A strelitzia, também conhecida como estrelítzia, estrelícia, ave-do-paraíso, flor-da-rainha, ou bico-de-pássaro, é uma espécie de flor tropical peculiar e exótica. Originária da África do Sul, essa planta pode ser cultivada em regiões com um clima tropical ou subtropical.
Com folhas duras e grandes, a strelitzia consegue chegar a 1,20m de altura e desenvolve flores de cerca de 15 cm, que se assemelham ao bico de uma ave. A coloração dessa flor também foge aos padrões: as pétalas arqueadas são alaranjadas ou de um amarelo bem forte, enquanto as estigmas, que possuem um formato de flecha, são azuis.
A strelitzia é ótima para ser cultivada em jardins, além de ser uma boa opção de presente, pois é muito resistente e dura bastante tempo na água após ser cortada. Por conta disso, também é frequentemente utilizada em decorações.
O nome “strelitzia reginae” (denominação científica em latim que, se traduzida, significa “estrelícia rainha”) é, na verdade, uma homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, esposa do rei Jorge III da Grã-Bretanha, que era apaixonada por botânica e pelas flores que recebia com frequência de seu marido. Por conta disso, a planta é popularmente chamada de “flor-da-rainha”.
Saiba mais sobre a Strelitzia:
Qual o significado de strelitzia?
Uma planta tão bonita como a strelitzia e que chama tanto a atenção em qualquer jardim, com certeza possui um significado especial. Nesse caso, o significado de strelitzia está ligado à beleza e à alegria, devido a suas cores chamativas, joviais e que passam uma impressão bem-humorada para o ambiente.
As flores, azuis e alaranjadas, têm uma forte conexão com a liberdade, com a fidelidade e com a superação, devido aos seus formatos únicos, que nos conectam à aventura e à vontade de nos mantermos diferentes, jovens e incomparáveis. A durabilidade da planta, além de toda a sua beleza, também faz com que ela seja símbolo de 9º aniversários de casamentos.
Cultivar a strelitzia também pode fortalecer as ligações espirituais em sua casa, além de expandir as relações com o universo. Outros significados possíveis incluem elevação, prosperidade, admiração, sucesso e excelência.
Dessa forma, é possível dar uma muda ou uma flor de strelitzia para uma pessoa que você admira ou para quem teve um grande sucesso pessoal, como uma promoção no trabalho, uma formatura na faculdade ou uma boa nota no vestibular, por exemplo.
A strelitzia ainda conta com um significado real. No passado, era considerada a flor das realezas, sendo admirada por reis, rainhas, imperadores e imperatrizes em todo o mundo.
Outro nome popular para a strelitzia é “flor do paraíso”. Esse termo possui um sentido mais filosófico, visto que algumas pessoas relacionam a beleza da flor como um verdadeiro paraíso, entendendo que existe um “paraíso na Terra”.
Na mitologia de alguns povos africanos, a strelitzia é associada a deuses e lendas. Dessa forma, é utilizada com muita frequência em rituais de cura e outros tipos de cerimônias religiosas. Esses povos também acreditam que a flor pode levar proteção e boa sorte para os seus portadores.
A strelitzia para a espiritualidade
A strelitzia é uma flor com vários significados espetaculares. E, claro, no lado espiritual isso não é diferente. Graças a suas folhas pontiagudas e ao tamanho alto que pode alcançar, essa planta, no Feng-Shui, consegue ativar a área do Sucesso.
Além disso, ela também possui cores chamativas, que lembram o fogo e aquecem o ambiente, como o amarelo e o laranja, o que também é muito importante para alcançar a prosperidade.
Para ativar o sucesso, a prosperidade e o dinheiro em sua casa ou trabalho, basta ter um vaso com uma strelitzia e colocar, próximo a ele, objetos que remetem àquilo em que você deseja ter sucesso.
Alguns exemplos são livros, caso queira se formar ou entrar na universidade; moedas, se deseja ter mais dinheiro; miniaturas ligadas à sua profissão, se quiser ter uma promoção ou aquele novo emprego que tanto sonhou.
Também coloque decorações no tom vermelho, evite fontes de água, como aquários, nesse ambiente em específico, e não cultive plantas que busquem a energia da terra, como as samambaias.
Benefícios da strelitzia
Na medicina natural, a strelitzia possui um papel importante na cura de algumas doenças e na prevenção de condições de saúde. Confira alguns exemplos:
Previne doenças e melhora o sistema imunológico: graças a ativos antioxidantes presentes nas folhas e nas flores, consegue fortalecer a imunidade.
Melhora a aparência da pele: a ação antioxidante também melhora a pele e ajuda com manchas;
Ajuda em casos de bronquite e asma: a planta conta com ação expectorante, auxiliando em quadros de asma, bronquite e outras doenças respiratórias;
Previne gripes e resfriados: rica em vitamina C, a strelitzia ajuda a prevenir doenças virais como resfriados e gripes;
Impede doenças cardiovasculares: conta com ação anti-inflamatória, prevenindo doenças vasculares e no coração;
É fato que a strelitzia possui vários benefícios para a nossa saúde. No entanto, são necessários a recomendação e o acompanhamento de um profissional para realizar o uso da planta.
Apenas um especialista pode orientar a melhor maneira de utilizar as pétalas e as folhas de forma medicinal, sem risco de qualquer tipo de intoxicação acidental. Tome cuidado!
Consumo da strelitzia
De acordo com o National Capital Poison Center, dos Estados Unidos, que identifica possíveis tóxicos para seres humanos, a strelitzia não é considerada tóxica. No entanto, não é recomendado consumi-la, pois em casos raros pode causar desconforto gastrointestinal, como dores no estômago, vômitos e diarreia.
Dessa forma, a strelitzia não apresenta riscos se você tocá-la, mas não é indicado colocá-la na boca ou em outras mucosas, como os olhos. Além disso, essa flor também não consta na lista de PANCs (Plantas Comestíveis Não Convencionais), o que também liga um alerta sobre os riscos de consumi-la.
Por isso, reforçamos que, para acesso aos benefícios terapêuticos da strelitzia, é necessário que haja um acompanhamento profissional, além de recomendação de um especialista para que a utilização seja realmente segura e não ofereça riscos à saúde.
Receitas com strelitzia
Como já falamos acima, strelitzia não é uma planta própria para consumo. Por conta disso, não existe qualquer tipo de receita nem com o caule, nem com as flores, nem com as folhas, nem com as sementes.
O uso indicado para strelitzia é na decoração, tanto em ambientes internos quanto em locais externos. Se alguém consumi-la por engano e começar a passar mal, com sintomas que incluem vômito e diarreia, a recomendação é buscar a emergência médica o mais rápido possível.
É raro que o consumo de strelitzia leve à intoxicação em seres humanos, mas isso pode acontecer. Além disso, preparar a planta em uma receita não oferece qualquer tipo de vantagem, especialmente quanto ao seu sabor. Dessa forma, não vale o risco comê-la.
Contraindicações da strelitzia
O consumo das folhas e das flores da strelitzia sem orientação ou acompanhamento não é recomendado para ninguém. Para usufruir dos benefícios terapêuticos naturais, é recomendado buscar ajuda de um profissional da área.
Outro ponto importante é que a strelitzia reginae é extremamente tóxica para animais. Acidentalmente, cães, gatos e outros bichinhos domésticos podem ingeri-la por curiosidade, levando a quadros de intoxicação, o que inclui sintomas como letargia e vômitos. Nessas situações, o indicado é procurar um médico veterinário o quanto antes.
Crianças também podem ingerir a strelitzia por engano, já que se trata de uma planta muito diferente e que com certeza chama a atenção. Para os pequenos e para os pets, as flores são a parte mais perigosa, porque as sementes possuem venenos que causam quadros de desconfortos gastrointestinais.
Você também pode gostar:
Então, se você for cultivá-la em casa, procure deixar o vaso sempre em locais mais altos e de difícil acesso para que não ocorra qualquer tipo de acidente.
Compartilhe esse conteúdo!
Neste conteúdo, você conheceu uma das flores mais bonitas da natureza, que também possui um significado muito especial, relacionado à alegria e à liberdade. Aproveite para compartilhar esse artigo com outras pessoas que podem se interessar a respeito de curiosidades da strelitzia!