Cristaloterapia

Turmalina verde: atraindo vitalidade e prosperidade para a sua vida

Turmalina Verde
TomekD76 de Getty Images Signature/ Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Verdelite, esmeralda brasileira, turmalina verde… Não importa qual nome você usa para falar sobre essa pedra, o fato é que ela se destaca pela capacidade de transmitir vitalidade e prosperidade, além de trazer mais luz para a vida das pessoas. Não é à toa que ela se torna cada vez mais procurada. Vem ver mais sobre suas características!

À primeira vista, pedras naturais como a turmalina verde acabam chamando a atenção pela sua beleza. Mas não demora muito tempo até que as pessoas percebam todo o significado e importância que esses ornamentos naturais carregam!

Por exemplo, no universo místico, esse tipo de objeto é muito valorizado. Afinal, carregam poderes transcendentais, que influenciam não somente no corpo físico e na saúde mental, mas que também auxiliam a jornada espiritual de cada indivíduo.

E o mais interessante é que por estarmos em um universo repleto de mistérios e energias cósmicas, cada tipo de pedra natural possui sua particularidade e suas tradições.

Veja a turmalina verde: entre tantos tipos de turmalina encontrados na natureza, ela possui elementos próprios que a destacam e a fazem ser única nesse universo.

Interessante, né? Agora, você provavelmente deve estar se perguntando qual é a sua origem, o seu significado, os seus papéis ao longo da história da humanidade, os seus benefícios, como aproveitá-los e uma série de outras questões. E, a partir de agora, você vai conferir respostas para todas elas!

Prepare-se para embarcar numa jornada em que a ciência encontra a magia, enquanto desvendamos os segredos e a beleza oculta da turmalina verde.

O que é a pedra de turmalina verde?

A turmalina verde faz parte de uma família de pedras preciosas conhecida pela sua diversidade: elas podem ser encontradas em todas as cores do arco-íris. Essa categoria de gemas recebe a sua coloração de acordo com a concentração que possui dos seus principais componentes.

No começo, essa variedade fazia com que fosse difícil identificá-las de forma eficiente. Mas logo se foi percebendo semelhanças entre os tons da turmalina, o que acelerou esse processo, iniciado há milhares de anos.

Hoje sabemos que a turmalina verde, assim como outras dessa família, possui uma composição complexa, que engloba silicatos, borossilicatos, magnésico e álcalis. Com uma densidade que fica entre 3 e 3,3 e uma dureza entre 7 e 7,5 Mohs, ela é natural de formações rochosas e rochas metamórficas.

Essa pedra também se destaca pela presença de lítio, ferro, sódio e cálcio.

Além disso, a turmalina verde, também chamada de verdelite ou esmeralda brasileira, é classificada de acordo com seu corte, claridade e peso. Quanto mais intensa for a sua cor e quanto menos manchas ela possuir, melhor será a sua classificação e maior será o seu valor.

Dessa forma, pode assumir uma série de formas e cortes que a torna muito interessante para o mundo da joalheria.

Interessante, né? Porém, será que, ao longo de milhares de anos de história, o papel da turmalina verde na humanidade se resume a joias? É claro que, nesse universo, ela se destaca por sua beleza, e isso é bastante interessante. Mas não para por aí…

Turmalina verde na história da humanidade

A turmalina verde, ao longo do tempo, obteve papéis diferentes e interessantes. E não poderia ser de outra forma, né? Com milhares de anos em sua bagagem, essa é uma pedra que com certeza tem muita história!

Na Antiguidade, por exemplo, essa pedra era muito utilizada com objetivos místicos.

Veja os egípcios: eles acreditam que as pedras da família turmalina em geral, antes de chegar até as pessoas, passavam por um arco-íris que designava suas cores. Nesse cenário, a turmalina verde assumia o papel de iluminadora: para esse povo, ela ajudava a afastar a escuridão. Ainda é comum encontrá-la em templos, protegendo e iluminando os deuses e deusas de lá, por exemplo.

Por conta disso, várias tribos ao redor do mundo passaram a utilizar este cristal como um talismã protetor.

Inclusive, esse foi seu principal uso durante muito tempo: foi somente no século XVII que ela passou a ganhar atenção no mundo da joalheria. Isso se deu não somente pela sua beleza, mas muito interesse também veio de seu significado espiritual, que vamos ver mais para frente.

E não para por aí, sabia? Graças à sua composição complexa e única, essa pedra, quando aquecida, ativa propriedades piroelétricas. Isso quer dizer que ela tem a capacidade de atrair outros elementos para perto de si, principalmente partículas de poeira e cinzas.

Essa característica foi descoberta por comerciantes holandeses, o que encorajou a importação do Sri Lanka — e mostrou a importância de adotar certos cuidados, principalmente no mundo da joalheria, para evitar que a pedra fique suja.

Todas essas lendas e usos antigos estimularam as pessoas interessadas por esse universo místico a procurar mais sobre a pedra e, consequentemente, a incorporá-la em sua rotina. Mas o que elas encontraram em suas pesquisas que tornaram a turmalina verde tão popular? Vamos descobrir agora!

Significado da turmalina verde

Mãos de uma pessoa segurando uma pequena pedra de Turmalina Verde
Bogahan de Getty Images/ Canva Pro

Na espiritualidade, a turmalina verde é conhecida por ser a pedra da vida e da prosperidade, graças à sua grande capacidade energética. Sendo assim, é comum que ela seja relacionada ao afastamento da negatividade e, consequentemente, à conquista de novos objetivos em diferentes âmbitos da vida.

Essas características também tornam a turmalina verde um objeto de importância em estudos e práticas como a cristaloterapia. Ela pode ser utilizada com objetivos específicos, mas sempre visando a luz.

Outro fato interessante sobre o significado espiritual dessa pedra é que ela é fortemente relacionada ao quarto chakra, que se refere ao coração.

Ou seja, ela também estimula a vida amorosa das pessoas. Mas de um jeito único: ela canaliza aquilo que cada indivíduo busca no fundo do seu coração e de sua alma, mesmo que ele não saiba disso, e emana energias para transformar o desejo em realidade.

Mas esse não é o único uso místico e espiritual da pedra!

No mundo da astrologia, a turmalina verde é forte potencializadora da vitalidade e das qualidades dos signos de Libra, Câncer, Escorpião e Capricórnio. Também acredita-se que, por carregar certos elementos da natureza, ela seja uma ótima aliada daqueles que praticam a jardinagem, já que estimulam a saúde das plantas, ajudando até mesmo a curar e restaurar aquelas em estado precário.

Outros profissionais também são relacionados à pedra, como eletricistas, mineradores, telefonistas e atletas. E isso se deve graças aos vários benefícios que ela proporciona. Vamos conhecer alguns?

Benefícios do uso da turmalina verde

Confira algumas das principais vantagens relacionadas ao uso da turmalina verde, que englobam tanto a saúde física quanto a emocional e a espiritual.

  • Efeito revigorante: lembra que falamos que a turmalina verde é a pedra da vida? Não é à toa! Ela tem a capacidade de aliviar sintomas relacionados à fadiga, ao cansaço e à exaustão. Assim, tem efeitos revitalizadores!
  • Fortalecimento físico: essa pedra também tem a capacidade de fortalecer o nosso organismo. Dessa forma, melhora o funcionamento do sistema imunológico, protegendo contra uma série de doenças.
  • Transforma energias: o cristal não só afasta energias negativas externas como também transforma aqueles sentimentos ruins internos em emoções boas. Assim, abre os olhos para que possamos enxergar a vida de maneira mais positiva e com mais gratidão.
  • Promove conexões: por inspirar a alegria e a gratidão, a turmalina verde tem a capacidade de ajudar as pessoas a enxergarem o melhor nos outros. Assim, elas conseguem se conectar de maneira mais genuína.
  • Realinhamento dos chakras: outra vantagem interessante da pedra natural é que ela regula o chakra do coração, evitando que as pessoas se tornem muito controladoras ou se sintam muito controladas. Assim, faz com que as emoções não se tornem exageradas.
  • Autoconhecimento: outro benefício interessante é que a gema faz com que as pessoas entendam melhor seus próprios sentimentos e, assim, se tratem com mais gentileza. Esse autoconhecimento quebra ciclos de autodestruição que podem ser muito intensos.

Como usar?

Temos certeza que depois de ver todos os significados e benefícios da turmalina verde, você está ansioso para saber como usar e aproveitar todos esses diferenciais, né? Felizmente, ela possui uma grande variedade de opções que atende vários perfis, preferências e necessidades.

Por exemplo, se você busca estimular a sua saúde física com essa pedra, pode usá-la como acessório. Anéis, brincos, pulseiras e colares são as formas mais comuns e práticas, mas você também pode colocá-la sobre seu corpo durante momentos específicos, como durante a realização de alguma atividade física menos intensa.

Além disso, esse cristal é fortemente indicado para purificar ambientes. Para isso, basta colocá-lo no cômodo desejado em uma posição específica, de preferência logo na entrada, para bloquear a entrada de energias negativas, ou no centro, para purificar todos os cantos igualmente.

Porém, se você deseja proteger uma casa, um apartamento ou um local inteiro, e não somente um ambiente, é indicado deixar sempre na sala — ou outro cômodo central, que recebe mais pessoas e está próximo de todos os outros.

A turmalina verde também é popular na meditação! Ela ajuda a se conectar e a alinhar o chakra do coração. Para isso, basta segurar a pedra durante a prática.

Outro benefício do uso da pedra natural durante a meditação é que ela ajuda a alcançar os espíritos da natureza, o que permite maior aproximação com plantas e animais, por exemplo.

O cristal ainda potencializa as afirmações, por isso é que muitas pessoas aproveitam seu uso para atrair a energia que desejam em suas vidas.

Como ativar turmalina verde?

Agora você já sabe como usar a turmalina verde, mas, para fazer isso de forma verdadeiramente vantajosa, você precisa saber ativar essa pedra. Para isso, é importante ter em mente duas ações: a limpeza e a energização.

Por ser uma pedra que carrega muita energia própria e ainda “suga” a energia negativa que está ao seu redor, é importante que ela passe, periodicamente, por higienizações poderosas. Assim, leva-se embora tudo de mal que ela absorveu, garantindo proteção contínua sem que sua energia positiva se misture à escuridão.

Surpreenda-se com o poder dos Cristais:

Para isso, basta colocá-la sob água corrente, despejando sal grosso ou marinho, por mais ou menos cinco minutos. Se preferir, também pode misturar água e sal em uma bacia e despejar sua pedra, mas, depois, é interessante despejar o líquido em água corrente para garantir que nenhuma energia ruim continue por ali.

Depois de limpar a sua turmalina verde, chega a hora de recarregá-la para garantir que ela continue forte e firme em sua missão. É indicado que você a deixe descansando diretamente na luz do sol por uma hora e, também, que a coloque perto da natureza (jardim, flor, plantas, entre outros).

Ainda é possível potencializar suas energias colocando-a à luz da lua por uma noite inteira.

Onde encontrar turmalina verde

Está pronto para colocar todos os conhecimentos adquiridos em prática? Primeiro você precisa encontrar a sua turmalina verde!

Relativamente fácil de ser encontrada, ela está presente em todos os continentes do mundo. Porém, se o seu objetivo é ter um cristal raro, é importante ter em mente que os preços podem chegar a valores bem altos, viu?

Felizmente, você não precisa ir a nenhuma mina nem gastar muito dinheiro para ter a sua pedra. Isso porque lojas brasileiras já vendem essa gema. Veja algumas indicações confiáveis:

  • Vivara

Para quem busca por joias mais finas, a Vivara é uma ótima opção. Com uma loja online e espaços físicos disponíveis em todo o país, ela é um estabelecimento confiável e de alta qualidade, que preza pela veracidade de suas peças, inclusive da turmalina verde, e que ainda presta consultorias e garantias.

https://www.vivara.com.br/

  • ArtCoco Joias

Para quem busca joias mais alternativas e mais em conta, a ArtCoco é uma excelente opção! Fundada em 1978, ela tem um espírito mais hippie que combina muito com o significado espiritual da turmalina verde. Em constante crescimento, preza pela qualidade e energia de suas peças e possui lojas físicas na Bahia, um e-commerce e uma sede em São Paulo.

https://www.artcocojoias.com.br/

  • Natural Mystic

Se você prefere adquirir uma turmalina verde em diferentes formas além das joias, como a pedra bruta, a Natural Mystic é uma ótima opção. Conhecida no mundo espiritual, ela é bastante confiável e possui ótima reputação. Sua loja é somente online.

https://www.naturalmystic.com.br/

Ufa! É muita informação para guardar de uma vez, não é mesmo? Pois é: várias pessoas acham que o mundo místico é somente balela, mas a verdade é que esse universo é recheado de dados e características que impressionam e convencem por sua veracidade e apoio nas questões físicas.

Você também pode gostar

Esperamos que tudo o que você viu aqui, desde a origem e lendas até o significado, benefícios, formas de usar, cuidados e onde encontrar a sua pedra, te ajude em sua jornada. Salve esse artigo em seus favoritos para relembrá-lo sempre que quiser e não se esqueça de enviar para quem compartilha desse amor com você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br