Entre os 22 Arcanos Maiores do Tarot, Os Amantes é a 6° lâmina (ou carta) e carrega o simbolismo do amor, dos sentimentos e dos relacionamentos em geral. Um Arcano muito associado aos relacionamentos afetivos, porém nem todas as emoções são pautadas só nesta área da vida, e sim as escolhas feitas pelo coração.
Tanto que podemos observar que praticamente todos os baralhos trazem uma terceira (até uma quarta) figura que serve como conselheiro ou uma encruzilhada (dividido entre dois caminhos), em que a figura principal precisa tomar decisão de “qual caminho (ou escolha) seguir”.
Seus principais significados são: união, amor e equilíbrio, escolhas conscientes, relacionamento afetivo e familiar e colaboração com outros. No quesito relacionamentos, pode representar tanto relacionamentos amorosos como relações familiares, amizades, comunidades e parcerias profissionais. No sentido oposto, representa dúvidas, insegurança, desafios nos relacionamentos, influências externas negativas e desequilíbrio emocional, travando a capacidade de pensar e tomar decisões por conta própria.
Com respeito às cores, não há uma definição, porém, analisando vários baralhos, a cor que mais aparece em vários tons é o azul. Azul é uma cor associada não somente ao intelecto, como também, à Água, o elemento das emoções. E em ambos os aspectos – intelectual e emocional –, a tomada de decisão e consciência deve ser harmoniosa e equilibrada. Portanto podemos vincular a cor azul para a Arcano por sua forte conexão com as emoções e os sentimentos.
Já o nome da carta, além de ser conhecida como Os Amantes, também é conhecida como Os Enamorados, Os Namorados, The Lovers (em inglês) e L’Amovrevx nos baralhos em francês. Independentemente da nomenclatura, o essencial significado da carta é sempre o mesmo, como veremos a seguir.
Convidamos você a continuar a leitura e mergulhar na aura de mistério dessa carta tão importante no Tarot. Aprenda seu significado, quais elementos a compõem e outras curiosidades que a envolvem!
Você encontrará nesse artigo:
- Significado dos elementos da carta Os Amantes
- Similaridades e diferenças da carta em diferentes baralhos
- Como Os Amantes te ajuda a desenvolver seus dons espirituais?
- A energia dos Amantes e a força interior
- Os amantes da astrologia
- Conclusão
Significado dos elementos da carta Os Amantes
A análise a seguir é com base do Tarot de Rider-Waite, um dos baralhos mais tradicionais, e traz elementos importantes para o significado geral da carta. Confira!
- Casal: homem e mulher nus, representando as forças polares, antagônicas e complementares. Lembra muito a história bíblica Jardim do Éden, com Adão e Eva. A posição deles forma uma triangulação para cima (com o anjo) e para baixo (com cume da montanha), mostrando estarem em equilíbrio com o Divino (a energia que sublima) e com a matéria (energia que densifica). Na união dessas forças, há harmonia, completude e felicidade.
- Anjo: figura angelical que abençoa o caminho ou a decisão tomada pelo casal. Sua roupagem é na cor lilás, que simboliza autoridade divina (cor do chacra coronário). Suas asas em vermelho com roxo representando a paixão e a transcendência dessa paixão, e a sua pele em amarelo representa seu brilho em conexão com o Sol logo atrás dele – ou seja, sua luz irradia e ilumina todo o cenário e o casal. Mais abaixo do anjo, nuvens representam o ar, que está associado à comunicação, base para uma relação saudável. Voltando à ideia da história do Jardim do Éden, é o anjo de Deus que conversa com Adão e Eva.
- Árvores: ao lado da mulher, uma árvore frutífera (macieira) com uma serpente enrolada nela, mais uma referência ao mito do Éden. A serpente é a representação do conhecimento e da tentação à dúvida. Já a árvore atrás do homem está em chamas, o que representa a paixão.
- Paisagem: por fim, a paisagem de um jardim com uma montanha, com único cume e um rio. A conjunção desses elementos traz referência do homem e da mulher na natureza, ou seja, a união dos sagrados masculino e feminino.
Similaridades e diferenças da carta em diferentes baralhos
Além do baralho Rider-Waite, criado em 1910, por William Rider, existem outras versões, nas quais alguns detalhes mudam. Em sua maioria, as similaridades da lâmina Os Amantes são: um casal diante de um conselheiro como terceiro elemento entre eles ou a principal figura dividida entre duas pessoas, representando a dúvida por qual caminho a seguir. Às vezes, pode ser um casal com figuração direto aos assuntos do amor ou uma figuração entre mãe e amante; passado e futuro. Já quanto às diferenças, vai muito do estilo artístico de cada criador, com sua interpretação visual e simbolismo cultural específico, relaciona com o Arcano, como, por exemplo, trazendo uma quarta figura, que poder ser um anjo – o famoso Cupido do Amor.
Um exemplo de diferença está entre o original Rider-Waite com a nova versão New Vision Waite é o cenário diante dos personagens: o jardim frutífero, próspero e harmonioso, mostrando a capacidade de dar um novo olhar, ou uma nova perspectiva para as escolhas, decisões e os sentimentos – visão em 360°.
Tarot Mitológico
Criado em meados de 1980, por Liz Greene e Juliette Sharman-Burke (astróloga e taróloga, respectivamente), esse baralho se refere à sexta lâmina como Os Enamorados, e vemos um rapaz de costas, que parece forte, bonito e com cabelos loiros. Ele veste roupas simples de pastor e segura um bastão na mão direita e uma maçã de ouro na esquerda. Nessa mitologia, o rapaz é o jovem Páris, príncipe de Troia que recebeu de Zeus a incumbência de presidir um tipo de concurso de beleza para saber quem era a mais bela de todas as deusas. Páris tinha uma vasta experiência amorosa, por ser bonito e sedutor. Diante dele, vemos três mulheres participando da disputa de beleza cujo prêmio é a maçã de ouro que o rapaz segura. À esquerda de Páris, está uma mulher majestosa e madura com cabelos ruivos e olhos azuis. Ela veste uma túnica roxa (realeza) e usa uma coroa de ouro na cabeça. Ela oferece ao rapaz uma esfera terrestre que segura em sua mão esquerda. Essa mulher é a deusa Hera. A mulher do meio é jovem, sedutora e delicada, com cabelos longos e pretos. Ela veste uma faixa rosa de tecido enrolada de forma despretensiosa ao redor do corpo, revelando mais do que está tentando esconder. Ela oferece ao rapaz um cálice de ouro. É a deusa Afrodite, com seus encantos do amor. Já a mulher à direita do rapaz se mostra mais fria e analítica, vestida com uma armadura de guerra. Ela usa um capacete de guerreira, que cobre metade de seus cabelos loiros. Ela oferece ao rapaz uma espada. É a deusa Atena. Por fim, o redor das quatro figuras, há uma bela paisagem de campos verdes.
Tarot de Marselha
Existem diversos modelos do Tarot Marselha com pouquíssimas variações de figuras, detalhes e cores. Na tradicional carta, Os Enamorados mostra o rapaz dividido entre a mãe e amante, ou seja, enquanto a mãe está à direita do rapaz com uma mão segurando seu ombro e a outra apontando na direção da genitália do rapaz, à esquerda do rapaz está sua amada, que aponta sua mão esquerda ao coração do rapaz. O rapaz olha em direção à mãe, porém, acima dele, está um anjo representado o famoso Cupido, com sua arma e arco e flecha. A flecha está apontada para o lado da amada do rapaz, ou seja, traz uma indicação de que o rapaz precisa encontrar harmonia entre as mulheres, ou seja, tomar decisões consciente entre coração (amante) e a razão (mãe). Por fim, o Sol, que ilumina e irradia todo o cenário. Com respeito às cores, vemos um equilíbrio entre as principais: amarelo, azul e vermelho. As listas e os raios do Sol trazem a necessidade de sair das indecisões para o equilíbrio.
Tarot Egípcio
Nessa versão de Tarot, em todas as cartas há uma divisão em 3 partes: superior (plano espiritual), central (plano mental) e inferior (plano material), e os simbolismos que cada carta carrega estão relacionados com os eventos, personagens e deuses da cultura egípcia. Nesse baralho, a carta Os Enamorados é chamada de A Indecisão. No plano superior, você sempre encontrará um símbolo do alfabeto dos magos, letra hebraica e hieróglifo. Às vezes, aparece um quarto elemento, que, no caso dessa carta, é um hierarca da lei, sentado de um jeito que forma um triângulo para cima, juntamente com seu arco e flecha apontando para a cabeça da mulher de pele verde. Essa mulher, à esquerda do rapaz, é a Medusa, que usa seu encanto para seduzi-lo, enquanto à direita está a mulher Mestra, representando a sabedoria. Por esse motivo, a carta é chamada de A Indecisão, porque o discípulo não sabe por qual caminho decidir-se. Tanto que parte do corpo do discípulo está na área inferior da carta (plano material), e há um triangulo para abaixo na cor preta, mostrando que o rapaz (seria um discípulo) está parado nas Águas da Vida e está caído devido a sua indecisão – caminho da esquerda ou caminho da direita? Eis a questão! Há um indício de que o melhor caminho é o apontado pela flecha. Por fim, os símbolos astrológicos Vênus em Touro e a letra hebraica vau.
The Wildwood Tarot
Nesse Tarot, inspirado na mitologia céltica e mergulhado na sabedoria xamânica Os Amantes são The Forest Lovers (em inglês), em que aparece um casal de frente para o outro, amarrados por um laço que os une a uma árvore bem no centro da carta. Estão na floresta verdejante. Esse laço na cor vermelha simboliza o compromisso do amor e paixão assumidos por eles diante da natureza. O casal representa bem os arquétipos feminino e masculino em união. A posição das mãos, como forma de cumprimento de sua promessa, pode se referir uma forma de celebração ao matrimônio celta. Há 3 lírios – flor que remete ao romantismo e ao amor sublime e espiritual. Tem destaque uma faixa ou folha verde enrolada na árvore, simbolizando o entrelaçamento da vida. Por fim, o conhecimento bem escondido no formato de um galho da árvore, parecendo ser cabeça de uma serpente, levando a crer que essa folha verde que entrelaça o tronco da árvore seja o corpo da serpente, e sua cabeça camufla com a árvore.
Tarot Alquímico
Nesse Tarot de Robert Place, a carta é denominada The Lovers e traz a representação do amor e cumplicidade do casal. Os dois estão nus, abraçados e ajoelhados no chão, num momento de romance, em que o rapaz segura e beija sua amada. Ambos usam coroas, expressando a realeza deles, podendo-se dizer ser um casal jovem de príncipe e princesa. Ela usa uma coroa prateada, e ao seu lado está o símbolo da Lua. Ambos os significados retratam o sagrado feminino e a receptividade. Já a coroa do príncipe é de ouro com pedras vermelhas, até seu cabelo é avermelhado, mostrando poder e paixão, tanto que ao seu lado está o símbolo do Sol – que dá vivacidade e ilumina esse amor. A paisagem é natural, e vemos plantas e flores atrás do casal. Por fim, o elemento que se destaca nessa carta é anjo Cupido na nuvem apontando seu arco e flecha para o casal. Se prestar muita atenção, a flecha está direcionada ao rapaz como se estivesse chamando atenção dele para algo além daquilo que estava tão concentrado – ou seja, não permitir que a paixão o cegue. Tanto que a flecha tem hastes vermelhas e a ponta amarela – cores de poder de ação e intelecto. Lembrando que, além do significado do amor e dos sentimentos, essa é a carta da dúvida e das inseguranças.
Como Os Amantes te ajuda a desenvolver seus dons espirituais?
Por meio dos sentimentos, é possível desenvolver seus dons criando uma profunda conexão interior com você mesmo. Compreenda seus sentimentos, desejos e motivações internas para alinhar e até descobrir o seu propósito espiritual e dons naturais.
Outro ponto que pode ser desenvolvido é a questão do equilíbrio. Essa carta simboliza a harmonia entre polaridades. Para desenvolver dons espirituais, é essencial equilibrar aspectos como racionalidade e intuição, espiritualidade e vida cotidiana, ação e reflexão. O equilíbrio permite que nossos dons fluam de maneira mais harmônica e efetiva, ajudando nas escolhas e decisões de forma mais consciente alinhados com seus valores espirituais.
Por fim, o amor – o maior e principal dom de todo ser! Os Amantes representam o amor verdadeiro e a compreensão mútua. Portanto esse Arcano ajuda a desenvolver o dom do amor-próprio, compaixão aos outros e criar relacionamentos significativos.
A energia dos Amantes e a força interior
Os Amantes traz uma energia de união, escolhas significativas e harmonia. Traz a ideia de conexão profunda entre duas pessoas ou elementos, representando um momento de decisão crucial em qualquer assunto ou decisão. Desperta em nós a consciência alinhada com nossos valores e propósito através dos desejos mais íntimos e quais direções a seguir. Essa energia nos lembra da importância de escutar o coração e a intuição ao fazer escolhas, permitindo acessar a nossa sabedoria interior.
Além disso, desperta a necessidade de equilíbrio em nossas vidas entre os aspectos emocionais e racionais; nossas ambições pessoais e as conexões com os outros, ou seja, nos impulsiona a abraçar a dualidade presente em nós buscando integração e completude.
Os Amantes na Astrologia
Cada baralho traz sua correlação astrológica. Nas descrições dos baralhos acima, vimos que no Tarot Egípcio se faz referência ao planeta Vênus em Touro. Já em outras referências, a carta Os Amantes tem uma correspondência astrológica com o signo de Gêmeos.
Gêmeos é um signo do elemento Ar e é regido pelo planeta Mercúrio. Essa correspondência astrológica faz várias conexões, como: escolhas e uniões significativas, a comunicação, a curiosidade e a dualidade representada pelos Amantes e relacionada com a natureza dual de Gêmeos, que muitas vezes é visto como tendo duas facetas em sua personalidade.
A riqueza de informação que podemos extrair do Arcano Os Amantes em nossas vidas reside nas conexões afetivas e o equilíbrio interno.
Você também pode gostar:
- Leia o futuro por meio do Tarot Cigano!
- Misture ciência e Tarot com este artigo!
- Conheça tudo sobre essa ferramenta de autoconhecimento
Essa carta nos lembra da importância de tomar decisões com sabedoria e consciência, considerando as possíveis consequências e impactos emocionais; ressalta a importância dos relacionamentos em nossas vidas e nos incentiva a nutrir laços afetivos saudáveis e o amor mútuo e a levar uma vida mais equilibrada e harmoniosa.
Artigo escrito em parceria com a numeróloga e taróloga Liggia Ramos, colunista do Eu Sem Fronteiras.