As plantas naturais, em sua maioria, oferecem propriedades, benefícios e curiosidades para desvendar, e a Petúnia (Petunia juss) não é diferente. Ela pertence à família Solanaceae, a mesma da batata, do tomate e até do tabaco, de onde vem, inclusive, uma das teorias para o seu nome.
A planta tem sua origem na América do Sul, por isso é facilmente encontrada no Sul do Brasil. A petúnia, era utilizada pelos índios para a produção de fumo e “petum” era a forma como eles se referiam ao tabaco, por isso a combinação das origens de ambas. Mergulhe nas informações mais amplas sobre essa flor nos tópicos a seguir.
Direto ao ponto
Origem da Petúnia
Falando sobre as flores da petúnia, são encontradas em dois tipos: a petúnia-comum (petunia x hybrida) e a petunia axillaris. A diferença entre elas está nas pétalas.
Petunia x hybrida: tem uma característica pontiaguda, no formato de um triângulo.
Petunia axillaris: esse tipo de petúnia tem suas pétalas redondas.
Outra curiosidade é que a origem de seu nome pode ter vindo da língua tupi, com o significado de “flor vermelha”, mas isso seria apenas uma especulação. Fato é que, independentemente disso, o que se sabe é que, para que seja forte e saudável, a planta precisa ser mantida em temperaturas amenas ou quentes, por causa de sua origem tropical. Para entender melhor seus outros aspectos, continue lendo e confira!
Qual é o significado da Petúnia?
Diante das informações sobre sua origem, é necessário observar outras características. O seu significado, por exemplo, remete à transformação e sabedoria, seu cultivo, traz força espiritual e harmonia para o ambiente, além de fornecer clareza à mente. Esse é um motivo pelo qual é benéfico tê-la em sua vida.
Cientificamente, as petúnias híbridas têm 4 tipos e são eles:
Multiflora: indicadas para cestas e vasos suspensos.
Milliflora: resistentes e de fácil cultivo.
Grandiflora: são os tipos maiores da flor com até 10 centímetros de diâmetro.
Hedgiflora: se espalham lateralmente e são o tipo menor da espécie.
Outra característica marcante presente na petúnia em flor, é o seu formato de mandala, o que reforça seu simbolismo místico e espiritual. Sobre seu aspecto físico, pode-se observar o pigmento vermelho escuro, que também está presente em frutas, como alguns tipos de uva, por exemplo, bem como em flores de outras espécies. Conheça mais sobre as cores encontradas na flor e o significado de cada uma:
Vermelha – Como muitas flores vermelhas, a petúnia com essa cor, representa paixão e amor.
Branca (Petunia axillaris) – É o tipo mais antigo da flor e traz a orientação de buscar a paz incessantemente.
Roxa – Seu simbolismo traz fantasia e mistério, e muitos usam para representar a eloquência.
Rosa – Representa a chegada da harmonia para a sua vida, bem como gentileza e compaixão.
Amarela – Indica amizade e simpatia.
Azul – Intimidade é o símbolo que essa cor remete, bem como a confiança entre as pessoas.
Petúnia para a espiritualidade
Como mencionado anteriormente, a petúnia tem características espirituais muito fortes por meio de seu cultivo. Um dos seus poderes espirituais para os seres humanos é a evolução e o crescimento através da aquisição de sabedoria, já que é exatamente ao que ela remete de maneira geral.
Benefícios espirituais da Petúnia
Seus benefícios espirituais são diversos, acompanhe e inspire-se:
Resistência espiritual – O que significa cada vez mais resiliência nesse campo, que muitas vezes é ignorado pelas pessoas, mas é fundamental para cultivar boas energias.
Proteção no lar – Ter uma casa protegida é o sonho de todas as pessoas, já que a família é o bem mais precioso que se pode ter, e as Petúnias promovem a positividade no lar.
Atrai mais dinheiro – Unindo seu esforço ao cultivo dessa flor, você sempre terá prosperidade em sua vida.
Harmonia para o dia a dia – A variação cor-de-rosa da petúnia reforça essa harmonia que é indispensável para o seu dia.
Com tantos benefícios, é hora de saber como cultivar essa flor e entender como o seu plantio funciona. Veja, no próximo tópico, o passo a passo de como plantar e cultivar, para que esses benefícios espirituais possam adentrar no seu cotidiano.
Como plantar e cultivar a Petúnia
Suas sementes podem ser compradas em lojas de produtos agrícolas, e que sejam de viveiristas conhecidos, atentando-se também ao tipo comprado, pois cada um tem uma especificidade para ser cultivado em jardins e vasos.
Seu plantio deve ser feito sob temperaturas amenas e fora do alcance de fortes chuvas, de preferência na primavera, momento em que a flor floresce mais rápido. Solos férteis e orgânicos são mais favoráveis para a flor.
O espaço entre cada flor precisa ser de no mínimo 30 centímetros, colocadas à meia sombra. Já na sombra completa o espaço é de 22 a 25 centímetros de distância.
O tempo de espera entre o plantio e a primeira adubação é de 3 meses e esta precisa ser rica em ferro, por meio de um fertilizante foliar aplicado de manhã. O crescimento e saúde da flor é consequência de uma aplicação mensal.
Desvende o poder e energia que as plantas oferecem:
Vale ressaltar que a matéria orgânica deve ser plantada num solo de 20 a 25 centímetros de profundidade.
Agora, quanto ao seu cultivo, a flor precisa ser regada 3 vezes por semana, sem encharcar o solo, para não murchar ou deixar as flores doentes. No verão a situação muda, pois a flor precisará ser regada diariamente.
Observe também se o tipo plantado precisa de podas ou não. Como essa flor é suscetível a fungos, o cuidado deve ser redobrado.
O florescimento da flor, ocorre de 10 a 15 semanas após ser plantada. Depois desse período você terá um resultado fantástico!
Benefícios da Petúnia
Para a saúde, de maneira mais simples, a petúnia é capaz de oferecer purificação ao ar e reduz a produção de toxinas e poluentes em um ambiente. Além disso, algumas espécies da flor têm propriedades medicinais, e podem ser usadas no tratamento de problemas respiratórios e inflamações.
Consumo da Petúnia
Elas não apresentam sabor tão expressivo, mas, além de ter propriedades antioxidantes, colorem o prato na hora das refeições. Elas podem ser consumidas cruas ou cozidas, devem ser bem higienizadas e orgânicas. Aprenda uma receita simples com a flor no tópico a seguir!
Receita com Petúnia
Existem receitas saborosas que tem como toque especial a flor de Petúnia; veja uma delas:
Flores de petúnias com crumble de aveia e maçã Ingredientes 1 1/2 xícaras (chá) de aveia em flocos 100 gr de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de uva passa 2 colheres (sopa) de nozes picadas 4 unidades de maçã Suco de limão a gosto 1 colher (sopa) de manteiga para untar Modo de preparo Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Numa panelinha, ou no microondas, derreta a manteiga. Numa tigela, misture a aveia, a farinha de trigo, o açúcar mascavo, as uvas-passas e as nozes. Junte a manteiga derretida e misture com as mãos, fazendo uma farofa. Reserve. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes. Fatie cada metade, formando meias-luas. Coloque numa tigela, regue com o suco de limão e misture bem, para que não oxidem e fiquem pretas. Unte uma forma refratária com manteiga e vá sobrepondo as fatias, todas no mesmo sentido, de modo a formar uma escama. Espalhe a farofa sobre as maçãs e aperte delicadamente. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos ou até que a crosta de aveia esteja dourada. Coloque, por fim, as petúnias, e sirva quente ou frio.
Contraindicações da Petúnia
Por ser da família Solanaceae, que, além de poderem ser plantadas, são usadas de alimento, é comum das plantas a presença de alcaloides, que podem ser tóxicos, muitas vezes, nas flores ornamentais; entre elas: saia-branca, charuto-do-rei e petúnia.
Todo cuidado é pouco. Então, use a flor em pouca quantidade ou para decorar suas saladas e alimentos.
Você também pode gostar
Deu para perceber o quanto a Petúnia tem a nos agregar nos campos espiritual e natural. Aproveite cada significado dessa flor para inspirar outras pessoas a adquirir a sabedoria e a transformação que ela oferece, através de seu cultivo.
Compartilhe esse conteúdo com quem precisa conhecer tudo sobre essa flor!