Você acorda, vai trabalhar, enfrenta o trânsito, chega no trabalho, executa suas tarefas, almoça, trabalha mais um pouco, vai embora, enfrenta mais trânsito, estuda, vai para casa, cuida da família, tem compromissos, encontra os amigos, namora e uma infinidade de outras coisas…
Até aí tudo bem, uma vez que vivemos em sociedade é natural que tenhamos inúmeros afazeres todos os dias.
Mas você já parou para pensar em você? Tudo o que está acontecendo está te fazendo bem? Tem algo que você gostaria que fosse diferente?
Acredito que a resposta para alguma dessas perguntas é sim. O que é natural também. Somos seres em constante evolução e mudança e temos de almejar o melhor sempre para nossa vida e apara as pessoas que amamos.
Só que muitas vezes corremos tanto para cumprirmos horários, metas e compromissos que acabamos “ligando no automático” nossa vida. Quando você percebe que está fazendo as coisas de maneira mecânica, aí é hora de repensar seus conceitos.
Portanto, seguem alguns passos que podem te ajudar a ter controle total sobre você mesmo:
Seja senhor da sua mente
O primeiro passo para a vitória em nossa vida é tornarmos senhores da nossa mente. Tudo começa com a mente.
O educador e filósofo Jossei Toda disse certa vez: “Nosso cérebro é formado por cerca de 86 bilhões de pequenas células que se chamam neurônios. Eles conectam-se entre si, formando uma rede neural. Em cada conexão de nosso cérebro está registrado um pensamento, que por sua vez compõem a nossa realidade, porque conectam pensamentos, palavras e ações para construir conceitos. Esses conceitos comandam as reações na forma de novos pensamentos, novas palavras e ações.
Uma pessoa registrou negativamente a experiência de uma desilusão amorosa. Quando o sentimento do amor for acionado novamente, ela faz associações, revive pensamentos, ideias e sensações do passado, baseado em suas experiências.
Portanto, o cérebro cria conexões e reações idênticas ao que já ocorreu, modificando seu corpo e ambiente de acordo com o passado. A pessoa sempre reage da mesma forma em situações que poderiam ser enfrentadas de um jeito melhor. Portanto, comece falando com você mesmo, disposto a mudar sua realidade para melhor, mesmo que as experiências do passado podem não ter sido assim tão boas. Acredite em você e em sua inteligência emocional. Sua mente, assim como os músculos do corpo, será “calibrada” a vencer todos os dias.
Oração
Quando oramos, movemos as forças do universo ao nosso favor. A oração tem o poder de nos conectarmos com nosso “eu”, de refletirmos e de manifestarmos a sabedoria nos momentos difíceis. O pacifista Dr. Ikeda diz sobre a oração: “A oração é a energia da vida, permeando todo o universo e tornando-se a força motriz para a mudança”.
Portanto, seja qual for sua crença, ore. Faça com que o poder inerente que possui se manifeste em sua vida através das orações. Às vezes nos faltam ideias ou nos encontramos tristes, desanimados. Orar é um momento em que minha vida entra em fusão com a grandiosidade das energias positivas do universo. A estratégia da oração é um ótimo começo para que sua mente e seu corpo entrem em harmonia.
Você também pode gostar
Entre em ação
Gandhi disse:
Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.
Entrar em ação pode não ser muito fácil a princípio, mas quando nossa mente está condicionada a vencer em tudo, quando oramos e recarregamos nossas energias, entrar em ação torna-se parte natural e resultante de nossas orações e pensamentos. Como Gandhi salientou, é preciso estar em harmonia com o que deseja, orar até conseguir e agir de acordo com seus objetivos, pois de nada adianta orar e pensar sendo que suas ações não estão de acordo com o que você acredita.
Seja o senhor da sua mente, ore e aja para que sua vida esteja em suas mãos sempre. Desafios servem para que você se torne uma pessoa mais forte, mais gentil e mais sábia. Utilize esses três itens ao seu favor e com certeza o sucesso será alcançado. sempre.
- Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.