Autoconhecimento Tarot

A Temperança: conheça o significado dessa carta e como ler em seu tarô

Carta "A Temperança"
Edição no Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No tarô, existem algumas cartas que geram um grande alívio quando são analisadas. A Temperança é uma delas, já que até mesmo sua representação é angelical. Mas, para desfrutar de toda a sua positividade ao máximo, é preciso entender verdadeiramente o seu significado. Veja tudo sobre essa carta em diferentes tipos de tarô.

Entre os 22 Arcanos Maiores do tarô, A Temperança é a 14° lâmina (ou carta) dos arcanos maiores e está associada ao equilíbrio, paz, harmonia e moderação e sua representação é por uma angelical derramando líquido de um cálice para outro. O simbolismo principal está ligado à combinação de elementos opostos para se criar uma nova e harmoniosa realidade.

Uma coisa que confundem é quanto a intensa paz que a carta transmite, mas isso é um engano, pois a chave d’A Temperança está no eterno movimento. Portanto, é preciso equilíbrio para continuar com o fluxo da vida. Ao falar das cores, na maioria dos baralhos, o amarelo é a cor que mais aparece – simboliza clareza mental, otimismo e criatividade.

Os principais significados da carta A Temperança são: equilíbrio, paz interior, harmonia, calma e paciência, resolução de conflitos, comunicação pacífica, compreensão, sinergia, autocontrole, tranquilidade, serenidade e estabilidade. Por outro lado, na polaridade negativa que o ser humano oscila, a carta pode representar: acomodação, zona de conforto, desequilíbrio, impaciência, frustrações, dificuldade em adaptar-se e conflitos internos.

Quanto ao nome da carta, além de ser conhecida como A Temperança, também é conhecida como Temperance (em inglês) e La Temperanza (em francês). Independentemente da nomenclatura, o essencial significado da carta é sempre o mesmo, como veremos a seguir.

Te convidamos a continuar a leitura e mergulhar na aura de mistério dessa carta tão importante no tarô. Aprenda seu significado, quais elementos a compõem e outras curiosidades que a envolvem!

Significado dos elementos da carta A Temperança

A análise a seguir é com base do Tarô de Rider-Waite, um dos baralhos mais tradicionais e traz elementos importantes para o significado geral da carta. Confira!

  • O Anjo: ser celestial e andrógino, é a principal figura que aparece na carta. Suas vestes são brancas e traz um triângulo amarelo com vértice para cima dentro de um quadrado, simbolizando a ascensão dos planos mais sutis além da matéria. Suas mãos seguram cálices que derramam água (o fluir da vida) de um cálice para outro, demonstrando a importância do eterno movimento em paz e harmonia. Seu semblante é sereno e está concentrado no que faz. Sua cabeça reluz uma aura amarelada representando o sol, denotando razão e esplendor, assim como o Sol que aparece ao fundo do cenário. Por fim, vemos que um pé do anjo está na margem do rio e outro na água, demonstrando a necessidade da cautela nos passos a seguir e o equilíbrio entre os opostos – água e terra; sol e lua.
  • Cenário: abundância também é refletida nesta carta devido ao cenário que se apresenta. Vegetação e flores dão vida ao cenário, a fluidez e tranquilidade da água do rio que vem de uma nascente entre montanhas que deságua a frente do anjo.

Similaridades e diferenças d’A Temperança em diferentes baralhos

Carta "A Temperança"
Sketchify / M.A.R.U no Canva

Além do baralho Rider-Waite, criado em 1910, por Arthur Edward Waite e William Rider, existem outras versões, nas quais alguns detalhes mudam. Em sua maioria, as similaridades da lâmina trazem está na principal figura que é o anjo, um ser celestial e andrógino que expressa a pureza de alma de todos que buscam a espiritualidade ou a Deus para obter a sua paz interior. Além da figura, outra similaridade está nos cálices para representar o movimento e o equilíbrio entre os opostos. Sabendo que existe outro tarot de Rider-Waite, a versão The New Vision Waite (lançado em 2003), vemos o mesmo anjo d’A Temperança sob outra perspectiva, o que está a frente da visão do anjo. Neste baralho, vemos as costas do anjo e o mesmo símbolo do triângulo amarelo dentro do quadrado na parte central da túnica branco do anjo, a base dos cálices, as flores em botões quase desabrochando (dando vida) e, mais ao fundo, do outro lado do rio, uma espécie de laboratório alquímico e fornalha – a alquimia da vida.

Tarô mitológico

Criado em meados de 1980, por Liz Greene e Juliette Sharman-Burke (astróloga e taróloga, respectivamente), A Temperança apresenta uma jovem mulher com asas de anjo, com cabelos soltos ao vento, usando um vestido branco esvoaçante e as taças (ou cálices) em suas mãos. Está de pé às margens de um rio e um dos pés toca a água. As taças são de prata e ouro, representando o sol e a lua, o masculino e o feminino, o consciente e o inconsciente, ligados pelo fluxo dos sentimentos. O cenário é vivo e tranquilo, trazendo o perfeito equilíbrio entre água-terra – movimento e estabilidade. A jovem é a Íris, deusa do Arco-Íris e mensageira dos deuses. Tanto que o destaque desta carta está no arco-íris, que dá um tom especial à paisagem verdejante. Perceba que o arco-íris vem num formato de um semiespiral e as asas de Íris refletem as cores do arco-íris – símbolo da promessa e da renovação, a ponte entre o céu e a terra.

Tarô de Marselha

Existem diversos modelos do tarô Marselha com pouquíssimas variações de figuras, detalhes e cores. Na tradicional carta, uma figura feminina e angelical aparece segurando dois recipientes, com água vertida e sem desperdiçar o conteúdo, demonstrando o fluxo da água da vida. O destaque está no equilíbrio entre as principais cores que o baralho Marselha traz, em especial as jarras que estão nas cores azul e vermelho, representando o equilíbrio entre a introspecção e ação; feminino e masculino.

Tarô Egípcio

Nessa versão de tarot e em todas as cartas, há uma divisão em 3 partes: superior (plano espiritual), central (plano mental) e inferior (plano material) e os simbolismos que cada carta carrega estão relacionados aos eventos e personagens e deuses da cultura egípcia. No plano superior, sempre aparecerá símbolos dos Espíritos Planetários Olímpicos, letra do Alfabeto dos Magos e Ideogramas. No plano central, vemos uma figura andrógina simbolizado como Anjo do Tempo Cósmico, vestido de azul, que representa a integração dos opostos. Em suas mãos, duas ânforas que transferem o líquido de um lado para o outro manifestando o ato do movimento, conservação e moderação. Perto de sua cabeça, o símbolo do Sol com 7 raios que dividi os planos superior e central. E no plano inferior – nas águas da vida –, três flores que simbolizam a beleza, a inteligência e o amor. Há uma serpente que se entrelaça com a segunda flor. Ela é o símbolo do trânsito solar entre o céu e o mundo inferior. Por fim, os símbolos astrológicos Júpiter em Câncer e a letra hebraico Num.

The Wild Wood Tarot

Nesse tarot, inspirado na mitologia céltica e mergulhado na sabedoria xamânica, A Temperança é chamada de The Balance (em inglês). Nesta carta, vemos uma gigantesca árvore com duas espécies de dragões se entrelaçando no principal tronco desta árvore. Esses dragões estão em conectados um com o outro, demonstrando o equilíbrio entre suas forças representadas pelas cores vermelho e azul – simbolizando a harmonia as energias yng e yang. Na árvore vemos um rosto talhado na madeira e ao seu lado, os galhos parecem ter vida. Em todo cenário, dá para sentir uma floresta vida e harmoniosa de seus poderes.

Tarô Alquímico

Nesse tarô de Robert Place, a carta A Temperança é denominada Temperance (em inglês) e traz uma mulher sendo a figura central da carta que está de pé, com vestes em vermelho em contraste e equilíbrio a mulher (feminino e masculino). Seus pés estão um em posição para frente e outro em posição contrária – mais uma representação do não se desviar do caminho. Em suas mãos, uma única jarra de prata, enquanto a outra jarra, em ouro, está nos céus virada para baixo, ou seja, em conformidade com o princípio hermético da correspondência – o que está em cima é como está embaixo. Neste perfeito equilíbrio entre as jarras e a conexão divina com a matéria, vemos rosas, símbolo da perfeição alquímica, demonstrando a perfeição que emerge do caos e a vida vem da morte. Emoldurando a roseira, o vapor de água ascende até a taça no céu e desce como uma chuva. O processo alquímico d’A Temperança é a Destilação, operação alquímica que captura o processo de evaporação e precipitação e nutre a Rosa da Perfeição. Portanto, A Temperança no tarot alquímico representa saúde, beleza, equilíbrio e senso de afinação temporal.

Como A Temperança te ajuda a desenvolver seus dons espirituais?

Todo dom despertado deve estar em equilíbrio. A Temperança desenvolve nosso equilíbrio interior por ser fundamental para sintonizar-se com os aspectos espirituais tendo mais clareza e serenidade. Nesse equilíbrio, desenvolvemos a harmonização energética mesclando as energias opostas fazendo uma profunda e verdadeira síntese espiritual. Além, desenvolve também a paciência e a perseverança durante o processo de despertar dos dons. Por fim, a intuição na capacidade de “misturar” informações de diferentes fontes para obter uma compreensão mais completa, em especial, ao se conectar ao Eu Superior, Anjo da Guarda e Mentores Espirituais.

A energia d’A Temperança e a força interior

A carta A Temperança está intrinsecamente ligada à harmonização, equilíbrio e moderação. Ela nos ajuda a navegar pelas complexidades da vida com serenidade e clareza, e isso envolve ter mais equilíbrio emocional, ser mais flexível e saber se adaptar as novas realidades para continuar no fluxo da vida, a comunicar de forma mais pacífica, evitando conflitos desnecessários, e ser mais consciente, vendo a vida com os olhos da espiritualidade.

A Temperança na astrologia

Cada baralho traz sua correlação astrológica. Nas descrições dos baralhos acima, vimos que no tarot egípcio faz referência ao signo de Câncer e planeta Júpiter. Já em outras referências, a carta A Temperança é associada ao signo Sagitário. Ambos representam a busca por equilíbrio, harmonia e expansão espiritual. Possuem uma energia otimista e entusiástica e tendem a encarar a vida com uma abordagem mais positiva e esperançosa.

Você também pode gostar:

A Temperança traz uma orientação que incentiva a moderação em todas as áreas da vida. Ela sugere que é importante encontrar um meio-termo entre diferentes aspectos ou situações, evitando extremos e excessos. Como este arcano está associado à paciência e à capacidade de adaptar-se a circunstâncias variáveis, traz um real valor de estar no fluxo da vida em perfeito equilíbrio das forças e energias que nos circundam a todo momento. Nada deve estar em falta ou em excesso. Nada deve estar parado e nem acelerado. Há tempo para tudo. Basta encontrar a sua paz interior e continuar com a jornada d’O Louco viajante.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br