Energia em Equilíbrio Saúde Integral

Aventurina: descubra o significado desta pedra

Aventurina
HarryKao / Harry Kao 的影像 / Canva Pro
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Também conhecida como quartzo verde, a Aventurina é uma pedra natural que chama a atenção pelo seu caráter cintilante. Porém, mais do que isso, ela possui uma história rica, milenar e cheia de significados que explica sua popularidade em diferentes culturas. Aprenda tudo sobre o cristal da sorte e da prosperidade agora mesmo.

Você já ouviu falar sobre a Aventurina? Temos certeza que sim — e vamos explicar o porquê!

Veja bem: no universo das pedras naturais, é possível dividir os principais cristais em duas categorias. A primeira diz respeito às descobertas recentes que possuem uma história mais breve, apesar de sempre muito interessante. Já a segunda engloba aquelas gemas antigas e amplamente conhecidas no mundo todo.

A Aventurina faz parte desse último grupo. Isso quer dizer que ela possui uma jornada extremamente rica e completa. Não é à toa que, inclusive, pedras como ela são utilizadas com diferentes propósitos: suas propriedades são exploradas e aprofundadas há séculos.

Mas será que você sabe tudo que há para saber sobre essa pedra natural?

A resposta é, provavelmente, não. Afinal, são muitos detalhes para absorver: desde o seu significado mais físico até o mais espiritual, o que engloba, muitas vezes, seus diversos usos na história da humanidade, seus benefícios, formas de uso, cuidados, cores e, é claro, onde encontrar uma gema para chamar de sua, seja na natureza ou em uma loja especializada.

Bastante coisa, né? Porém, não precisa se preocupar: vamos ver tudo isso, de forma minuciosa, agora mesmo. Bora embarcar nessa jornada enriquecedora?

O que é a pedra de Aventurina?

A Aventurina nada mais é do que um tipo de quartzo rico em dióxido de silício que chama a atenção por seu visual cintilante. E como o principal elemento de sua composição é um mineral popular em todo o mundo, naturalmente, a pedra é encontrada com facilidade em diversas localidades e continentes, desde a Índia até o próprio Brasil.

Porém, o fato dela não ser rara ou preciosa não a torna menos fascinante, viu?

Com dureza de 7 Mohs, por exemplo, ela é resistente e não é facilmente danificada, algo muito importante para usos referentes ao mundo da joalheria, por exemplo. Além disso, sua densidade fica entre 2,64 e 2,69, característica que facilita distingui-la de outras pedras parecidas.

Cristais de aventurina verde sobre galhos de madeira.
Africa images / Canva Pro

Outras substâncias também fazem parte de sua formação, que ocorre no interior de rochas magmáticas ou, ainda, de veios hidrotermais, como mica, hematita e fucsite. Cada um desses minerais é responsável por seu efeito brilhante e, também, pelas diferentes colorações que ela pode ser encontrada.

Pois é: apesar de ser popularmente famosa na versão verde, ela pode ser encontrada em outros tons e cores, tudo depende das propriedades ao seu redor absorvidas pela gema.

E apesar de ter sido descoberta oficialmente no século XVIII, a Aventurina é uma pedra milenar, sendo utilizada de diferentes formas há mais de 4.000 anos. Ou seja: ela definitivamente possui uma jornada muito rica e curiosa.

Mas quais papéis ela obteve ao longo da história da humanidade? É o que vamos descobrir!

Aventurina na história da humanidade

Um fato muito importante sobre a Aventurina é que ela foi nomeada de forma acidental por venezianos. Na época, eles em um descuido, eles uniram vidro fundido com cobre, criando um novo cristal muito parecido com a gema que conhecemos hoje.

Por esse motivo, seu nome se origina do termo italiano “a ventura”, que significa “por acaso”. Curioso, né?

Sua história, porém, começou muito antes desse fato — e não existe nada de acidental na forma com que, ao longo do tempo, seus elementos foram se transformando em crenças poderosas. Inclusive, se traçarmos uma linha do tempo de seus usos, poderemos ver uma grande variedade de aplicações em diferentes culturas.

Há cerca de 6.000 anos, por exemplo, acredita-se que os Incas consideravam que a pedra era um amuleto da sorte. E, conforme os anos foram passando, a gema passou a ser associada a ainda mais coisas por povos distintos.

Veja bem: para os celtas, ela era o símbolo da sabedoria e da elevação espiritual; para os etruscos, ela era um presente da deusa do parto, Thalna, que auxiliava mulheres a darem à luz de forma segura, trazendo saúde para as mães e os bebês; para os tibetanos, elas funcionavam como olhos de estátuas, atribuindo caráter poderoso e espiritual a elas.

Já os chineses a relacionavam com a realeza e a entidade Guanyin Pusa, enquanto os russos admitiram um uso mais ornamental e decorativo em vasos e outras obras de arte.

E não para por aí: a Aventurina também é considerada a pedra das Amazonas, funcionando como escudos protetores e um símbolo do sagrado feminino.

Entre elementos espirituais e visuais, a pedra se destaca por sua versatilidade e grande riqueza de usos, atribuídos principalmente pelo seu significado em diversos aspectos, crenças e culturas. Vamos ver mais sobre o que ela representa?

Significado da Aventurina

Milhares de anos fazem com que a Aventurina seja uma pedra rica em significados e simbologias espirituais.

Por exemplo, a prosperidade está fortemente relacionada à gema, que, em algumas culturas, funciona como um amuleto de boa sorte. Veja:

Na cultura hindu, o cristal é associado ao chakras do coração. Ele funciona como um estimulante da vida, que promove o crescimento saudável das pessoas, seja físico ou espiritual.

Mulher fazendo meditação com cristal Aventurina nas mãos.
microgen / Getty Images / Canva Pro

Além disso, muitos acreditam que a Aventurina tenha papel na proteção do meio ambiente. Por esse motivo, pode ser relacionada com profissões que possuem conexão com a natureza, indo desde jardineiros até engenheiros ambientais, por exemplo. Em ambos os casos, ilumina a mente desses profissionais. Mas não para por aí: lembra do seu caráter próspero? Pois bem, essa característica faz maravilhas por banqueiros, médicos e comunicadores em geral.

Em relação ao universo do horóscopo, se relaciona com os signos de Touro, Virgem e Câncer. Ainda é relacionada às comemorações de 39 anos de casamento e aos aniversários que acontecem em agosto.

O nome da pedra faz referência ao acaso e à aventura não somente porque estimula a busca pelo desconhecido, mas porque inspira as pessoas a se encontrarem naquilo que é surpreendente e pouco previsível.

Assim, seu significado espiritual possui relação com o poder da intuição, da mente e do destino, funcionando como uma via de mão dupla: ajudando pessoas que sofrem com ansiedade a relaxarem e confiarem em si mesmos, e estimulando pessoas muito controladoras a enxergarem as ações ocultas do mundo.

Principais cores da Aventurina

Você sabia que a Aventurina pode ser encontrada em diferentes cores? Como falamos, diferentes elementos podem fazer parte de sua composição e influenciar não só em sua coloração, como também em seu significado. Veja alguns dos principais:

Pedra aventurina em diversas cores: verde, azul, vermelho e amarelo.
(1-4) vvoevale / Canva Pro

Aventurina verde

Também chamado de quartzo verde, é a coloração mais comum dessa pedra, causada pela presença de mica fucsita. É indicada para tratar o estresse, além de promover a sorte.

Aventurina azul

Pode ser encontrada em diferentes tons, tudo depende da concentração de dumortierita ou crocidolita presentes. Ajuda a promover a tranquilidade e a conexão interior, sendo uma ótima curadora mental, auxiliando no tratamento contra a ansiedade e no controle da raiva.

Aventurina vermelha

Caracterizada pela presença de hematita ou ferro, ela emana energia e vitalidade. Sendo assim, ajuda as pessoas a recuperarem sua vontade de viver, promovendo confiança e autoestima. É bem impactante e considerada uma das variações mais raras.

Aventurina amarela/dourada

De tons mais claros até mais intensos, esse tipo de Aventurina possui inclusões ferrosas em sua composição. Ela é fortemente relacionada à prosperidade financeira e criativa, além de regular o apetite.

Além dessas quatro principais, a Aventurina ainda pode ser encontrada em colorações como o branco, o cinza, o pêssego, o roxo e a multicolorida.

Benefícios do uso da Aventurina

É fato: a Aventurina não teria tantos significados e usos espirituais se não oferecesse benefícios verdadeiramente proveitosos para as pessoas, não é mesmo? Vamos, então, entender um pouco mais sobre seus efeitos físicos, mentais e transcendentes dessa pedra:

1. Prosperidade e boa sorte

Forte e positiva, a Aventurina emite ondas otimistas que geram prosperidade e boa sorte às pessoas. Assim, ajuda tanto em aspectos financeiros e empreendedores como, também, em situações mais sentimentais e pessoais.

2. Equilíbrio emocional e físico

Sabe aqueles momentos em que nos sentimentos nos extremos: ou simplesmente sem energia, ou a ponto de surtar completamente? Então, essa pedra natural evita esse tipo de situação intensa e carregada ao proporcionar a sensação de equilíbrio emocional e físico.

3. Autoconfiança

A Aventurina inspira a ação. Ela estimula as pessoas a tomarem controle total de suas vidas de forma confiante e positiva. Ainda fortalece o espírito de liderança, que impede que pequenos contratempos impactem negativamente em nosso estado mental.

4. Efeito rejuvenescedor, regenerativo e curativo

Lembra que, no início, comentamos que essa gema é rica em dióxido de silício? Pois bem: isso faz com que ela tenha caráter rejuvenescedor, regenerativo e curativo. Assim, melhora a saúde física como um todo, fortalecendo nosso organismo, e faz maravilhas pela nossa pele e aparência, reduzindo a flacidez, celulites e estrias, assim como alergias e acnes.

5. Aumento da energia vital

A vitalidade também é um benefício muito potente da Aventurina. Por isso, ela é altamente indicada para pessoas que estão desanimadas em diferentes aspectos de suas vidas: ela as ajuda a recuperar a vontade de viver.

Como usar?

Com esse tanto de benefícios que ainda podem ser destrinchados em muitas outras vantagens específicas, você provavelmente já deve estar se perguntando como aproveitar TODOS eles. Para isso, temos uma única indicação: use a Aventurina corretamente!

Hoje, pedras como ela podem ser utilizadas de maneiras diferentes, mas cada uma delas possui suas particularidades.

Por exemplo, se você deseja utilizá-la para inspirar a prosperidade ou autoconfiança, é interessante colocar a sua pedra em locais estratégicos, como indica o Feng Shui: na mesa do ambiente onde você trabalha, em sua bolsa sempre perto de você ou no cômodo central de sua casa ou escritório.

Já se você busca mais um amuleto da sorte ou transmutador de energias, vale pensar em utilizar joias! Anéis, colares, brincos, pulseiras… São várias opções. O importante é deixar a Aventurina em contato com sua pele – e garantir que ela seja original e verdadeira.

Colar e pulseira com pedras verdes de Aventurina.
(1) vvoevale / (2) Francisco Archilla Bernardino de Getty Images

Além disso, caso seu objetivo seja mais emocional, é legal incorporá-la à sua meditação, posicionando-a na altura do coração ou do plexo solar; em um banho de imersão, seja em banheira ou na piscina, para trazer a sensação de bem-estar; ou sob o travesseiro, em casos de insônia.

São muitas opções, né? Essa é uma característica ótima da Aventurina: ela se adequa às diferentes necessidades e preferências. Não é à toa que é tão importante para tantas culturas!

Como cuidar da Aventurina?

Quer aproveitar ao máximo todos os elementos da Aventurina? Então, é importante saber que a pedra exige alguns cuidados. Felizmente, não são muitos: de forma geral, essa gema necessita de pouca manutenção.

Sua limpeza e energização, portanto, não precisam ser feitas com frequência muito alta. Realizá-la mensalmente, por exemplo, é o suficiente. E para garantir o sucesso dessa ação, você pode optar por algumas alternativas diferentes.

É possível, por exemplo, realizar a limpeza energética na terra – de forma direta ou indireta. De maneira simples, essa técnica visa reconectar o seu cristal com a natureza em um ambiente onde ele poderá eliminar toda a toxidade que filtrou sua vida.

Para isso, você pode enterrá-lo em um jardim, em uma floresta ou até mesmo no pote de uma planta. Essa ação pode ser realizada tanto diretamente na terra quanto, também, de maneira indireta, para evitar sujeiras e umidade. No segundo caso, coloque sua Aventurina em um pote de vidro antes de enterrá-lo.

A pedra deve ficar lá por 24 horas.

Outra opção é, também, a defumação ou uso da chama de vela. Nesse caso, você vai utilizar o calor e o vapor para expurgar as más energias de seu cristal.

Defumação de cristais com palo santo.
PamWalker68 / Getty Images / Canva Pro

Aqui, você tem a chance tanto de passar sua pedra rapidamente pela chama de uma vela várias vezes, sempre com o cuidado de não queimar a gema – ou você! – quanto de produzir fumo com a queima de diferentes elementos, desde incensos até ervas, utilizando aquele vapor para purificar seu cristal.

Essas ações, além de limpar a Aventurina, também recarregam suas energias. Mas, se você quiser potencializar essa ativação, também pode realizar o banho-de-lua, por exemplo, que é muito poderoso e especial.

Com essas ações simples e básicas, você mantém sua pedra sempre energizada e positiva!

Onde encontrar Aventurina?

A Aventurina pode ser encontrada em diferentes depósitos de minerais ao redor do mundo. Países como o Brasil, a Índia, o Tibet, o Nepal, o Chile, a Espanha e a Rússia, por exemplo, são conhecidos pelo trabalho de extração cuidadosa da pedra, sempre respeitando os limites da natureza.

Mas e depois que essa coleta é feita? Bom, as gemas são enviadas para diferentes especialistas que vão tratá-las, poli-las a depender do uso e vendê-las aos interessados. Veja algumas lojas confiáveis para adquirir a sua:

Patuá Cristais

Caso você esteja buscando pela Aventurina em sua forma natural, para carregá-la na bolsa, energizar ambientes ou usá-la de maneira pessoal, essa loja, que possui um e-commerce e lojas físicas no Rio Grande do Sul, pode te ajudar! Ela trabalha com pedras naturais e nasceu visando trabalhar o bem-estar por meio de cristais.

Meditai Brasil

Com um amplo catálogo de produtos, que vão desde pedras em sua forma natural até joias que carregam as gemas, a loja atua guiando as pessoas pela espiritualidade e jornada individual pelo poder dos cristais, com opções próprias e pensadas neste uso. Esse estabelecimento só atua de maneira online.

WeMystic

A loja esotérica, cujo objetivo é disseminar a energia positiva entre seus clientes, possui desde colares e pulseiras com a Aventurina até a pedra bruta em seu catálogo digital. Só atua de maneira digital.

É muita coisa, não é mesmo? É isso que acontece quando falamos sobre uma pedra milenar que carrega tantos significados, usos e particularidades em geral.

Você também pode gostar

Esperamos que essas informações ajudem você a entender como utilizar a Aventurina de maneira poderosa em sua vida, absorvendo todos os seus principais benefícios, usos e características da melhor forma possível.

Salve este artigo para retomar algum detalhe sempre que desejar e não deixe de compartilhar com quem vai embarcar nessa aventura com você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br