Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

Significado da flor Íris: colorida e delicada

Íris
NoName_13 de pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com cerca de 200 espécies, a flor Íris, da família botânica Iridaceae, é conhecida desde a Antiguidade. Associada à mitologia greco-romana é chamada de flor da sabedoria. Delicada e em cores variadas, ela é repleta de simbolismo, significados e curiosidades. Oferece benefícios, sendo digna de admiração. Tenha o prazer de conhecê-la!

Você conhece a flor Íris? Se a resposta for não, então prepare-se para se encantar com ela, e se a resposta foi sim, aqui você aprenderá ainda mais sobre o significado da flor Íris. São cerca de 200 espécies deste gênero, pertencem à família da Iridaceae, são perenes, herbáceas e o seu crescimento é feito por meio de bulbos e rizomas. Apesar de serem mais populares no hemisfério norte, podem ser encontradas em outros lugares do mundo. É uma flor que se adapta melhor ao sol e ao clima temperado, preferem solos drenados e não precisam de muita água para sobreviver.

As Íris são compostas por folhas e possuem entre 3 e 10 pétalas em formato de espada. Cresce entre 15 cm e 1,20 m, variando de acordo com cada espécie. Essa flor também teve importante papel histórico, principalmente para os egípcios, que usavam a espécie florentina para perfumes, óleos, em cerimônias religiosas, e também para uso medicinal. Já deu para perceber que a flor Íris é cheia de beleza e curiosidades, então aproveite para se aprofundar ainda mais no conhecimento sobre ela.

Qual o significado de Íris?

íris
Lyudmila Lucienne de Getty Images / Canva

A Íris é a flor da sabedoria, isso porque na mitologia greco-romana, Íris era a deusa responsável por fazer a comunicação entre os deuses e os humanos, e isso era considerado um ato de sabedoria. Outra explicação seria que, devido ao seu uso com fins medicinais, ela foi associada à sabedoria. Como ela floresce na primavera, está ligada também à renovação e ao início de novos ciclos. Cada cor também pode simbolizar algo diferente, confira:

  • Azul: Representa a fé, esperança e confiança, além da busca espiritual e tranquilidade.
  • Amarela: Frequentemente associada à paixão, entusiasmo, energia positiva e alegria.
  • Roxa: Associada à sabedoria, admiração, respeito e reverência.
  • Branca: Demonstra inocência e simplicidade. Pode também representar novos começos e pureza espiritual.
  • Rosa: simboliza o amor, gratidão e apreço.
  • Vermelha: revela a paixão ardente e a intensidade emocional.
  • Laranja: Associada à energia positiva, entusiasmo e criatividade.

Íris para a espiritualidade

A flor Íris pode trazer um forte poder espiritual se você tiver fé e acreditar em suas intenções enquanto realiza esta simpatia para atrair boas energias.
Escolha a Íris da cor específica da na energia desejada;
Em um vaso ou jardim, plante-a com cuidado, concentrando-se nas suas intenções positivas.

Enquanto planta, mentalize essas boas energias que você deseja atrair para sua vida. Pode ser amor, paz, prosperidade, entre outros.
Regue as flores e cuide delas regularmente, sempre com a sua intenção em mente.
Quando ela estiver pronta, colha uma ou mais Íris e coloque-as em um local especial da sua casa como um símbolo constante das suas intenções.

Benefícios

Íris
dewdrop157 de pixabay / Canva

Além de ser uma linda flor, a Íris pode trazer diversos benefícios para nossa vida. Conheça alguns deles:

  • Aromaterapia: Sua raiz, especialmente da Íris florentina, pode ser utilizada na produção de óleos essenciais, que são apreciados na aromaterapia. Ajudam a aliviar o estresse, promover o relaxamento e melhorar o humor.
  • Propriedades Antissépticas: Pode ser usada para tratar feridas e cortes, ajudando na prevenção de infecções.
  • Usos Digestivos: Pode ser utilizada para tratar problemas digestivos, como indigestão.
  • Propriedades Anti-inflamatórias: Em algumas culturas, é utilizada para aliviar inflamações.
  • Tradições Ayurvédicas: Na medicina tradicional indiana (Ayurveda), é usada para diversos propósitos, incluindo o tratamento de problemas respiratórios.
  • Aromatizante: A Íris é utilizada para conferir aroma a produtos, como perfumes e pomadas.
  • Atrai polinizadores: atrai abelhas e outros polinizadores, contribuindo para a biodiversidade e saúde dos ecossistemas.
  • Potencial Simbólico em Rituais: Em algumas práticas espirituais ou rituais, é símbolo de intenções específicas e usadas em cerimônias.
  • Ornamental: cultivada por sua beleza e elegância, é usada em jardins, bordas de canteiros e arranjos florais.

Consumo

Apesar de em algumas culturas a Íris ser usada em chás, de uma forma geral o seu consumo não é recomendado, pois pode ter partes tóxicas, causando efeitos adversos à saúde. Além disso, não há práticas estabelecidas para o consumo seguro dessa flor na culinária. Sua composição química pode variar entre diferentes espécies e variedades e, sem uma análise detalhada, é difícil determinar a segurança do seu consumo. Por fim, como é cultivada na maioria das vezes para fins ornamentais, pode ter sido tratada com pesticidas ou outros produtos químicos que não são adequados para consumo humano.

Receitas

Conforme destacado anteriormente, a Íris não é destinada ao consumo. Embora possa embelezar pratos como adorno, é de muita importância enfatizar que sua ingestão é estritamente desaconselhada devido ao risco de toxicidade. Apesar de sua beleza estética, sua natureza não é adequada para o deleite do paladar, pois oferece perigo à saúde.

Contraindicações

Apesar de possuir propriedades medicinais, a Íris deve ser usada com cautela, e sempre com a orientação de um profissional. O seu contato com a pele pode ocasionar alergia, manifestando-se como erupções cutâneas, coceira, inchaço e, em casos mais graves, dificuldade respiratória. Como mencionado, ela pode ser tóxica e não deve ser consumida nem por humanos, nem por animais, podendo causar sintomas como náuseas, vômitos e desconforto abdominal. Pode ser usada na homeopatia, mas é indispensável o acompanhamento de um profissional para que se possa notar qualquer sinal de reação adversa ao uso da flor.

Você também pode gostar:

No delicado desabrochar da Íris, encontramos não apenas beleza efêmera, mas uma história que vem desde a Antiguidade, com diversos usos ao longo do tempo. Dividida em diversas espécies, nasceu no hemisfério norte, mas se espalhou pelo mundo e encantou diversas civilizações. Seu potencial medicinal foi explorado em muitas culturas, além do seu poder espiritual em diversos rituais. A Íris decorou muitos jardins, presenteou muitas pessoas, curou alguns enfermos e segue se espalhando pelo mundo, sendo usada de diversas formas. Se você também se encantou por ela, não deixe de compartilhar tudo o que aprendeu com as pessoas queridas. Plante a sementinha da Íris em outros corações!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br