?

Anel de diamante.
andhya / Sandhya Tailor’ / Canva

Se você quer aproveitar os benefícios do diamante, há diferentes formas de uso. Veja abaixo algumas sugestões.

  • Joia: essa é a maneira mais convencional de uso, pois, além de funcionar como um lindo adorno, uma joia com o diamante pode te proteger e filtrar as energias. Você pode usar como joia, amuleto (num pingente, por exemplo) ou carregar uma pedra pequena na bolsa ou em algum bolso.
  • Meditação: segure um diamante ou coloque-o sobre o seu corpo (especialmente na região do chakra coronário) durante a meditação para intensificar a prática. Foque a energia da pedra, permitindo que ela amplifique sua intuição e sua conexão espiritual.
  • Ambiente: você pode usar uma pedra de diamante no seu ambiente de trabalho ou estudo, para que ela emane energias de foco e clareza mental. Se desejar, pode montar um altar também, para trazer cura e proteção.
  • Elixir de diamante: para esta opção, é preciso estar familiarizado com a elaboração de elixires com cristais. Coloque a pedra num recipiente de vidro com água pura e deixe sob a luz do sol por algumas horas. Beba esse elixir para absorver as energias do diamante em níveis sutis.

Onde encontrar diamante

Produzindo um diamante polido.
avagyanlevon / Getty Images / Canva

O diamante é encontrado naturalmente em diversas regiões do mundo, em especial nas áreas onde ocorreram processos geológicos específicos. Entre os maiores produtores, estão a Rússia (sendo a maior produção localizada na Sibéria), Botsuana e a África do Sul.

Canadá e Austrália também são relevantes produtores de diamantes, com o diferencial de que eles investem em mineração responsável e sustentável. Angola e Congo também produzem diamantes de boa qualidade, porém sua produção envolve questões como comércio ilegal e contrabando.

Mas você não precisa se deslocar para nenhum desses países nem se aventurar em uma mina de diamantes para garantir o seu brilhante. Há uma boa quantidade de estabelecimentos renomados e de confiança onde você pode obter seu exemplar.

Se a intenção é adquirir alguma joia, lojas como Monte Carlo, H.Stern e Vivara disponibilizam modelos todos os gostos – anel, colar, brinco, bracelete etc. Mas pode ir preparando uma pequena fortuna, pois trata-se de itens de luxo, que encantam por sua sofisticação e exclusividade, então o investimento vai ser polpudo.

Entretanto, se você busca joias a preços mais realistas, procure por lojas (online e físicas) certificadas e que ofereçam boa procedência e garantias. Assim você adquire uma pedra de qualidade. Como os cristais emitem energias, é preciso que eles sejam originais, para que as energias corretas sejam exercidas.

Curiosidades sobre o diamante

  • O maior diamante já encontrado na atualidade é o Cullinan. Descoberto na África do Sul, em 1905, pesa nada menos do que 3.106 quilates (quase 640 gramas). O segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, para uma gema de 1.109 quilates (descoberta em 2015), e outra de 1.098 quilates (descoberta em 2021), ambas na Botsuana.
  • O diamante não é apenas usado em joias. Na verdade, 80% de sua extração é reservada para fins industriais. Ele é usado em lâminas de corte, células solares, revestimento industrial, entre outros.
  • Também é usado na medicina, para instrumentação cirúrgica e implantes (revestimento), radioterapia (detector de entregue aos tecidos) e peelings (a esfoliação é feita com ponteiras diamantadas).
  • Há um museu dedicado à pedra: é o Museu do Diamante, localizado na cidade belga de Bruges, onde foi inventada a arte do polimento de diamantes.
  • Bodas de diamante representam 60 anos de casamento.
  • Já ouviu falar no arquétipo do diamante? Pois ele pode promover força, resistência e coragem, trazendo sorte e prosperidade, sobretudo nas finanças – já que a própria pedra simboliza luxo, riqueza e invencibilidade.
  • Existe um planeta chamado 55 Cancri-e, descoberto em 2011, cuja superfície é composta por grafite e diamante. Ele fica relativamente perto da Terra, a 40 anos-luz de distância.
  • É possível produzir diamante em laboratório, e ele tem estrutura e propriedades físicas muito similares às da gema natural. Chama-se zircônia cúbica.
  • O Brasil já foi o principal produtor mundial de diamante. Isso foi entre 1730 e 1870, mas atualmente nosso país não chega a 0,05% da produção global. Até 2022, a Bahia era o maior produtor brasileiro. É nesse Estado que se situa a primeira mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida em depósito de kimberlito, rocha que é fonte primária de diamante.

Você também pode gostar:

Se formos mencionar todas as propriedades e a história do diamante, vai faltar espaço, já que sua existência data de bilhões de anos. E é por isso que ele não cansa de nos surpreender. Na joalheria, ele impõe beleza e sofisticação. Na indústria, traz resistência, força e tecnologia. Na espiritualidade, ele promove cura e equilíbrio, sendo considerado uma pedra de poder e proteção espiritual. Atualizando um pouco a frase de Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de qualquer pessoa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br